Relacionamento INFP - INFJ
Combinações MBTI

Relacionamento INFP – INFJ

Como é a combinação entre INFP e INFJ, no MBTI?

Esta tende a ser uma combinação altamente positiva para ambos os envolvidos. Isso acontece porque as funções cognitivas são complementares. O INFP tem Sentimento Introvertido, o INFJ tem Sentimento Extrovertido, e assim vai. Todas as funções são diferentes, e, por isso mesmo, complementam-se umas às outras.

Ambos são tipos idealistas, e podem ter grandes ideias sobre como as coisas devem ser. Entre as similaridades, está o fato de que ambos adoram ter uma ou várias causas pelas quais lutar ou se posicionar. Eles precisam de uma motivação idealista para simplesmente existir, e entenderão essa necessidade na outra pessoa também. 

E, por serem ambos intuitivos, poderão ter conversas intelectualmente e filosoficamente profundas, sobre os mais diversos temas abstratos. 

Mas tudo sempre levando em conta as emoções da outra pessoa. Enquanto que tipos NTs (Analistas) podem debater de forma completamente impessoal, discordando agressivamente da outra pessoa e jamais se sentindo ofendidos por isso, dois tipos NFs (idealistas) preferem conversar sem esse tipo de intensidade, e muitas vezes podem “discordar, concordando” com a outra pessoa, a fim de evitar um conflito maior.

Ambos conseguem ver além da superfície, e poderão partilhar valores semelhantes, além de nutrir o mesmo desejo de mudar o mundo.

Não há dúvidas de que as conversas entre um INFP e um INFJ poderão durar horas, mesmo se tratando de dois introvertidos. Embora as pausas entre cada conversa possam ser longas exatamente por esse motivo: recarregar as energias e processar as ideias.

Se sentindo compreendido

A complementaridade começa quando o INFP começa a se sentir ouvido e  compreendido por alguém pela primeira vez em sua vida. O INFJ possui essa tendência de querer vasculhar dentro das almas das outras pessoas, sempre sentindo um desejo incontrolável por entender melhor o ser humano. 

Mesmo que o INFJ não consiga assimilar totalmente a alma e a aura do INFP, o INFP ficará contente apenas por alguém ter tentado fazer isso.

O INFP sentirá que finalmente possui alguém com quem se abrir, e poderá se ver dividindo várias de suas questões internas com o INFJ. Embora o mesmo não se possa dizer do INFJ, que mesmo tendo suas próprias questões internas, prefere ouvir as das outras pessoas ao invés de dividir as suas. 

O INFJ poderá agir, seja com palavras ou ações, a fim de tentar ajudar o INFP a resolver as questões que o atormentam, e também incentivá-lo a progredir na vida. Este último item advém do fato de que o INFP possui Sensação Introvertida terciária, o que pode acabar fazendo com que o INFP seja um pouco acomodado e até mesmo apegado a coisas do passado. Já o INFJ, por ter Intuição Introvertida (olhos no futuro) e Sensação Extrovertida (experienciando o presente) não é do tipo apegado ao que já passou, e consegue ver a vantagem de deixar pra trás o que não serve mais, em busca de uma vida melhor. Embora nos piores momentos, ou em momentos de profundo estresse,o INFJ possa ficar repentinamente relembrando do passado e tentando descobrir o que aconteceu de errado.

Enfim, apenas o ato de ajudar a outra pessoa já traz grande satisfação pessoal ao INFJ, que é um tipo bastante altruísta.

O INFP poderá desejar retribuir a ajuda que recebe do INFJ, mas ao mesmo tempo poderá compreender e respeitar a necessidade de espaço que o INFJ têm, e não deverá ficar insistindo muito para o INFJ se abrir, se perceber que o INFJ se sente melhor resguardando os sentimentos, ou que possui seu próprio tempo para se abrir.

Romantismo

Outro ponto no qual combinam é na área do Romantismo. O INFP costuma ser bastante sonhador, especialmente no que se refere a cenários românticos diversos.

Ora, o INFJ poderá ser aquele que realizará ao menos alguns dos sonhos do INFP.

O INFJ pode ser do tipo que gosta de dar flores e presentes, por exemplo. O INFP é do tipo que gosta de receber. Portanto, a compatibilidade nessa área é alta.

Mas o romantismo pode surgir em um poema que o INFJ fez especialmente para o INFP, ou quando o INFP envia para o INFJ uma música que o fez se lembrar do INFJ.

Lado Negativo: falta de interação social

Por serem dois introvertidos, correm o risco de não mais sair de casa. Ambos gostam de vivenciar uma aventura de vez em quando, de estar em meio a outras pessoas. Porém, como são dois introvertidos, poderá faltar aquela pessoa que pega na mão e leva para locais sociais, e que consegue interagir facilmente com o resto das pessoas.

É óbvio que um dos dois pode ter o lado social mais aflorado e desenvolvido, o que seria ótimo.

Mas, no geral, deverão passar mais tempo sob as cobertas e longe dos olhos alheios. O que significa longe da interação social. 

Esta pode ser uma área que requer atenção e esforço, para que possam sair e socializar mais – o que trará benefícios e vantagens no longo prazo.

Outro problema reportado: falhas ocasionais na comunicação 

Um desafio reportado por pessoas que já tiveram a experiência da combinação INFP e INFJ foi uma certa dificuldade, de tempos em tempos, de manter uma comunicação clara e eficiente. As conversas parecem às vezes dar voltas e não chegar a lugar nenhum. O INFJ pode ter dificuldades para expressar suas emoções, e o INFP pode às vezes agir de forma que surpreende o INFJ, pois não houve uma comunicação clara acerca da atitude que o INFP iria tomar. 

Conclusão

Com poucos problemas e muitas vantagens, essa pode ser uma combinação inesquecível tanto para o INFP, quanto para o INFJ, e que possui chances de atingir certa longevidade. Ou seja, podem passar anos juntos.

Porém, não sem alguns obstáculos, que usualmente envolvem falhas na comunicação, ou na forma de lidar com algumas coisas.

Portanto, é necessário aprender a se comunicar eficientemente com a outra pessoa, a fim de que estes obstáculos possam ser superados.

Você também pode gostar...