Cinderella
“Oh, é um vestido lindo! Você já viu um vestido tão lindo? E olhe! Chinelos de vidro. Ora, é como um sonho. Um sonho maravilhoso que se tornou realidade. ”
Cinderella
Atenciosa, educada, sonhadora e romântica, Cinderella é uma pessoa caprichosa e reservada em tudo que faz.
No começo de sua história, podemos observar que tudo que Cinderella desejava era ser aceita pela família, e que ela faria tudo por eles.
Uma das principais forças motrizes da personagem Cinderella era seu desejo absoluto por manter a harmonia onde quer que fosse (algo típico de quem tem Sentimento Extrovertido em uma colocação alta no estoque de funções). E, mesmo sendo maltratada, Cinderella não planejava vinganças, nem tratava as outras pessoas de forma maldosa ou grosseira.
Essa personagem mostrou que ser doce e vulnerável não equivale a ser fraca. Muito pelo contrário. Sua força de caráter era algo muito forte durante toda a história.
E, apesar de ter tido uma família tóxica, Cinderella não desistiu do ideal familiar – que é muito importante para ISFJs – conseguindo encontrar a felicidade num casamento tradicional com um Príncipe Encantado.
Clark Kent (Superman)
“Não importa o quanto alguém o tenha ferido ou traído ou o quanto pareça que alguém é mau, em sua essência, todos merecem ser salvos.”
Clark Kent
De acordo com o Fandom DC:
“Superman é excepcionalmente bondoso, possuindo um forte senso de justiça, honra, empatia, honestidade, patriotismo e benevolência abnegada inata.”
“Crescendo como a única pessoa de sua espécie, sendo assim muito diferente e alienado por seus colegas, Clark cresceu muito confuso, solitário e perdido. Consequentemente, isso, assim como sua incapacidade de entender seus poderes sobre-humanos, fez Clark subconscientemente suprimi-los, com ele incapaz de atingir seu pleno potencial por muitos anos. Instilado por seus pais, ele cresceu cuidando abnegadamente de outras pessoas e fazendo a coisa certa.”
“Eu sempre tentei esquecer que era um alienígena. Ou uma criatura. Eu sempre tentei fingir que era humano. Fui criado para acreditar que era minha parte kryptoniana que era perigosa, Chloe, mas eu estava errado. É meu lado humano. É … é o lado que fica apegado, o lado que toma decisões com base nas emoções. Esse é o meu inimigo. “
Clark Kent
A maior prova de que Clark Kent possui Si e Fe como funções principais, sendo, portanto, um ISFJ, é que ele, mesmo não sendo humano, conseguiu aprender (através do Si) a se passar como um ser humano absolutamente normal. Ele conseguiu se enturmar perfeitamente bem (através do Fe) no planeta Terra, tendo uma vida absolutamente normal, com emprego, namorada e amigos.
Alfred Pennyworth (Batman)
“Por que caímos, senhor? Para que possamos aprender a nos levantar.”
Alfred Pennyworth
Acho que não é preciso mais do que o trecho abaixo, retirado do Fandom do Batman, para se ter certeza absoluta que Alfred Pennyworth é um ISFJ dos pés à cabeça. Aqui vai:
“Alfred assumiu o papel de pai substituto de Bruce Wayne após a morte de seus pais. Além disso, Alfred é leal, inteligente, atencioso, trabalhador, incansável, às vezes sarcástico, sábio, corajoso, ousado, protetor, gentil e paternal. Apesar de ocasionalmente se preocupar com a segurança de Bruce, ele ainda assim o apóia em sua cruzada para livrar Gotham do crime como o Batman e é cheio de recursos para com ele.”
Este pequeno texto descreve qualquer ISFJ muito bem. E, se há um tipo de personalidade capaz de assumir o papel de mãe ou pai de alguém necessitado, este tipo é o ISFJ, conhecido também como o Defensor.
“A essa altura, eu arranjaria até um Chimpanzé para você!”
Alfred Pennyworth
Um dos vários momentos ISFJs de Alfred, foi quando ele sugeriu para Bruce Wayne um encontro com Selina Kyle, mesmo ela sendo uma ladra. Alfred estava apenas muito preocupado com a vida pessoal de Bruce, que vivia recluso e sozinho há muitos anos.
Alfred sabia que Bruce precisava fomentar um pouco sua vida social e amorosa, e a situação era tão crítica que aceitava até uma ladra para fazer isso acontecer.