QUALIDADES dos tipos do MBTI INTP INFP INTJ ENTJ INFJ ENFJ ISTP ESTP ENTP ESTJ ISTJ ESFJ ISFJ
MBTI - 16 Personalidades

O Super Poder de cada uma das 16 Personalidades do MBTI

Quando analisamos todas as personalidades, percebemos que cada uma delas desempenha um papel essencial no mundo. Todas elas são importantes em sua própria maneira, e fazem parte de um quebra-cabeças maior, que compõe nosso mundo.

ESFP: Improvisação

Não é à toa que a personalidade ESFP é associada à profissão de artes cênicas (atuação). Um ESFP não precisa pensar muito se for necessário se adaptar a uma nova situação. Ele simplesmente vai junto com a onda, sincronizando-se imediatamente com os novos acontecimentos.

Ele simplesmente não precisa de um tempo para processar a nova informação, agindo conforme ela de maneira instantânea. 

Por isso, eles são ótimos no teatro, cinema e similares. 

INTP: Descobrir a verdade

Dono da lógica, o INTP possui a função do detetive como sua dominante: o Pensamento Introvertido. O INTP passa o tempo todo analisando os fatos e situações e julgando se eles são verídicos ou não. Tudo com base em sua lógica e conhecimentos prévios.

O INTP pode ser ótimo para relacionar fatos que para os outros podem parecer desconexos, mas que fazem todo sentido na teoria final desenvolvida pelo INTP.

Sua prioridade é sempre chegar à realidade nua e crua.

ENFP: Esperança

Devido a ter Intuição Extrovertida como função principal, o ENFP é craque em enxergar todas as possibilidades de como algo poderia dar certo. Isso faz com que ele sempre veja a luz no fim do túnel.

Mesmo que ele saiba que as coisas também podem dar errado, ele tem consciência da existência do cenário em que o final é feliz.

Por isso, usualmente, o ENFP sempre vibra com otimismo e esperança, mesmo que todos à sua volta já tenham desistido.

ISFJ: Ser prestativo

Não se sabe como seria o mundo se um dia todos os ISFJs de repente desaparecessem. Mas provavelmente, seria um lugar com muito menos amor ao próximo e muito mais gente sofrendo desamparada.

Sem dúvidas, um ISFJ típico é uma pessoa responsável por fazer do mundo um lugar um pouco melhor. Ele consegue isso sendo extremamente prestativo com todos a sua volta, e jamais permitindo que alguém de seu círculo familiar ou social sofra desamparado e sozinho.

Essa definitivamente é uma pessoa necessária na sociedade.

ISTJ: Manter a ordem

A prioridade da vida de um ISTJ talvez seja evitar a existência do caos. Especialmente em sua própria vida. Mas não é possível fazer isso sem também evitar a existência do caos à sua volta. Portanto, a personalidade ISTJ definitivamente é uma das responsáveis pela manutenção de uma sociedade organizada, em que as coisas funcionam.

E se algo não está bem, certamente não é por culpa dos ISTJs. Todo o resto que ainda funciona, as organizações e instituições que ainda perduram, porém, muito possivelmente ainda existem graças aos ISTJs que as mantém.

ESTJ: Eficiência

Se você quer algo bem feito, seja o que for, não precisa procurar muito além de um ESTJ que seja bom naquilo, e chamar ele para fazer ou resolver seu problema.

Extremamente metódico e perfeccionista, o ESTJ cobra muito de si mesmo para entregar o melhor serviço para os outros.

E possuindo Pensamento Extrovertido como função principal, e Sensação Introvertida como auxiliar, ele já conhece o melhor caminho – aquele que é mais eficiente – para resolver qualquer situação.

Junto com o ISTJ, ele provavelmente é um dos responsáveis pela existência da ordem e eficiência. O motivo pelo qual uma ponte funciona como uma ponte, ao invés de despencar por ter sido mais feita.

ISTP: Solucionar problemas técnicos

Um ISTP é uma pessoa extremamente útil para se ter por perto, seja qual for seu ramo de atividade. Isso porque ele é craque em solucionar qualquer problema que aparecer.

Se o ISTP for um mecânico, por exemplo, ele poderá fazer com que um automóvel que antes não funcionava de jeito nenhum, volte a ligar e a funcionar normalmente.

O ISTP simplesmente consegue enxergar o que tem de errado e, mais do que isso, com seu Pensamento Introvertido dominante, ele irá raciocinar o evento de forma lógica até encontrar a melhor forma de resolver determinado problema.

Obstáculos simplesmente não são páreos para um ISTP, pois ele tem a capacidade de ir eliminando todos, um por um, até que o resultado final seja algo funcional.

