Como é a combinação ENFJ e ISFP, no MBTI?
Por incrível que pareça, não é uma combinação incomum de se encontrar por aí. Muitos ENFJs acabam se casando ou se relacionando com ISFPs. Um dos motivos mais fortes pode ser o fato de que suas funções principais são complementares.
Enquanto ENFJ possui Sentimento Extrovertido, ISFP possui Sentimento Introvertido, e uma função complementa a outra.
O ENFJ costuma valorizar a autenticidade nos outros, pois seu Fe está em busca de um Fi. E Fi é cotada para ser a função cognitiva que mais traz autenticidade ao seu usuário.
O ISFP se conhece bem. Ele sabe do que gosta, do que não gosta, o que acha aceitável ou não. E ele é bastante empático e usualmente uma pessoa pra lá de agradável, sempre buscando não ferir o próximo. Algo do tipo “não faça aos outros o que não querem que façam com você”.
Ambos tendo preferência pelo Sentimento (F), tendem a sempre levar em consideração os sentimentos da outra pessoa antes de dizer, ou de fazer algo.
Nenhum dos dois gosta de carregar a culpa por ter ferido a outra pessoa. Então sempre haverá essa preocupação de ser agradável e manter a harmonia em todos os momentos; embora o ENFJ seja mais dependente da harmonia do que o ISFP.
Troca e Similaridades
O ISFP é um tipo “Recebedor”, por ter Sentimento Introvertido (Fi) dominante. O ENFJ é um tipo “Doador”, por ter Sentimento Extrovertido (Fe) dominante. Nesse ponto, combinam bem.
O ENFJ é viciado em ler pessoas, e o ISFP gostará de se sentir como o ponto de interesse de alguém – e de saber que existe alguém que busca compreendê-lo de alguma forma. Não apenas isso, mas o ENFJ poderá atuar como uma força motivadora para o ISFP, o incentivando a conquistar mais coisas, e ajudando o ISFP a acreditar mais em si mesmo.
O ISFP poderá demonstrar gratidão por tudo que o ENFJ faz, e isso é justamente o tipo de coisa que alimenta no ENFJ a vontade de continuar fazendo coisas em prol da outra pessoa.
Já em relação às similaridades, ambos costumam possuir algum tipo de dom artístico, e podem ter diversos gostos em comum relacionados à música e artes cênicas, entre outras coisas.
Também tem o fato de que nenhum dos dois é muito ligado ao passado. Ambos possuem Ni (Intuição Introvertida) e Se (Sensação Extrovertida), o que os torna espontâneos e ligados ao momento presente, ou futuro. Ambos estão sempre atentos ao que está acontecendo, e já imaginando os desdobramentos futurísticos.
Embora, nesse caso, é sabido que o ideal é quando as funções são diferentes, e não similares, pois existe a chance da complementaridade. Porém, nem sempre é possível ter tudo.
Lado Negativo
Há também o caso de que, mesmo que as funções dominantes sejam complementares, o ISFP sempre poderá acabar achando que quem tem Sentimento Extrovertido dominante ou auxiliar tende a ser uma pessoa um pouco falsa, que não tem tanta autenticidade quanto ele.
O ISFP pode achar que o ENFJ faz coisas para agradar aos outros, e não porque o ENFJ realmente quer ou deseja. Enquanto que o ISFP, embora preocupado com as pessoas, não faria algo que não condiz com aquilo que ele sente ou quer.
Não podemos afirmar que a opinião do ISFP seja compatível com a realidade, mas é uma percepção que ele pode nutrir acerca do Sentimento Extrovertido, função principal do ENFJ.
Já do ponto de vista do ENFJ, o estresse pode ser relacionado ao fato de que um é Intuitivo e outro Sensorial (embora todas as pessoas tenham em si um lado intuitivo e outro sensorial, há sempre um lado predominante). O ENFJ pode desejar partilhar alguma teoria abstrata com o ISFP, que poderá ouvi-lo, mas acabar não se aprofundando no assunto com tanto interesse.
Outra questão está relacionada ao fato de que o ENFJ pode desejar gerenciar alguns aspectos da vida do ISFP, por ter uma tendência natural à liderança e a tomada de decisão. Porém, isso é algo que o ISFP não costuma tolerar. Ele precisa de liberdade e independência, pois se sente oprimido de outra forma. Esse é um dos principais motivos pelo qual tipos NJs não se dão muito bem com tipos SPs. Pois NJs são líderes, dominantes e controladores, e SPs são pessoas que testam limites, que vão além das regras, e não gostam de se sentir presos por nada, muito menos gerenciados. Os SPs não gostam de ocupar o papel de seguidor de um líder.
Conclusão
O que pode juntar um ENFJ a um ISFP é, certamente, o fato de que suas funções dominantes são naturalmente complementares. Porém, o resto das funções não casa bem.
Mesmo assim, é possível haver um certo entendimento mútuo que os leve além.