INTP ESFP COMBINAÇÃO
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INTP – ESFP

Como é a combinação INTP e ESFP, no MBTI?

Por incrível que pareça, essa tende a ser uma das melhores combinações possíveis tanto para o ESFP quanto para o INTP.

O motivo é simples: as funções cognitivas são complementares. Enquanto INTP tem Ti (Pensamento Introvertido), ESFP tem Te (Pensamento Extrovertido). Enquanto INTP tem Si (Sensação Introvertida), ESFP tem Se (Sensação Extrovertida), e assim vai.

Não está livre de problemas e dificuldades, é claro. Só que tudo pode parecer mais simples e fácil nesta combinação.

Liberdade

O ESFP é um tipo que não tolera ser controlado. E o INTP fará o favor de jamais tentar aprisioná-lo, uma vez que também costuma ser um amante da liberdade ele próprio. E o ESFP é um dos tipos menos controladores, também, entre todos. Aliás, é muito raro um ESFP tomar qualquer atitude do tipo, o que fará com que o INTP se sinta bastante à vontade com ele.

Ambos tendem a se sentir totalmente livres dentro desta relação. É como se fosse permitido a eles que fossem sua própria pessoa, e ainda assim ser aceito pelo outro.

Diversão

Sendo uma pessoa usualmente bastante “de boa”, pacífica e amigável, o ESFP costuma ter a habilidade de se aproximar de qualquer pessoa. Inclusive do recluso INTP. Aliás, pelo fato de o ESFP fazer o INTP se sentir tão à vontade é bem provável que o INTP acabe aceitando ser um companheiro de aventuras para o ESFP.

Sim, essa combinação tende a ser particularmente benéfica para o INTP, uma vez que ele pode ter encontrado alguém que o ajudará a sair mais de casa e a ser mais social. É a expertise do ESFP saber como viver a vida, e ele poderá compartilhar essa capacidade com o INTP.

Empatia e preocupação

O ESFP possui Sentimento Introvertido como função auxiliar, uma colocação que o torna bastante empático – ele costuma se colocar no lugar das outras pessoas e, por isso mesmo, faz um esforço para deixá-las confortáveis e se sentindo bem.

Ele usará seu Sentimento Introvertido para compensar pelas pequenas falhas do INTP. Ou seja, mesmo que o ESFP note algo de errado com o INTP – que pode ser desde seu comportamento em algum momento, como se suas roupas estão amassadas e etc. – mesmo que isso o incomode internamente, o ESFP tende a ocultar suas opiniões mais negativas acerca do INTP, o que aumenta a sensação do INTP de se sentir acolhido e aceito pelo ESFP.

Por sua vez, o INTP possui Sentimento Extrovertido – mesmo que seja na função inferior, alguns INTPs conseguem desenvolver de forma satisfatória essa função – e isso faz com que o INTP se preocupe legitimamente acerca do estado emocional do ESFP. Mesmo que não seja através da empatia, mas sim, da pura preocupação e desejo de agradar ao ESFP.

Como essas funções são complementares, emocionalmente, ambas as pessoas acabam se sentindo bem supridas nesta relação.

Debates são possíveis

É verdade que o ESFP não é conhecido como o tipo mais intelectual de todos. Mas, ele possui Pensamento Extrovertido na função terciária – o que é uma boa colocação, no geral. E, sim, ele consegue dar ouvidos às ideias e teorias do INTP – mesmo que nem sempre as entenda perfeitamente, ou muitas vezes discorde.

E o ESFP tende a se posicionar, o que gera uma caixa de ressonância para as teorias do INTP, que, por sua vez, acaba se sentindo validado.

O que pode dar errado

Mesmo que seja uma ótima combinação, que promete momentos de muita diversão, ainda assim não é a combinação ideal.

O INTP poderá, em algum momento, agir de forma tão pouco empática ou se vestir tão mal, que o ESFP poderá não deixar isso passar despercebido mais e se afastar.

Já o INTP pode em algum momento achar o ESFP excessivamente superficial, e também ficar insatisfeito e desejar uma companhia com mais “profundidade”.

Mesmo assim, tende a ser um relacionamento positivo e que caso não seja eterno, ao menos garantirá boas lembranças.

Você também pode gostar...