Personagens da Ficção que são ENTPs
Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Os ENTPs da Ficção (Personalidade Inovador)

Tony Stark (Vingadores)

Tony Stark

Gênio, bilionário, playboy, filantropo.

Tony Stark

Eu abri meus olhos. Eu percebi que tenho que oferecer mais a este mundo do que apenas coisas que explodem.

Tony Stark

Tony Stark é um engenheiro mecânico formado no MIT. Faminto por novos experimentos, Tony vive desenvolvendo maquinários e armaduras para ele mesmo utilizar.

Isso indica que ele é um usuário do Pensamento Introvertido, uma vez que utiliza sua visão e pensamentos próprios para inventar coisas que ainda não existem.

No entanto, Tony não pode ser considerado um típico introvertido. Na verdade, ele costuma ser bastante social, ir à festas e estar com os amigos. Portanto, Tony se encaixa mais na personalidade ENTP, por recarregar suas energias de maneira extrovertida, interagindo com outras pessoas.

Seguir as regras nunca foi meu estilo.

Tony Stark

No entanto, Tony não é muito fã de regras rígidas, optando sempre pela liberdade de ação, o que confirma que ele é um Perceptivo.

Eu não tenho que fazer nada, fiquei em cativeiro por três meses, então vou fazer o que eu quiser. Eu quero um cheeseburger!

Tony Stark

Possui uma mente brilhante, sempre cheia de novas teorias e ideias, característica de seu NE dom (Intuição Extrovertida)

Tony sempre considera várias possibilidades do que pode ocorrer, enxergando inclusive os caminhos mais sombrios, e alertando seus companheiros – embora eles nem sempre o escutem.

Também é muito bem humorado e possui um humor um pouco ácido às vezes, cheio de tiradas sarcásticas e inteligentes, frutos de sua combinação NE + TI, que o faz as mais diversas combinações de ideias e dados e consequentemente, dá fruto a muita criatividade.

.

Tyrion Lannister (Game of Thrones)

Tyrion Lannister

Minha mente é minha arma. Meu irmão tem sua espada, Rei Robert tem seu martelo e eu tenho minha mente… e uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar para mantê-la afiada. Por isso eu leio tanto.

Tyrion Lannister

Tyrion Lannister é, sem dúvida, um dos personagens mais inteligentes de toda a série Game of Thrones. Possui uma mente ativa, perspicaz e ágil, sempre percebendo as ligações entre as coisas e às vezes até antecipando eventos.

Ele adora divertir-se em ocasiões sociais, e não é muito fã de passar tempo sozinho. Portanto, Tyrion é certamente um Extrovertido.

Tyrion gosta de ver além das coisas, e descobrir as movimentações ocultas que acontecem o tempo todo em Westeros e além mar, sendo, portanto, um Intuitivo.

No entanto, Tyrion não pode ser descrito como emocional, nem alguém que toma decisões baseado em empatia e sentimentos. Ele também não é muito ligado à própria família (tendo inclusive assassinado o próprio pai). Somando-se a isso, suas tiradas sarcásticas e inteligentes, que às vezes cutucam um pouco as outras pessoas, Tyrion definitivamente tem preferência pelo Pensamento, sendo, portanto, um Thinker.

Regras e tradições são outra coisa pouquíssimo valorizadas por Tyrion, que prefere viver deixando várias possibilidades de ação abertas, o que o define como um Perceptivo.

Sendo um ENTP, ele possui um lado filosófico que aparece em várias falas, como esta:

“Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com essa lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo. 

Tyrion Lannister

Jack Sparrow (Piratas do Caribe)

Jack Sparrow

Só existem dois motivos para que alguém se preocupe por você: ou ela te ama muito ou você tem alguma coisa que a interessa.

Capitão Jack Sparrow

Apesar de estar sempre metido em alguma confusão, Jack Sparrow encontra um jeito criativo e inusual de escapar. Seu NE dominante trabalha oferecendo a Jack várias hipóteses sobre o que fazer, e seu TI escolhe a que ache que mais vá trazer bons resultados.

Um exemplo disso é quando ele escapa de uma prisão se metendo dentro de um caixão ocupado (ou seja, havia um morto dentro do caixão). Depois ele ainda usa um osso da perna do cadáver como remo para chegar até seu navio.

Uma de suas falas é proferida numa quase confusão de palavras, mostrando a lógica de TI misturada ao redemoinho de TE:

Se não tivermos a chave não podemos abrir aquilo que não temos com que abrir, então do que adiantaria encontrar aquilo que precisa se aberto, e que não temos, sem primeiro encontrar a chave que o abra?

Capitão Jack Sparrow

Muito divertido e espirituoso, Jack definitivamente é um ENTP.

Mais sobre ENTPs, aqui!

Você também pode gostar...