qual o tipo personalidade do bolsonaro mbti
MBTI - 16 Personalidades

Descubra o Tipo de Personalidade do Bolsonaro (MBTI)

em, vamos ver não apenas porque Bolsonaro demonstra claramente ser um ESTJ, mas porque ele em hipótese alguma demonstra sinais de ser um ESxP, como várias pessoas erroneamente defendem.

Porque Bolsonaro é obviamente um Guardião (SJ) ?

Tradição. Conservadorismo. Hierarquia. Pátria. Instituições como o Exército, e até mesmo as Instituições Políticas como o Senado, Câmara de Deputados e etc. Tudo isso faz parte dos interesses e usualmente coisas defendidas e sustentadas pelo grupo dos Guardiões.

Não é surpresa que, como guardião (SJ), Bolsonaro tenha se interessado em fazer carreira no Exército e posteriormente participar da Política Oficial e institucionalizada. Isso indica não apenas uma escolha típica de um guardião, mas duas.

Bolsonaro claramente se importa bastante com temas como segurança, não apenas segurança pública, como a própria segurança pessoal, seja financeira ou profissional. Por isso, ele escolheu dedicar sua vida a instituições que pudessem oferecer isso a ele, e que tivessem estruturas bem definidas, a fim de que esteja claro quem manda, quem obedece, quais são os direitos e deveres de cada um, e etc. Não há nada mais SJ do que isso.

Porque Bolsonaro não é um ESFP/ESTP?

Em hipótese alguma Bolsonaro demonstra ter Sensação Extrovertida dominante, assim como não há sinais dela em seu estoque de funções principais.

Quem tem Sensação Extrovertida vive o momento, é extremamente espontâneo em suas ações (ou seja, quem tem Sensação Extrovertida não se importa em se arriscar de vez em quando. O total oposto do Bolsonaro que demonstra ser alguém que necessita se sentir seguro a todo momento, seja no trabalho ou em qualquer lugar) e não se importa tanto com o passado ou como as coisas eram antigamente (novamente, o Bolsonaro defende tradição, o que não se encaixa na forma Artesã de ver a vida). 

Não apenas isso: eles (os Artesãos – SPs) existem para testar as regras estabelecidas. Ou seja, quem tem Sensação Extrovertida não costuma respeitar muito coisas como tradição, leis e regras. O Bolsonaro, pelo contrário, costuma defender que o comportamento das pessoas seja regrado e que, caso eles desafiem as regras ou as leis estabelecidas, paguem por isso de alguma forma (sejam punidas para que a ordem não seja afetada).

Num exemplo claro, se um ESFP/ESTP, por exemplo, vê uma placa de “não pode fazer isso”, ele automaticamente vai desejar ver se não pode mesmo fazer isso. Ele vai testar para ver se aquilo realmente é válido, ao invés de acatar prontamente a ordem. Enquanto que um ESTJ iria apontar para o ESFP e dizer: “Pare! Você está infringindo as regras e precisa ser punido!”. Bolsonaro definitivamente se encaixa mais no modo ESTJ de agir, pois ele prefere defender a ordem, e não ser a pessoa desafiando a ordem.

Bolsonaro possui Sensação Extrovertida como sexta função, a Crítica, em sua Sombra ISTP, que utiliza para criticar a ação alheia, não para participar do que os outros estão fazendo, como um ESxP faria. Ao mesmo tempo que Bolsonaro crítica a ação dos outros, ele diz o que eles deveriam fazer com seu Pensamento Extrovertido dominante. 

E todos sabem o que Bolsonaro pensa, pois seu Pensamento Extrovertido faz com que ele deixe isso bastante claro. Tudo que é Extrovertido é “para fora”, e ele coloca para fora seus pensamentos.

Porque ESTJ e não ESFJ ou ISFJ?

Podemos notar a diferença nas funções cognitivas. Em momento algum Bolsonaro demonstra sinais de ter Sentimento Extrovertido no seu estoque de funções. Quem tem Sentimento Extrovertido (ESFJ/ISFJ e também ESTP que alguns erroneamente defendem ser o tipo de Bolsonaro) preocupa-se mais em agradar aos outros num nível emocional, e a manter um ambiente de harmonia social.

Bolsonaro coloca seus próprios valores (Sentimento Introvertido) a frente do bem estar alheio. Não apenas isso, mas ele constantemente chama atenção para seu próprio valor percebido.

Porém, o Sentimento Introvertido seria a função inferior de Bolsonaro, enquanto que a função principal seria Pensamento Extrovertido, auxiliada pela Sensação Introvertida.

