Luke Skywalker (Guerra nas Estrelas)
“Você está gravemente enganado, você não vai me converter como fez com meu pai.”
Luke Skywalker
Perfil de Luke, segundo o Fandom Hero:
“Luke é inteligente, sábio, altruísta, corajoso, orgulhoso, impulsivo e leal. Ele tem um senso de justiça, honra e boa moral; claro que, como seu pai, ele às vezes é irritadiço, cabeça quente, agressivo, imprevisível, impaciente, difícil e emocionalmente inseguro. Ele tem a capacidade de ver o que há de bom nos outros e não é um mentiroso muito bom.
Depois de perder sua mão direita para Darth Vader, Luke se torna muito mais calmo, equilibrado e paciente. Apesar de agora ter melhor controle sobre suas emoções e temperamento do que seu pai, Luke ainda tem seus momentos de perder a paciência e o temperamento. Isso foi perceptível quando Vader falou em fazer Leia cair para o lado negro, e Luke furiosamente o superou em seu duelo na Estrela da Morte.”
“Seus pensamentos o traem, pai. Eu sinto o bem em você, o conflito. ”
Luke Skywalker
Um INFP é uma pessoa que possui como principal função cognitiva o Sentimento Introvertido. Isso basicamente significa que é uma pessoa que possui o próprio senso de moral e valores, e realmente age baseado nesses valores. Além disso, tende a ser uma pessoa cujas próprias emoções e sentimentos servem como base para a tomada de decisões, também.
Luke Skywalker é justamente um daqueles personagens que leva honra, moral e justiça muito a sério.
Definitivamente ele possui o Sentimento Introvertido como função principal, pois todas suas ações são baseadas nisso, resultando em um típico herói que age pelo que ele considera certo.
Frodo Baggins (Senhor dos Anéis)
Seria a morte para você vir comigo, Sam “, disse Frodo,” e eu não poderia suportar isso. “
Na história do Senhor dos Anéis, Frodo foi escolhido para ser o portador do anel.
Ora, muitos personagens estavam atrás desse anel. Muitos desejavam o poder que o anel traria a eles, e gostariam de usá-lo para proveito próprio, ou então para ajudar seu próprio lado na guerra.
Nesse cenário, somente alguém que possuísse um forte senso de honra e moral para vencer a tentação do Anel. Alguém com Fi dominante (Sentimento Introvertido), por exemplo, seria o ideal.
É inútil responder vingança com vingança. Não vai mudar nada.
Frodo Baggins
Frodo foi forte o suficiente em suas convicções, conseguindo resistir à terrível atração do anel. Isso demonstra grande conhecimento e domínio de suas próprias emoções.
Tristeza (Divertidamente)
.”Eu sei que você não quer, mas sinto falta de casa. Eu sinto falta de Minnesota. Você precisa que eu seja feliz, mas quero meus velhos amigos e meu time de hóquei. Quero ir para casa. Por favor, não fique bravo.”
Tristeza
De acordo com o Fandom da Pixar:
“Ela é insegura e vive com a ideia de que suas ações são ruins e que ela pode ser prejudicial para Riley. Mas o fato é que a personagem Tristeza é inteligente e em sua lentidão ela é mais atenciosa. Ela tem profunda empatia e compaixão pelos outros e seus problemas e pode reunir as pessoas necessitadas.”
Estou muito triste para andar. Apenas me dê algumas horas.
Tristeza
Um personagem que é justamente uma Emoção encarnada não poderia ter outra função dominante que não o Fi (Sentimento Introvertido).
Aliás, várias de suas frases demonstram que Tristeza costuma tomar decisões baseadas em como ela está se sentindo no momento, o que é algo extremamente Fi.
Ela possui vários modos e o jeito de ser equivalente a uma personalidade INFP. Porém, alguns poderiam dizer que esta Infp é pouco saudável.
“Chorar me ajuda a desacelerar e ficar obcecado com o peso dos problemas da vida”
Tristeza