INTJ: Criar sistemas

Sendo extremamente analítico e racional, um INTJ pode passar horas ou dias imaginando o sistema perfeito. Antevendo cada possível falha ou problema, encontrando a solução hipotética para tudo que poderia dar errado.

O INTJ simplesmente estaria vários passos à frente de qualquer coisa que poderia acontecer, boa ou ruim, de forma que quase nada poderia o pegar desprevenido. 

Sendo assim, a palavra inesperado basicamente não existe no dicionário de um INTJ quando seu projeto finalmente deixa sua mente em direção à realidade. Até lá, tudo já foi meticulosamente pensado e analisado à exaustão. Só resta ver as peças se encaixando como ele previu que aconteceria.

ISFP: Originalidade

Um ISFP é um artista nato. Ele pode se destacar na área da gastronomia, música, esporte, arte visual ou qualquer outra na qual possa mesclar sua personalidade única com aquilo que ele está fazendo.

O importante para o ISFP é colocar sua própria verdade em tudo que faz.

Dessa forma, ele poderá dar a luz a verdadeiras obras únicas e originais.

ENFJ: Liderar pessoas

Possuindo Sentimento Extrovertido como função principal, e Intuição Introvertida como auxiliar, um ENFJ tem a capacidade de catalisar em si mesmo o sentimento de todos aqueles a sua volta, e se tornar o porta voz da comunidade.

Mas não apenas isso. Por causa da Intuição Introvertida, ele consegue direcionar as pessoas em direção a um objetivo comum.

ENTP: Despertar as pessoas para uma nova perspectiva

Tendo Intuição Extrovertida como dominante, e Pensamento Introvertido como auxiliar, o ENTP consegue enxergar várias diferentes perspectivas e possibilidades do que a verdade ou realidade pode ser. E isso não é algo que todo mundo consegue fazer.

Portanto, o ENTP pode se incomodar quando percebe que os outros não conseguem enxergar uma nova possibilidade ou visão. E ele tem a capacidade de tirar as pessoas de dentro da casinha onde estão trancadas suas mentes, e despertá-las para uma nova ideia ou descoberta, mostrando a elas um novo mundo. Basicamente, retirando elas de suas zonas de conforto.

ESFJ: Estabelecer a harmonia

Um ESFJ típico pode ser um excelente mediador de conflitos. 

Abominando esse tipo de estresse social, o ESFJ trabalha para garantir que esse tipo de distúrbio da paz não ocorra.

Para isso, ele utiliza seu jeitinho e seu dom social, buscando encontrar uma solução que seja confortável para todos, para que no final todos voltem a ser amigos novamente.

INFP: Empatizar

O INFP pode ser craque em se colocar no lugar de outra pessoa e imaginar como ela pode estar sentindo. 

Devido a esse poder, ele sempre leva em conta o que poderá causar a outra pessoa caso haja ou fale desta ou daquela maneira, evitando causar dor e mágoas.

Basicamente, essa personalidade sabe se colocar no lugar de outra pessoa como nenhuma outra. Dessa forma, pode inclusive desenvolver filosofias de vida que levam isso em conta, tornando o mundo um lugar melhor para todos.

ENTJ: Conquistar coisas

Um ENTJ típico não tem medo de pensar grande e enxergar longe.

Utilizando seu Pensamento Extrovertido dominante, e sua Intuição Introvertida auxiliar, o ENTJ concentra suas energias em encontrar a forma mais eficiente de se chegar a determinado objetivo.

Obstáculos e problemas não o assustam, pois ele acredita poder encontrar soluções lógicas, criativas e originais para tudo que possa dar errado.

ESTP: Negociação

O super poder da personalidade Empresário é simplesmente fazer as coisas acontecerem. 

O ESTP típico consegue se inteirar de forma extremamente rápida de tudo que se passa a sua volta, devido ao fato de ter Sensação Extrovertida como função principal. Seu Pensamento Introvertido auxiliar então começa a trabalhar para encontrar uma forma de organizar esses acontecimentos ou pessoas de forma favorável para o ESTP.

Ele percebe rapidamente o que motiva cada um, e joga com os dados captados para atingir a melhor negociação possível.

INFJ: Penetrar na alma humana

Por fim, temos o INFJ que, com sua Intuição Introvertida dominante, e Sentimento Extrovertido auxiliar, está sempre de olho em como anda o estado de espírito das pessoas.

O INFJ tem o poder de atravessar a carapaça e dar uma espiada no interior de cada um, e adora encontrar lá anjos e até mesmo monstros.

Com isso, ele pode desejar guiar a outra pessoa para vencer determinado problema interior (monstro) que a atormenta.

Agir diretamente no interior das pessoas é algo bastante típico da personalidade INFJ.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *