combinação INTP ISTP
Combinações MBTI,MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INTP – ISTP

Como é a combinação INTP e ISTP, no MBTI?

O INTP e o ISTP poderão perceber que possuem várias coisas em comum. Ambos são introvertidos, partilham um problema com a procrastinação, é possível que tenham gostos em comum – possivelmente filmes e livros, ou tópicos como política e sociedade, e ambos possuem Pensamento Introvertido como função principal, e Sentimento Extrovertido como função inferior.

Ambos são lobos solitários, mas inteligentes e ocasionalmente carismáticos.

Mesmo que o ISTP não se divirta tanto com um livro de História do Antigo Egito como o INTP, ele certamente vai gostar de ouvir sobre esse livro através do resumo que o INTP apresentar a ele. E o INTP vai adorar ouvir as opiniões inteligentes e assertivas do ISTP acerca de todos os assuntos possíveis, além, é claro, de finalmente encontrar alguém com quem o INTP se sente à vontade para conversar.

 Eles possivelmente concordarão em muitas coisas, mas, mesmo quando discordam, isso não chega a causar um grande impasse ou conflito. 

Compartilhando as mesmas forças e as mesmas fraquezas, uma amizade natural deve se formar com o tempo. 

O ISTP e o INTP que, quando sozinhos costumam ser bem independentes, quando juntos, poderão começar a desenvolver projetos em dupla – ou passar a fazer várias outras coisas em dupla.

Há simplesmente uma compatibilidade natural de gênios entre essas duas personalidades.

Porém, essa relação não está totalmente livre de obstáculos. É possível que surja uma certa competitividade entre os dois. Essa competitividade, de um querer se sair melhor do que o outro, pode, por um lado, ser uma força motivadora para que saiam da procrastinação em direção à produtividade, mas também pode agir como uma erva daninha no relacionamento.

Liberdade 

Tanto o INTP quanto o ISTP são amantes da liberdade, mas não estão livres de apresentar um comportamento ditatorial de vez em quando. Isso obviamente não dará certo nessa relação. Nenhum dos parceiros aceitará ser controlado. 

Embora na vasta maioria do tempo, nem o ISTP nem o INTP fiquem tentando controlar o outro, pode haver aqueles milissegundos em que isso acaba ocorrendo, especialmente porque eles acabam se sentindo tão à vontade e confortáveis com a outra pessoa, que acabam perdendo a compostura algumas vezes – e não é necessário muito tempo para que quem teve a atitude ditatorial se arrependa amargamente disso.

Também é bem provável que tanto o INTP quanto o ISTP se sintam aceitos pelo outro, o que pode ser algo que eles não estão muito acostumados. No entanto, nem sempre concordam – e ambos são incapazes de baixar a cabeça e não falar nada quando não concordam. Portanto, críticas deverão ser ouvidas de tempos em tempos, vindas de ambas as partes.

Desconfiança

E, como nenhum desses dois tipos confia fácil nos outros, eles podem ter sempre um pé atrás entre si. Essa ausência de confiança pode também minar a relação, pois os dois podem começar a esconder coisas do outro, simplesmente porque não confiam no parceiro o suficiente para dividir. E, quando o outro enfim descobre o que ele estava escondendo, a situação tende a piorar mais, com a descoberta de que ele realmente não pode confiar no seu parceiro, pois ele esconde coisas.

Conclusão

Esses dois podem ser incríveis parceiros de conversa, terem vários gostos em comum e se darem super bem. 

A amizade é o forte desse relacionamento.

Porém, ambos são naturalmente desconfiados, e, ao não confiar, você acaba demonstrando para a outra pessoa que ela também não pode confiar em você, uma vez que você passa a ocultar várias coisas dela.

Além disso, ambos podem ter certas dificuldades para expressar afeto e carinho, uma vez que isso não é algo que vem de forma natural para eles.  E, na verdade, eles podem até mesmo se sentir um pouco estranhos quando fazem isso.

O relacionamento pode acabar se parecendo mais como uma amizade do que com um relacionamento afetivo.

Porém, a compatibilidade é bastante alta e no final das contas, poderá ser ótimo, mesmo que não seja um romance tradicional. Poderá ser cheio de aventuras e muitos momentos quentes e divertidos. O que no final das contas poderá ser muito melhor do que qualquer Romeu e Julieta.

Você também pode gostar...