combinação INTJ ENFJ
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INTJ – ENFJ

Como é a combinação INTJ e ENFJ, no MBTI?

O amanhã é mais importante do que o hoje

São duas personalidades bastante móveis, no sentido que eles jamais param em um lugar ou situação por muito tempo. Ambos querem modificar o futuro, e costumam fazer planos de ação para chegar a determinado objetivo. No entanto, o ENFJ costuma focar esses planos em pessoas e na área social em geral, enquanto que o INTJ pode ter objetivos relacionados a qualquer outra coisa, desde que ela não contenha o fator humano.

Portanto, eles já diferem nesse ponto.

Diferenças complementares

Mesmo que não aparente – o que é de se esperar já que é uma função introvertida (para dentro de si) – o INTJ é alguém que pode agir sim com base no que está sentindo ou deixando de sentir, pois tem Sentimento Introvertido terciário. Ele apenas não costuma se abrir facilmente.

Já o ENFJ costuma se preocupar mais com o sentimento alheio do que com o próprio, e isso acaba casando bem com o INTJ, que prefere pensar em si mesmo antes.

No entanto, isso causa também uma visão conflitante. É possível que o INTJ queira sugerir múltiplas vezes ao ENFJ que ele pare de se importar tanto com os outros, e comece a fazer coisas que o beneficiem em primeiro lugar. Nesse ponto, o ENFJ pode achar o INTJ um pouco egoísta, e naturalmente se recusar a agir dessa maneira.

O INTJ pode muitas vezes questionar as decisões do ENFJ, caso perceba que essas decisões são baseadas apenas em sentimentos, e não em fatos ou dados racionais.

Outra questão é relacionada ao social. O ENFJ domina essa área, e poderá ajudar o INTJ a se sair melhor nas ocasiões sociais. Enquanto que o INTJ poderá ajudar o ENTJ na parte em que ele é fraco, no caso, levar em conta dados impessoais e frios como estatísticas e fatos, especialmente no que tange utilizá-los para tomar decisões racionais.

O ENFJ possivelmente respeitará as capacidades intelectuais do INTJ, ficando admirado. Enquanto que o INTJ tende a admirar a forma como o ENFJ consegue se dar bem com qualquer um.

Ponto fraco em comum: Sensação introvertida em falta

A maior dificuldade para essa combinação é se atentar com o que se passa ou passou na vida de cada um. Ambos possuem Intuição Introvertida bem alta no estoque de funções (INTJ na função dominante, ENFJ na função auxiliar). Essa função só possui olhos para o futuro. 

E ambos têm pouco acesso a Sensação Introvertida.

Isso basicamente significa que poderá haver dificuldades para criar uma rotina juntos, ou até mesmo para se apegarem à outra pessoa.

Os momentos passados juntos tendem a ter pouco valor por serem parte do passado. E, novamente, como ambos os tipos têm os olhos para o futuro, costumam negligenciar o que já aconteceu ou diminuir sua importância. 

Pequenos dados sobre a outra pessoa acabam passando despercebidos, ou sendo esquecidos na velocidade da luz. 

Não apenas isso, mas eles podem esquecer-se completamente de cuidar de si mesmos. Comer direito, se exercitar, e coisas desse tipo que usualmente fazem parte do reino da Sensação Introvertida. Como nenhum dos dois consegue focar muito bem nessa área, poderão surgir problemas de exaustão ou até mesmo de saúde debilitada, e tais problemas só se tornam conscientes quando passam a incomodar tanto que prejudicam as atividades e metas que estavam sendo priorizadas. 

Quem mandará nessa relação

Ambos os tipos são controladores, e gostam de estar no comando da situação, garantindo que a visão de seu Ni (Intuição Introvertida) se transforme em realidade.

Esse é um dos motivos pelo qual tipos NJs se dão melhor com NPs do que com outros NJs. Pois os NPs costumam borboletar para todas as direções, e poderiam se beneficiar do direcionamento dos NJs.

Mas quando se trata de dois NJs, fica difícil deixar outra pessoa determinar a direção de sua vida, pois é isso que eles triunfam em fazer por si próprios. Portanto, necessitará haver diálogo a fim de se chegar a acordos múltiplos acerca de todas as coisas, pois nenhuma dessas personalidades aceita ser mandada ou controlada. Deverá haver uma democracia. Porém, a forma de processar as informações sempre será diversa, havendo necessidade de esforço para compreender o ponto de vista da outra pessoa. Pois um se baseia mais em fatos e dados impessoais – o INTJ – e o outro leva em conta coisas subjetivas como emoções – o ENFJ.

 O que dará trabalho

O INTJ poderá ter algum trabalho caso o ENFJ esteja se sentindo emocionalmente abalado por algum motivo. Isso porque não é da alçada do INTJ agir na área emocional das pessoas, e ele poderá padecer um pouco tentando.

No entanto, sua calma inabalável e seu exterior inalterado poderá tranquilizar o ENFJ. 

O que será fácil

Ter uma conversa sobre tópicos abstratos ou teóricos não será problema para nenhum. Uma conversa profunda sobre ideias, resolução de problemas hipotéticos, ou qualquer tópico que seja – desde que não seja algo ordinário, no qual o ENFJ até pode se sair bem, mas o INTJ prefere nem tentar.

Não apenas isso, mas por ambos serem Julgadores (Js), poderão entrar em acordos acerca de regras e horários, e irão valorizar coisas como organização e método.

Conclusão

É uma combinação razoável. Tem seu lado bom, e seu lado menos entusiasmante. 

Não chega a ser a pior nem melhor combinação possível, mas também poderá faltar um pequeno brilho.

Você também pode gostar...