O Pensamento Extrovertido preocupa-se mais em ditar um caminho a ser seguido para que se possa chegar a determinado objetivo. Enquanto que o Sentimento Extrovertido preocupa-se em garantir o bem estar geral, o que em nenhum momento é o foco principal do Bolsonaro. Ele não se importa em como as pessoas vão se sentir com suas entrevistas e falas. Para ele, defender o que acredita (Sentimento Introvertido) é muito mais importante, e falar sobre como as coisas devem ser feitas (Pensamento Extrovertido) para que a ordem (Sensação Introvertida) seja mantida.

EGO SUPEREGO Subsconsciente sombra ESTJ

Subconsciente INFP

Como todo ESTJ (Te+Si+Ne+Fi) , Bolsonaro possui o subconsciente INFP (Fi+Ne+Si+Te), que basicamente possui as mesmas funções do ESTJ, porém, em ordem invertida.

Podemos observar que muitas vezes, o subconsciente INFP do Bolsonaro fala alto, com ele em vários discursos defendendo coisas como valores. É claro que o subconsciente INFP do Bolsonaro existe através de um prisma de seu ego ESTJ. Logo, os valores são sempre ligados ao seu ego, que possua vez é 100% da personalidade Gerente. A motivação principal de Bolsonaro como Gerente (ESTJ) é garantir a ordem e impedir que as pessoas saiam da linha. Podemos observar sua motivação ESTJ escondida em todas suas ações.

Porém, é inegável que em certos momentos o subconsciente INFP toma conta, e Bolsonaro defende apaixonadamente as coisas nas quais acredita.

Mais que isso. Ele costuma se posicionar como uma pessoa dotada de princípios, crenças e valores como é o esperado de um usuário de Sentimento Introvertido (Fi).

Pessoas que tem Sentimento Introvertido mais alto no ego (como INFPs e ISFPs) também priorizam seu valor e suas crenças em detrimento das crenças alheias, porém, eles tem maior sensibilidade ao se expressar e também tem o Sentimento Extrovertido mais desenvolvido que os TJs (ESTJs, INTJs e etc), o que faz com que consigam se posicionar e manter a harmonia ao mesmo tempo.

Superego ENFJ: Líder de cultos

Dentro de todo ESTJ existem ao menos quatro personalidades distintas. A principal, seu ego, é a personalidade Gerente. Seu subconsciente, o defensor de valores INFP. Sua sombra, ISTP. E, por fim, ele possui como Super Ego nada menos que a personalidade ENFJ.

Eu diria que essa é a parte mais interessante quando analisamos a pessoa do Bolsonaro e toda sua influência sobre as pessoas.

Definitivamente, a personalidade que mais se adequa ao papel de Líder de pessoas, bem como Líder de Cultos é não outra que a personalidade ENFJ, e o motivo é muito simples.

Possuindo Sentimento Extrovertido (Fe) dominante, o tipo ENFJ é capaz de catalisar as emoções das outras pessoas em si e falar por elas. E, a Intuição Introvertida (Ni) auxiliar irá direcionar todas as pessoas para uma visão comum, um futuro comum. 

Logo, o Super Ego ENFJ do Bolsonaro é justamente o que garante que existam pessoas que sejam leais a ele. Pois a personalidade ENFJ atrai a lealdade alheia. E também é o superego ENFJ que faz com que pessoas sigam Bolsonaro como um líder, e persigam sua visão.

Sombra ISTP: Gosto por armas

Se há um tipo de personalidade que poderíamos associar a um possível gosto por armas, entre outras ferramentas, sem dúvidas seria o ISTP.

E não dá outra, o Bolsonaro, possuindo ISTP como uma das quatro partes de sua personalidade, costuma deixar claro seu gosto pelo objeto.

Porém, novamente, é sempre por um prisma ESTJ de ser. Bolsonaro defende as armas como meio de coagir as outras pessoas a se comportarem corretamente e dentro das leis estabelecidas.

No fim das contas, é apenas um meio para tentar gerenciar melhor o comportamento alheio para que ninguém saia da linha.

Conclusão

Todos seus trejeitos, palavras e histórico não deixam dúvida de que ele é um ESTJ. De forma que seria bizarro considerá-lo como qualquer outra coisa que não o óbvio.

Bolsonaro carrega dentro de si quatro personalidades. Seu ego, o Gerente ESTJ, cuja motivação principal é garantir que ninguém saia da linha e que a ordem prevaleça. Seu subconsciente INFP, defensor de valores e crenças. Sua sombra ISTP, possivelmente a parte dentro dele que gosta de armas e ferramentas. E, por fim, seu superego ENFJ, que é a personalidade Líder de Pessoas, e que possibilita que Bolsonaro seja extremamente influente sobre seu meio.

Você também pode gostar...