Simbolismo das cores no tarot cartomancia
Tarot

Significado das CORES no Tarot

Quando nos deparamos com as cartas tradicionais do Tarot de Rider-Waite (que serão analisadas aqui), percebemos que elas são cheias de pequenos detalhes. São símbolos, naipes, paisagens, expressões, cenas do cotidiano e cenas místicas, além, é claro, das cores.

E, cada pequena coisa carrega seu significado adjacente.

Vamos analisar agora o significados das Cores que você encontra no baralho de Rider Waite!

PRETO

O preto é, sem dúvidas, uma das cores com a energia mais pesada no mundo do Tarot. Não por acaso, ele costuma aparecer nas “piores” cartas; aquelas consideradas as mais negativas.

Vejamos exemplos…

5 de Copas

Um homem de costas, cabisbaixo e claramente em luto, lamenta o fato de que três taças estão caídas no chão, e seus respectivos conteúdos foram derramados e perdidos.

Não por acaso, ele veste uma túnica preta, dando ainda mais ênfase na energia negativa da carta.

 Essa carta também nos recorda do antigo costume de que quando uma pessoa está em luto, ela costuma vestir roupas de cor preta

Isso acontece porque o preto tem uma ligação com a morte, com a perda, com a tristeza em si.

A cor preta também aparece com ênfase na carta A TORRE, 10 de Espadas, 9 de Espadas e Diabo, por exemplo.

O Diabo
9 de Espadas
10 de espadas traição sol em gêmeos
10 de Espadas
A Torre

Não é necessário olhar muito para perceber que todas essas cartas trazem uma energia negativa.

Dentre várias coisas, o preto sinaliza depressão, ansiedade, preocupação, tristeza, más intenções, destruição, perturbação, maldade, ódio, infelicidade, melancolia, amargura, ausência de paz, luto, perda, dano, desolação, lamentação, desespero, tragédia ou algo que não está bem, no geral.

VERMELHO

O vermelho é a segunda cor com a energia mais pesada do Tarot.

O vermelho aparece enfatizado em algumas das cartas mais desfavoráveis do baralho.

Um exemplo é o 3 de Espadas.

3 de Espadas

A figura de um coração, em vermelho vivo, aparece sendo cravada por três espadas, sem nenhuma piedade.

A imagem claramente nos transmite dor, sofrimento e angústia.

Agressão, violência, tortura também são outras palavras que tem ligação com a cor vermelha. É a cor do sangue, e nós só vemos o sangue quando há algum tipo de injúria ou machucado presente.

Mas o vermelho indica mais coisas além disso. Ele pode representar rigor, severidade, liderança, temperamento forte, força de vontade, ambição, ímpeto

Um exemplo do vermelho representando um personagem rigoroso, controlador e impetuoso é a carta Imperador:

O IMPERADOR

Sentado em seu trono, com uma expressão severa e postura implacável, está o Imperador. Este homem não abaixa a cabeça para ninguém. Ele é cheio de ímpeto e muito decidido. E só faz o que quer.

Como pode perceber, tudo que foi citado acerca do vermelho são coisas fortes e intensas. Encontraremos o vermelho em ênfase em cartas com essas qualidades.

Quase como se ele não pudesse ser parado ou evitado, o vermelho se impõe à força à nossa frente.

CINZA

Mistura do branco e preto, a cor cinza basicamente significa conhecimento. Podemos encontrar o cinza no Tarot em vários momentos diferentes: às vezes em uma cena de tristeza, às vezes em uma cena de paz, e etc.

Analisemos o cinza na carta Hierofante:

O HIEROFANTE

Um homem (ou mulher, ou ainda, um andrógino) de vermelho ( a cor vermelha aqui simbolizando severidade, rigor e disciplina) senta-se entre dois pilares acinzentados

Ora, os pilares não foram coloridos de cinza por acaso. Uma vez que a cor cinza representa conhecimento, sabemos que este homem é detentor de sabedoria, e, portanto, um mestre, professor, educador, guia e líder – espiritual ou intelectual.

De qualquer forma, o Hierofante possui o conhecimento (simbolizado pelo CINZA dos pilares).

E ainda vemos dois acólitos na carta, que, de costas para nós, têm os olhos voltados para o Hierofante em busca do saber que ele carrega.

Além desse significado, dependendo do contexto da carta em que aparece, o cinza também pode simbolizar uniformidade, neutralidade, formalidade, falta de alegria, falta de energia, letargia, depressão.

AMARELO

Cor certeira sempre que lidamos com o naipe de Ouros – ou Elemento Terra – o amarelo certamente tem ligação com as finanças. É a cor do ouro, afinal. 

