ESTJ no amor MBTI 16personalities
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Como conquistar um ESTJ

Como conquistar o “temido” ESTJ? Será possível? Fique atento(a) às seguintes dicas!

Converse racionalmente e objetivamente

Sentimento Extrovertido (Fe) é a última função, entre as oito existentes, no estoque de funções cognitivas do ESTJ. Isso basicamente significa que o ESTJ tem grandes dificuldades de considerar ou até mesmo de perceber o que os outros estão sentindo – e ele também não costuma considerar essa variável em suas decisões.

Isso definitivamente garante ao ESTJ uma certa fama de “pouco ou nada empático”. 

A verdade é que o ESTJ simplesmente não tem acesso aos sentimentos alheios como alguém que tem Fe dominante ou auxiliar (caso dos tipos FJs) tem.

Portanto, se você está esperando o ESTJ captar aquela pista emocional ou indireta subjetiva que você deu para ele, esqueça. Ele não percebeu, não captou, nem sequer imagina.

Para se comunicar efetivamente com um ESTJ, você precisa ser claro e objetivo.

Demonstre seu interesse de forma um pouco mais clara.

Embora o ESTJ possa ser bom em ler linguagens corporais, ele não faz muita ideia do que se passa dentro do “coraçãozinho” das outras pessoas.

Portanto, se você deseja algo com o ESTJ, mostre-se disponível de forma óbvia. Então, ele vai decidir se quer algo com você ou não – porque este tipo não deixa as outras pessoas tomarem decisões por ele. Falaremos sobre isso num dos próximos itens deste artigo.

Continuando ainda no tópico “Conversas Racionais”, os olhos do ESTJ vão brilhar caso você seja capaz de manter uma conversa inteligente e espirituosa com ele(a).

Embora possa não parecer um tipo intelectual, o ESTJ pode já ter lido muitos livros, visto muitos filmes e estar bem antenado sobre os mais diversos assuntos.

Engaje nesses assuntos com o ESTJ. Saiba sobre os filmes favoritos dele, ou sobre o que ele anda se informando ultimamente – e dê a sua opinião sincera e honesta sobre tudo que você conhecer a respeito.

O ESTJ tem Pensamento Extrovertido como função principal, isso significa que ele aprecia saber as opiniões dos outros em relação aos seus assuntos de interesse.

Demonstre não ter muita “frescura”

O ESTJ vai se sentir mais confortável com você caso você não seja cheio dos “mimimis” e “mamamas”, uma vez que os próprios ESTJs não costumam ter muita frescura – para nada.

Por exemplo, se um serviço precisa ser feito – e para isso ele tenha que se sujar, ele fará o serviço mesmo assim.

O ESTJ é focado em resultados – não em processos. Portanto, não crie dificuldades desnecessárias para sua relação com o ESTJ.

E se você é do tipo que fica ofendido por qualquer coisinha, talvez o ESTJ não seja o tipo ideal para você. Pois simplesmente o ESTJ não costuma levar as emoções alheias em consideração, é simples assim. Ou você aguenta isso – ou não aguenta.

Dê esperanças de algo sério

Não se engane. Um ESTJ pode muito bem ir a balada e se divertir, dançar, beber e beijar um monte de pessoas. Mas, a verdade é que, no fundo, ele deseja se estabelecer seriamente com alguém, uma vez que ele detesta mudanças (o que inclui mudanças de parceiros).

Um ESTJ prefere muito mais ter um único parceiro por um longo período de tempo – e eles não tem medo de assumir responsabilidades, o que significa que encaram até casamento – do que ficar com várias pessoas durante um curto período de tempo.

Mesmo que seja extrovertido, e em algum momento da vida ele deseje farra (ou apenas tente realizar o que acredita ser a tradição das pessoas de sua idade), a verdade é que ele é do tipo “pra casar”.

Se ele é do tipo “pra casar”, você talvez deva investir mais nesse lado dele, e demonstrar que você está lá para o que der e vier.

Deixe ele assumir o controle da situação

O apelido da personalidade ESTJ é “Gerente”, e isso não aconteceu por acaso.

Os ESTJs são líderes naturais, e ser um líder basicamente significa que ele não costuma seguir as outras pessoas – ele costuma liderá-las.

Estar no controle é o local mais confortável para se estar do ponto de vista do ESTJ.

E ele adora controlar, monitorar e fiscalizar.

Se você estiver se relacionando com um ESTJ, isso ficará claro para você – o ESTJ vai curtir todas suas postagens (ou quase todas), e deixará claro para você que ele está de olho em você, e em todos os seus passos.

Fato é que tentar empurrar o ESTJ para fazer alguma coisa também não costuma funcionar bem. Como dito anteriormente, ele prefere tomar as decisões, ao invés de obedecer ou ir atrás do que outros querem.

Crie uma rotina de encontros ou de conversas com o ESTJ

Mas de uma coisa você pode se aproveitar: do fato do ESTJ ter Sensação Introvertida como função auxiliar.

Isso significa que ele é altamente suscetível a seguir uma rotina de ação (fazer hoje o que ele fez ontem, e fazer amanhã o que ele fez hoje).

Se você conseguir se infiltrar na rotina do ESTJ, o mais provável é que ele mantenha você lá por tempo indeterminado.

Uma vez que o ESTJ tenha se acostumado com você, é meio caminho andado.

Portanto, apresente uma certa consistência e constância na sua interação com o ESTJ, ao ponto de sempre, em determinada hora do dia, ou então, em determinado momento da semana, vocês entrarem em contato, ou então se encontrarem fisicamente.

Uma vez criada a rotina, o ESTJ terá dificuldades para abandoná-la, e vai torcer o nariz para novos pretendentes que apareçam querendo tomar o lugar da pessoa que já ocupa um espaço certo em sua vida.

Tente acessar as emoções do ESTJ

Mostre que você se importa com as emoções do ESTJ – ele, afinal, possui Fi (Sentimento Introvertido) como função inferior. Isso significa que nem sempre o ESTJ sabe bem o que ele quer. Mas que os sentimentos, emoções e valores que ele possui ainda assim são importantes para ele.

O ESTJ pode ter dificuldades para expressar essas emoções, e ele tende a ficar grato caso você consiga extrair isso de dentro dele.

Talvez, tudo que o ESTJ precise seja de alguém com quem ele possa ser ele (ou ela) mesmo, alguém que o compreenda e o entenda, que não o leve a mal, e que se preocupe genuinamente com o bem estar dele.

Saiba também, como conquistar…

INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ

Você também pode gostar...