COMO CONQUISTAR UM ENFJ PERSONALIDADE PROTAGONISTA
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Como conquistar um ENFJ

Conquistar um ENFJ possui pontos em comum com conquistar um INFJ.

No entanto, os dois diferem em algumas coisas.

Vamos agora ao assunto do post: como conquistar um ENFJ!

Seja interessante e profundo

Como outros tipos Intuitivos, o ENFJ prefere conversas sobre tópicos abstratos.

Ele até pode enxergar valor em fofocas sobre sua família e vizinhos, porque isso pode ajudá-lo a aumentar seu conhecimento sobre as relações humanas, no entanto, é pouco provável que ele queira saber sua opinião sobre o último capítulo da novela das 9. E, a bem da verdade, se você falar demais sobre pessoas também, ele pode acabar um pouco “pra baixo”.

Agora, se você falar sobre ideias, teorias e vários tipos de coisas que não envolvam pequenos detalhes sobre rotinas diárias ou assuntos práticos do dia a dia, ele provavelmente vai ficar muito mais interessado em conversar com você.

Seja claro e transparente

Assim como o INFJ, o ENFJ possui a Intuição Introvertida (Ni) bem alta no seu estoque de funções cognitivas. Ni ocupa a função auxiliar do ENFJ, logo abaixo do Fe (Sentimento Extrovertido).

Uma das características do Ni é analisar e sobreanalisar tudo que é dito a ele em busca de discrepâncias, ou de predições sobre o futuro.

Isso basicamente significa que o ENFJ está sempre de olho no que vai acontecer no futuro. Se ele sentir que você quer passar ele para trás, ou se ele tiver uma ideia negativa sobre quais serão seus passos futuros, ele pode acabar debandando ou tentando evitar que seus planos “malignos” se concretizem.

Muitas vezes, o ENFJ pode agir de forma esquisita (do ponto de vista dos outros) simplesmente porque ele está agindo com base no que ele acredita que vai ocorrer no futuro, e se preparando antecipadamente.

Tudo isso decorre da Intuição Introvertida.

Portanto, é melhor você demonstrar ser confiável, honesto e seguro para o ENFJ não começar a agir “esquisito”. 

No entanto, mesmo assim, não é garantia que ele não vá formar alguma paranóia sobre você, que às vezes não é real.

Mesmo assim, tente reforçar sua confiabilidade para o ENFJ.

Demonstre felicidade ao receber ajuda do ENFJ

Assim como o ESFJ, o ENFJ possui a função Sentimento Extrovertido (Fe) como principal em seu estoque de funções. Isso significa que essa pessoa possui uma imensa ânsia em agradar e se fazer útil para as outras pessoas.

 Muitas vezes, mesmo que não tenha sido requisitado, o ENFJ oferece sua ajuda para as outras pessoas. Algumas vezes, as pessoas nem estavam interessadas em receber essa ajuda, mas o ENFJ possui aquela ânsia de servir ao próximo, e, portanto, ele empurra sua ajuda para a outra pessoa mesmo assim.

Se ele tem apenas um par de meias, e você está sem nenhum, o ENFJ é capaz de tirar o único par de meia dele para dar para você. 

Nesse momento, você que quer manter o ENFJ em sua vida, deve aceitar a ajuda que ele está oferecendo (mesmo que você não precise). Apenas o aceitar da ajuda (que pode ser relacionada a algo material ou imaterial, como conselhos, sugestões e ajuda de origem emocional) do ENFJ pode fazer ele ou ela ficar muito contente e feliz [ele(a) vai se sentir especial por ter ajudado você].

Chances são de que o ENFJ continuará indo atrás de você para oferecer ajuda, depois de você ter aceitado e demonstrado felicidade e gratidão pelo gesto inicial dele.

Dê ouvidos para o ENFJ

Como os ENFJs são extrovertidos, eles adoram conversar. E, um ENFJ típico pode ser capaz de falar muito, mas muito mesmo.

Nesse momento você deve se apresentar como um bom ouvinte, sempre disposto a conversar e a trocar ideias com o ENFJ.

Preste atenção nas coisas que ele disser, e engaje nas ideias apresentadas.

Você também pode atuar como uma caixa de ressonância para as ideias ainda não totalmente formadas do ENFJ. 

Evite iniciar conflitos

Essa é uma área com a qual o ENFJ não sabe lidar muito bem.

Esse tipo de personalidade foge de conflitos assim como o diabo foge da Cruz.

Mas quando eu falo de conflitos, não falo apenas de brigas acaloradas ou discussões pesadas.

Até uma simples discordância de ideias pode ser considerada como um conflito para o ENFJ.

Lembra aquilo sobre ter Fe dominante e ter uma ânsia de agradar ao mundo inteiro? Pois bem, apresentar uma opinião discordante muitas vezes pode ir de encontro ao objetivo de agradar ao mundo. Logo, o ENFJ pode não querer discordar muito dos outros, ou se envolver em debates em que as pessoas não estão em harmonia de pensamento.

Falar “eu não concordo com você” pode ser visto como um ato de agressão pelo ENFJ, logo, ele tende a evitar esse tipo de situação “calamitosa”.

Demonstre que você prestou atenção no que o ENFJ te disse ou no que ele fez

O ENFJ pode acabar tendo um pouco de dificuldade em recordar do passado, por ter Si (Sensação Introvertida) como ponto cego em seu estoque de funções cognitivas.

O ENFJ, afinal, é mais ligado ao presente e ao futuro. O passado é seu ponto cego. Então, ele tende a ficar impressionado sempre que alguém se recorda de algo sobre ele – pois o provável é que ele não recorde de nada sobre você ou até mesmo se esqueça das coisas que ele mesmo fez no passado.

O simples relembrar da Sensação Introvertida pode ser visto como um super poder pelo ENFJ (já que ele tem dificuldades com isso, sendo essa área uma das mais fracas em sua personalidade), e, portanto, tende a ficar impressionadíssimo com aqueles que se lembram de detalhes.

Saiba também, como conquistar…

INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ

Você também pode gostar...