Como é a combinação INTP e ISTJ, no MBTI?
Este é um caso onde os dois tipos tendem a se dar muito bem, especialmente numa amizade. Isso acontece porque ambos partilham a preferência pelo Pensamento (T), e são Introvertidos. Isso significa que um não irá ficar atiçando o outro excessivamente, nem necessitando que o outro gaste muitas energias.
As conversas deverão ser ótimas, uma vez que o ISTJ possui Pensamento Extrovertido como função auxiliar, o que complementa o fato do INTP ter Pensamento Introvertido como função dominante.
No entanto, o ISTJ possui como função principal a Sensação Introvertida, que é uma função que combina melhor com quem possui Sensação Extrovertida. O INTP tem a Sensação Extrovertida justamente como sétima função – um ponto cego em sua personalidade.
O que isso significa na prática?
Bem, o INTP pode viver perfeitamente bem mesmo que o ambiente a sua volta esteja um caos completo. Isso ocorre porque o INTP consegue se desligar quase que totalmente do ambiente em que se encontra, uma vez que costuma estar mais concentrado em algo teórico dentor de sua mente do que nas imediações sensoriais.
Isso tende a incomodar bastante o ISTJ, que necessita de ordem.
Mas, além disso, o ISTJ é uma pessoa bastante ligada à tradição e à forma já conhecida de fazer as coisas. Um resultado de ter Sensação Introvertida e Intuição Introvertida.
O ISTJ certamente pode não aprovar o estilo de vida do INTP, uma vez que o INTP dá pouco às tradições, e sempre busca formas inovadoras para solucionar problemas.
A personalidade INTP não pode ser acusada de viver uma vida comum, no geral. Já o ISTJ é o perfeito cidadão modelo.
É bem provável que o ISTJ deseje que o INTP seja menos dado ao risco e especialmente à procrastinação (ou aparente procrastinação).
O ISTJ tende a ser bastante crítico da forma que o INTP tem de lidar com a vida, e considerá-la pouco segura.
O INTP pode se ver meio incapaz de oferecer ao ISTJ toda a segurança de que ele necessita apenas para se sentir bem. O INTP, enfim, não é um tipo de personalidade que transmite essa segurança. Não apenas isso, mas o ISTJ vive pela rotina, e o INTP detesta rotinas.
O INTP pode achar que falta ao ISTJ sair um pouco da mesmice, até mesmo a mesmice de ideias. Mas é difícil para o ISTJ lidar com mudanças – o que inclui mudanças de pensamento.
Já o INTP, por ter Intuição Extrovertida como função auxiliar, tende a possuir uma grande rotatividade de ideias e pensamentos – dificilmente pensando a mesma coisa por muito tempo.
Conclusão
Esses dois tipos de personalidade podem funcionar muito bem como amigos. Mas, caso precisem viver juntos ou ter um relacionamento íntimo, as incompatibilidades não serão facilmente ignoráveis, e podem gerar um tremendo incômodo mútuo.
No final das contas, o ISTJ apenas gostaria que o INTP fosse um pouco mais “comum” e ordinário, e o INTP gostaria que o ISTJ tivesse maior capacidade para mudar e se reinventar.
Porém, mesmo assim, eles podem ter diversos interesses em comum, especialmente em áreas como literatura ou hobbies. E poderão passar bons momentos juntos.