combinação ISTP ESTJ no amor romance namoro casamento
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento ESTJ – ISTP

Como é a combinação entre ESTJ e ISTP de acordo com o MBTI?

Bom. O ISTP e o ESTJ se complementam de acordo com as funções cognitivas. Isso significa que além de se entenderem muito bem, um tem o que falta ao outro.

O ISTP tende a admirar bastante a produtividade e a tremenda energia para concluir coisas da qual o ESTJ dispõe. E o ESTJ pode admirar a inventividade e inteligência do ISTP quando se trata de resolver problemas ou ter opiniões embasadas.

A verdade é que essas duas personalidades trabalhariam tremendamente bem como um time. O ISTP iria pensar as situações e encontrar o melhor jeito de realizar as coisas, e o ESTJ iria aplicar as ideias do ISTP no mundo real e fazer as coisas acontecerem.

Como ambos têm preferência pelo Pensamento (T), quando um problema surge no horizonte, ele tende a ser resolvido com um diálogo racional e objetivo.

No entanto, essa mesma preferência pelo lado racional pode fazer com que falte romantismo nesta relação. Ela poderá acabar tendo mais cara de amizade por conta disso. Nem o ISTP, nem o ESTJ são muito fãs de demonstrar suas próprias emoções, e mesmo que a sinergia entre as duas personalidades seja excelente, a afetividade (demonstrações de afeto) poderá ser baixa.

É possível, porém, que ambos fiquem confortáveis com isso, e no final das contas, isso acabe não importando muito.

O ESTJ, inclusive, é um dos tipos de personalidade mais criticados pelas outras pessoas, justamente por aparentar ser pouco sentimental, e especialmente não por costumar levar os sentimentos das outras pessoas em consideração quando age. Ele não terá esse problema com o ISTP, que se sentirá bastante à vontade com o ESTJ, uma vez que o próprio ISTP não costuma levar as próprias emoções e sentimentos em consideração no dia a dia.

Aliás, o ISTP não costuma ficar facilmente ofendido, e isso é um plus na relação com o ESTJ, uma vez que o ESTJ prefere uma abordagem direto ao ponto, ignorando a subjetividade das emoções, o que usualmente tráz ao ESTJ problemas quando lida com tipos que preferem o Sentimento (F).

Complementar

Enquanto o ESTJ é ligado ao passado e à rotina, o ISTP tem os olhos no presente e no futuro. Enquanto o ESTJ tem dificuldades para relaxar, pois cobra muito de si mesmo, o ISTP tem dificuldades para deixar de relaxar e ser produtivo. Enquanto o ESTJ possui sede para saber o que os outros pensam, o ISTP é guiado pelo que faz mais lógica para si mesmo, e certamente tem muitas ideias próprias para compartilhar com o ESTJ.

O ISTP não costuma se preocupar com estrutura e hierarquia. Mas será possível viver sem nenhum tipo de estrutura? Logo, o ESTJ traz isso para a vida do ISTP. Já o ESTJ não gosta muito de improvisar, e prefere sempre que as coisas aconteçam exatamente como ele planejou. Porém, nem tudo na vida é possível controlar, e é preciso saber se adaptar de vez em quando. Aí entra o ISTP, que traz como contribuição para o ESTJ sua capacidade de adaptar-se a novas situações e prosperar no caos.

Como dito anteriormente: um tem o que falta ao outro. Mesmo que sejam jeitos de ser divergentes, são também complementares, ao invés de serem opostos.

Além disso, chances são de que ambos possuem uma diversidade de gostos em comum. Devem interessar-se pelas mesmas coisas, pelo mesmo tipo de assunto ou atividade, como por exemplo: ler, ver filmes, fazer atividades físicas, etc.

Será impossível o ESTJ não se divertir horrorores com as coisas que o ISTP fala. Ele provavelmente jamais rirá tanto em sua vida. Pois o ISTP é alguém cheio de Pensamento Crítico, e a acidez ocasional ao invés de assustar, divertirá o ESTJ.

Por serem ambos sensoriais (S), a praticidade estará presente no dia a dia.

E eles tem tudo para se divertirem bastante, com o ISTP fazendo com que o ESTJ saia de sua zona de conforto e tente coisas novas, e o ESTJ ajudando o ISTP a ser mais social e a frequentar ambientes mais sociais.

O que pode impedir a perfeição?

Embora os pontos sejam majoritariamente positivos, sempre tem alguma coisa a se notar que pode não ser tão positiva.

Por exemplo, o ISTP necessita de uma quantidade absurda de espaço pessoal para se sentir bem. E o ESTJ é uma personalidade fã de comprometimento. O ESTJ quer casar-se e viver para sempre com a mesma pessoa, e isso pode parecer ameaçador aos olhos de um ISTP, que prefere manter suas opções abertas.

É preciso saber equilibrar a necessidade de liberdade pessoal do ISTP, com a necessidade de comprometimento máximo do ESTJ.

Conclusão

No geral, é uma combinação altamente favorável: uma das melhores tanto para o ISTP, quanto para o ESTJ. Há uma afinidade natural que será sentida por ambos sempre que um ISTP encontrar um ESTJ.

Você também pode gostar...