Como é a combinação entre ENFP e ISTJ, de acordo com a Tipologia Jung?
Para ser considerada uma combinação ruim, ainda precisaria melhorar um pouco.
É seguro dizer que ENFP e ISTJ tem muito pouco em comum, e isso decorre do fato de que ambos possuem as mesmas funções cognitivas um do outro – porém em ordem inversa.
Enquanto ISTJ possui Si + Te + Fi + Ne, o ENFP possui Ne + Fi + Te + Si. E, embora alguns digam que isso é ótimo – eles estão errados. Não é.
Nem o ENFP, nem o ISTJ podem aproveitar os pontos fortes da outra pessoa. Eles não são complementares.
Por exemplo. Por ter Intuição Extrovertida Dominante, o ENFP tem acesso a infinitos cenários possíveis de como as coisas podem ser – ou do que pode acontecer.
O ISTJ tem Intuição Extrovertida (Ne) inferior. Ele também sabe que existem várias possibilidades de acontecimentos, mas, enquanto o ENFP valoriza o cenário em que tudo dá certo e os sonhos se realizam, o ISTJ prefere olhar para o cenário em que as mudanças ou ações e eventos dão errado e tudo termina pior do que começou.
Muito provavelmente decorrido do fato de ter Ne inferior, o ISTJ não é muito fã de mudanças e, quando o ENFP anunciar uma nova ideia ou um novo plano, o ISTJ estará lá para tentar dissuadi-lo, tentando fazê-lo enxergar todos os motivos pelo qual aquilo é uma péssima ideia. Ocorre que por ter Intuição Extrovertida dominante, o ENFP já sabe disso. Ele não irá se beneficiar dos alertas do ISTJ – pelo contrário, poderá até ficar irritado, pois o ENFP sabe que mesmo que exista a chance de algo dar errado, também existe o cenário em que tudo é possível. O ENFP tende a ficar ressentido, e possivelmente irritado, pelos alertas do ISTJ de “Cuidado! Isso vai dar errado!”, ou “Deixa disso! Aceite as coisas como estão!”.
Não é que o ISTJ faça isso de maldade. Ele apenas teme que as coisas dêem errado, por isso tenta prevenir o ENFP, e até impedi-lo de tentar. Isso é extremamente danoso pro ENFP, pois o forte da sua personalidade é ser inovador.
Não é à toa que o tipo mais complementar ao ISTJ é na verdade o ESTP. Pois o ESTP, ao contrário do ENFP, pode se beneficiar dos avisos de “cuidado” do ISTJ, pois o ESTP não costuma levar os cenários de desastres em conta, e é famoso por ser um tipo de personalidade que facilmente se envolve em situações potencialmente perigosas. Logo, a vida do ESTP seria mais segura e fácil com um ISTJ ao seu lado. Mas este não é nem de perto o caso do ENFP.
Na combinação ENFP e ISTJ, um irá irritar o outro. Enquanto o ENFP ficará frustrado com as tentativas do ISTJ de jogar um balde de água fria nos seus sonhos mais audaciosos, o ISTJ também ficará incomodado com o excessivo otimismo do ENFP, e o fato de que ele se arrisca demais, colocando em risco a estrutura de segurança criada, mantida, estimada ou desejada pelo ISTJ.
Outra diferença gritante é o fato de que o ISTJ prefere ver as coisas como são: preto no branco. Ele é altamente realista e sensorial. As experiências vividas por ele, por ter Sensação Introvertida (Si) dominante são o que o guiam pela vida. Ele sabe as coisas porque já as viveu, experienciou em primeira mão. Já o ENFP é extremamente idealista. Ele prefere viver com base no que as coisas poderiam ser, não no que elas realmente são.
As incompatibilidades ainda vão em frente, com o ISTJ preferindo viver uma vida baseada na rotina, e o ENFP detestando ter que fazer a mesma coisa todo dia, ter horários e seguir regras. Se o ENFP pudesse escolher, escolheria o caos ao invés da ordem – oposto do ISTJ. O grande potencial do ENFP é criar o que não existe, uma vez que é um dos tipos mais criativos entre todos, enquanto que o ISTJ prefere o conforto do conhecido.
Enfim. É uma combinação que tende a trazer mais frustrações do que sorrisos.