Amarelo também é a cor do Sol. Não é a toa que na carta associada ao signo de Leão – o único signo regido pelo Sol na astrologia – temos a cor amarela em evidência, colorindo todo o fundo da carta:

A FORÇA

Definitivamente o amarelo aqui nos remete ao Signo de Leão (regido pelo Sol) – signo associado à carta em questão.

O amarelo nos remete a energia, vitalidade, criatividade, alegria, alto astral, autoestima, confiança, vivacidade, positividade, espontaneidade e vida.  

É impossível não se alegrar quando damos de cara com a carta O Sol, por exemplo:

O SOL

Um novo dia está nascendo. A tristeza pode perdurar a noite, mas a alegria vem pela manhã.

Outra das cartas positivas em que vemos o amarelo em destaque é a carta A ESTRELA.

A ESTRELA

O amarelo também pode ter ligação com comunicação, atividade mental, intelectual e racionalidade.

VERDE

O verde é outra das cores positivas – que parecem estar em maioria no Tarot. Muito se fala de que o verde é a cor da esperança, mas no Tarot ele pode chegar a significar a própria VITÓRIA em si.

Prova disso é a carta O Mundo:

O MUNDO

Uma mulher flutua no ar, envolta por folhas de louro verdes, simbolizando seu sucesso e conquistas.

O verde também é a cor da natureza – e da vida em si. Portanto, ele também representa fertilidade, prosperidade e crescimento.  

AZUL

O azul aparece em peso nas cartas da Corte do naipe de Copas – do Elemento Água

Pagem de Copas

Cavaleiro de Copas
Rei de Copas
Rainha de Copas

O pajem, cavaleiro, Rainha e Rei de Copas aparecem todos vestidos de azul, e permanecem próximos a uma fonte de água azulada.

As cartas do Elemento Água tem forte ligação com as emoções e sentimentos (assim como acontece na Astrologia). Não raro, rios ou quedas d’água azuis também são vistos pelas cartas, simbolizando precisamente a parte sentimental.

Um exemplo claro disso é a carta ÁS DE COPAS:

ÁS DE COPAS

As emoções e sentimentos são tantos que transbordam pela taça, em direção a um rio azul.

O azul também remete à espiritualidade, poderes psíquicos, subconsciente, cura, compreensão, tranquilidade, relaxamento, empatia, compaixão, piedade, perdão, paz e calmaria. Também pode nos falar da conexão entre uma coisa e outra (comunicação), uma vez que rios são coisas que “comunicam” e “interligam”.

LARANJA

 O laranja nos remete à energia, independência, criatividade, otimismo, estímulos, liberdade, expressão, aventura, calor, sociabilidade, força e diversão.

A cor laranja certamente tem ligação com o Elemento Fogo, e, não por acaso, aparece com força nas cartas do naipe de Paus.

Cavaleiro de Paus

O Cavaleiro de Paus é exemplo vívido disso. Com o laranja em evidência, vemos chamas saindo do cavalo e do próprio cavaleiro. Este é o cavaleiro mais energético entre os quatro cavaleiros do Tarot. Ele possui ímpeto, garra e energia. Seu cavalo está empinado, demonstrando impulsividade, velocidade, pressa e rapidez. O total oposto do Cavaleiro de Ouros, por exemplo, que aparece praticamente imóvel na garupa de seu cavalo, que também aparece sem nenhum movimento – demonstrando que ele é muito devagar. 

   Já o Cavaleiro de Paus é a própria personificação da ação – e a cor laranja não foi escolhida para colorir esta carta por acaso. Trata-se de um conjunto de características (as cores, a expressão do cavaleiro, a posição do cavalo, o naipe, e etc) que dá a carta seu significado final. E aqui, todos os elementos estão em harmonia.

BRANCO

O Branco simboliza paz, pureza de intenções, claridade, fé, lealdade, bondade, inocência, purificação, limpeza, proteção, esperança ou algo novo (nunca usado – puro).

Temperança

Não à toa, na carta Temperança temos uma figura angelical vestida de branco. Ela nos transmite pureza, segurança, ajuda, auxílio, conforto, autocontrole e alguém que sabe o que está fazendo. 

Claramente, o anjo da carta Temperança não parece ter preocupações na vida ou conflitos com ninguém. Ele(a) está na mais absoluta paz de espírito.

ROXO

A mistura do Azul e Vermelho, o roxo (ou lilás, como preferir chamar) simboliza a realeza, poder, liderança espiritual, luxúria, conhecimento, elevação, mistério, imaginação, inspiração e visão.

Os Amantes

 Não à toa, a figura angelical da carta Os Amantes usa uma roupa roxa. Aparecendo como uma figura divina, ele está acima das duas pessoas, sendo portanto uma figura de autoridade, suprema, detentora de bênçãos, poderes e conhecimentos.

Você também pode gostar...