Brienne de Tarth (Game of Thrones)
“Eu não conheço seu filho, minha senhora … mas eu poderia servi-la se você me quisesse. Você tem coragem. Não coragem de batalha, talvez, mas, eu não sei … o tipo de coragem de uma mulher. E acho que, quando chegar a hora (de eu acertar as contas pela morte de Renly), você não vai me impedir.”
Brienne de Tarth (para Catelyn Stark)
O perfil de Brienne é o seguinte:
“Brienne é infalivelmente leal e dedicada às pessoas que demonstram bondade a ela, como foi o caso de Renly Baratheon. Brienne é extremamente corajosa, altruísta e ferozmente corajosa, e defenderia qualquer pessoa que considerasse inocente. Embora ela não seja uma verdadeira cavaleira, Brienne decidiu viver seguindo os votos tradicionais de um cavaleiro, que a obrigam a defender e proteger todas as pessoas inocentes / fracas que ela vê em perigo, independentemente do nível de perigo da ameaça. Ela é corajosa o suficiente para enfrentar oponentes terríveis, como os Brave Companions (ou o Hound no programa de TV). Normalmente Brienne adota uma personalidade indiferente, mas afável e educada na presença de seus superiores, mas pode ser efetivamente pragmática e estóica quando confrontada com pessoas com as quais ela é par – como Podrick e Jaime Lannister.”
A personalidade ISTJ se refere essencialmente a ser íntegro, lógico, prático e absolutamente dedicado aos seus deveres. Os ISTJs se dão bem em organizações tradicionais e com uma linha clara de hierarquia.
Quem assistiu Game of Thrones sabe como essa questão de hierarquia social é extremamente importante para Brienne de Tarth, que sempre demonstra o mais absoluto respeito por seus superiores.
Brienne também coloca o dever e a responsabilidade na frente de tudo que faz, possuindo um grande orgulho advindo de sua honra e confiabilidade.
Um dos diálogos mais interessantes de Brienne foi com outro personagem ISTJ. Stannis Baratheon basicamente compreendeu que Brienne iria matá-lo por ser uma questão de dever, e aceitou muito bem, afinal, ele também é um ISTJ.
Brienne de Tarth: Em nome de Renly da Casa Baratheon, Primeiro de Seu Nome, legítimo Rei dos Andalos e dos Primeiros Homens, Senhor dos Sete Reinos e Protetora do Reino, eu, Brienne de Tarth, a condeno à morte. Você tem alguma última palavra?
Stannis Baratheon: Continue, cumpra seu dever.
Sheldon Cooper (The Big Bang Theory)
“Isso não é motivo para chorar. Chora-se quando se está triste. Por exemplo, eu choro porque os outros são estúpidos e isso me deixa triste.”
Sheldon Cooper
De acordo com o Fandom de Big Bang Theory:
“Sheldon é caracterizado por uma adesão estrita à rotina e higiene; uma personalidade abertamente intelectual; uma compreensão tênue de ironia, sarcasmo e humor; e uma falta geral de humildade ou empatia, a primeira das quais é demonstrada pelo fato de que ele não tem problema em expressar aos seus pares sua admiração por seu intelecto superior.”
ISTJs se sentem melhor quando rodeados de uma estrutura cheia de organização, rotina e método. Assim é Sheldon Cooper, que claramente fica muito estressado de viver em meio a qualquer tipo de caos. Sheldon gosta tanto de ordem que organiza suas caixas de cereal com base no conteúdo de fibra que cada uma possui. Ele também é altamente adepto a regras e possui diversos hábitos.
“Minha mãe diz que quando enganamos as pessoas para ganho pessoal, fazemos Jesus chorar.”
Sheldon Cooper
Além disso, Sheldon possui uma ótima memória, o que pode ser relacionado à função cognitiva Si (Sensação Introvertida), que faz com que Sheldon tenha facilidade para lembrar de detalhes, eventos e situações, assim como coisas que os outros falaram no passado.
E, tendo como função auxiliar o Pensamento Extrovertido, Sheldon possui um grande desejo em controlar o mundo externo, além de estar constantemente dando soluções lógicas para a resolução de problemas, deixando de lado emoções e sentimentos.
Ned Stark (Game of Thrones)
“Você cresceu com os atores, aprendeu a arte deles e muito bem. Mas eu cresci com os soldados. Há muito tempo aprendi a morrer.”
Ned Stark
Talvez devido à natureza do universo de Game of Thrones, o show parece pulular com bons exemplos de ISTJs. Adepto da honra, moral e deveres, Ned Stark é um deles.
“O homem que dá a sentença é o mesmo que deve brandir a espada.”
Ned Stark
Ned valoriza a disciplina e a tradição, e busca transmitir esses valores para seus cinco filhos. A lealdade também é um dos pilares da personalidade do chefe da família Stark. Isso sem falar de como Ned respeita a hierarquia social predominante em Westeros.
No entanto, de vez em quando o Fi terciário (Sentimento Introvertido) de Ned batia mais forte, e nesses momentos ele era capaz de recusar uma tarefa por não ser compatível com seu próprio senso de honra e moral.
“Eu o segui na guerra, duas vezes, sem perguntas, sem dúvidas … Mas não vou segui-lo agora.”
Ned Stark
No entanto, mesmo que todas essas características pareçam para alguns serem “sem graça”, havia algo de pureza em Ned Stark que o fazia ser um dos personagens mais cativantes e queridos da série, e o protagonista da Primeira Temporada.
Todo o foco dele em fazer o que é certo deixava todos torcendo por ele, e também de coração na mão quando alguém tentava machucá-lo de alguma forma.
Simplesmente parecia injusto que um homem tão cheio de princípios fosse vítima da maldade de alguém.