combinação ESTP INFP MBTI jung
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI)

Relacionamento INFP – ESTP

Como é a combinação INFP e ESTP, na Tipologia Jung?

Mesmo que à primeira vista pareça uma combinação díspar e conflitante, esta é, na verdade, uma das melhores combinações tanto para o INFP como para o ESTP.

O motivo é simples: Funções cognitivas diferentes.

Enquanto que o INFP tem: Fi + Ne + Si + Te, o ESTP possui: Se + Ti + Fe + Ni. E isso é uma coisa boa. Porque? Porque na vida, você não evolui tanto se estiver com alguém que seja exatamente como você, que possua as mesmas forças e as mesmas fraquezas. Porém, quando você está acompanhado de uma pessoa que possui outras forças e outras fraquezas, você poderá sair da sua zona de conforto.

 E isso é exatamente o que o ESTP faz pelo INFP, quando o leva para aventuras. Usualmente o INFP vive muitas aventuras, mas sempre dentro de sua própria mente e imaginação. O ESTP irá fazer com que ele viva tudo isso no mundo real. O ESTP é aquela pessoa livre, que faz primeiro e pergunta se podia depois, e isso é exatamente o que o INFP precisa para sair um pouco do estupor, e ter mais experiências sensoriais e físicas.

Assim como o INFP também contribui na vida do ESTP, que irá poder conviver com alguém que possui padrões de moral elevados, que está sempre preocupado se seus atos são certos ou errados, algo que o ESTP pode não se importar muito usualmente, por ter Sentimento Introvertido no ponto cego. O INFP pode também incentivar o ESTP  a sonhar mais e mais alto, e a ser mais idealista e imaginativo. Além de sempre buscar incentivar o ESTP a ser melhor.

Aliás, outra vantagem é essa: a função dominante do ESTP, Sensação Extrovertida, é a sétima função do INFP, conhecida também como ponto cego. Algo que o INFP tem dificuldades de vivenciar usualmente, mas, com a companhia do ESTP, ele poderá sair da sua zona de conforto e participar muito mais do “mundo físico”. Além disso, se ao INFP falta atitude, o ESTP esbanja coragem e confiança. Nesse ponto há um ótimo contrabalanço também.

E a função dominante do INFP é a sétima função do ESTP, e seu respectivo ponto cego. O ESTP poderá acessar essa função muito mais facilmente ao lado do INFP.

O resultado no geral é bastante positivo, com as duas pessoas crescendo e evoluindo, fazendo e refletindo sobre coisas que, sem a influência direta do outro, não fariam. 

Conclusão

Independentemente da duração desse relacionamento, ele irá parecer ótimo para os envolvidos enquanto durar. A compatibilidade entre as duas personalidades é natural, e um se sente à vontade com o outro. 

Você também pode gostar...