1. Você demora um bocado até tomar uma decisão.
É extremamente indeciso(a), pois sua mente sempre pesa os prós e os contras de tudo, e você sempre imagina as possíveis consequências que virão com cada escolha. Isso acontece até mesmo se você estiver numa Lanchonete e ficar em dúvida se pede um X Burguer ou um Pastel de Frango.
2. Você tem muitas ideias, mas nem sempre as coloca em prática.
Sendo um Pensador Intuitivo Perceptivo, sua mente fervilha com muitas possibilidade de ação. É provável que você tenha vários planos geniais. Mas são tantos, mas tantos, que você fica perdido em meio a tantas possibilidades e acaba não conseguindo focar em uma coisa só para por em prática.
Mas atenção: você deve tomar cuidado para quem você conta seus planos. Pois eles podem ser genuinamente bons, e outras pessoas podem acabar colocando seus planos em prática no seu lugar, e você talvez fique frustrado depois.
3. Você inicia infinitos projetos – mas raramente termina algum deles.
QUANDO você enfim decide começar um projeto, pode sentir-se bastante animado no começo. Mas, a medida que aquilo exige sua atenção constante, e você não pode mais ficar pensando sobre a vida tão livremente quanto antes – pois precisa dar atenção ao projeto, você tende a desanimar.
Perseverança não é uma coisa muito INTPeística, por assim dizer. Embora, uma hora, você possa se irritar com isso e decidir que irá até o fim em alguma coisa – por bem ou por mal.
4. Você ofende às pessoas sem nenhuma intenção de fazê-lo.
Talvez o título ideal deste item fosse “As pessoas se ofendem com você, mesmo quando você não pretendia ofendê-las”.
Às vezes você simplesmente não tem paciência para enfeitar alguma verdade, e pode ser que essa verdade não seja algo que os outros gostariam muito de ouvir. Mas, para você, gostar ou não gostar não é importante. O importante é que a verdade seja dita, que os fatos sejam esclarecidos, e os outros devem se adaptar aos fatos – não o contrário.
Você também pode pensar que eles precisam ouvir algo, mesmo que não gostassem. Porém, alguns podem realmente se sentir pessoalmente atacados por você, quando sua intenção era apenas chegar à uma conclusão lógica.
5. Você é capaz de usar a mesma roupa por dias.
Sendo um INTP, há outras coisas que importam mais para você do que qual roupa você vai usar. Embora você se preocupe com isso em ocasiões especiais, no mero dia-a-dia você é capaz de usar a mesma roupa dias seguidos, apenas porque ela era mais fácil de vestir, ou porque estava na sua frente na hora que você abriu o guarda-roupa.
Você também se importa menos do que as outras pessoas de usar peças velhas ou rasgadas. Para você, existem tópicos muito mais importantes no mundo e que merecem sua atenção, do que algo fútil como roupas.
6. Apelo à autoridade tem pouco valor para você
Você não é o tipo de pessoas que crê em algo apenas porque “cientistas descobriram” ou porque apareceu na TV.
Você valoriza mais suas próprias conclusões sobre as dos outros. Você não tem medo de discordar de outra pessoa, se acredita que ela esteja errada. E não importa quem ela seja: um professor, um cientista, um opinador qualquer.
Provas e evidências tem mais valor para você do que meras crenças coletivas, ou ainda, valem mais do que títulos.
7. Os outros não entendem suas ideias
Isso pode não ser totalmente culpa deles. Acontece que nem sempre você consegue organizar suas ideias de forma que os outros conseguem entendê-las. Às vezes, porém, seria muito trabalhoso tentar explicar todo seu processo de pensamento à elas, e você simplesmente pula para a parte das conclusões porque é mais fácil.
8. Você já tentou fazer uma lista de coisas a serem feitas, mas abandonou-a em alguns dias
Você pode ter entrado em desespero ao notar que você poderia ser muito mais produtivo se fosse organizado(a). Baseado nisso, você comprou uma agenda ou criou uma lista com diversos itens, os quais você deveria fazer.
Essa lista, no entanto, acabou esquecida e abandonada em alguns dias.
9. Você já saiu na rua com roupas ao avesso ou rasgadas
Você estava tão distraído com tópicos em sua própria mente que não reparou que a calça estava do avesso.
E depois de ter percebido isso, não ligou. Afinal, não é algo importante.
10. Você se preocupa que suas colocações sejam acuradas
Você é capaz de reler várias vezes um texto que escreveu, apenas para garantir que o que está escrito é exatamente o que você pretendeu dizer. Quando comete um erro de acurácia, você rapidamente se retifica.
11. Você é extremamente engraçado(a)
Você tende a ser dono(a) de um humor apurado, nem sempre entendido ou apreciado pelo resto da humanidade. Às vezes, alguém pode se ofender com suas piadas – vide item 4.
12. Você sempre se saiu bem nas provas da Escola – mesmo sem ter estudado
Às vezes, mesmo sem sequer imaginar que havia uma prova naquele dia. Você pode ter ficado chocado(a) várias vezes ao chegar na sala e descobrir que havia um trabalho para entregar, ou uma prova para fazer.
Isso nunca te impediu de passar de ano, porém.
13. As pessoas não te entendem – nem você à elas
Você pode ter a fama ou a sensação de ser estranho ou estranha. No entanto, é bem provável que também seja visto pelos outros como alguém inteligente.
Porém, no decorrer de sua vida, você pode ser vítima de inúmeros mal entendidos. E também, entender errado o modo de agir alheio.
Qualquer forma de ação que não seja baseada na lógica e no realismo é algo absurdo para você. E, feliz ou infelizmente, boa parte das pessoas não funcionam assim.
SAIBA MAIS:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ
Leia também: