Como é a combinação entre ENTP e INFJ, no MBTI?
Essa pode ser uma relação bastante marcante tanto para o ENTP, quanto para o INFJ.
As funções principais de ambas as personalidades são complementares. Enquanto INFJ possui Ni (Intuição Introvertida), ENTP possui Ne (Intuição Extrovertida). Isso, por si só, já traz grandes chances de sucesso, uma vez que eles conseguem interagir e se comunicar muito bem. Afinal, quem tem Intuição Extrovertida como função principal se dá melhor com quem tem Intuição Introvertida como função principal, e vice-versa, já que essas funções são como Yin e Yang: se complementam.
Isso significa que poderão conversar por horas sobre tópicos profundos, descobrindo a opinião um do outro sobre cada tema. Embora o ENTP se interesse por temas mais universais, e o INFJ se interesse mais por temas relacionados a pessoas e sentimentos. Deve haver uma conexão profunda construída na troca de ideias, apesar disso.
O ENTP pode oferecer ao INFJ uma multitude de novas perspectivas, coisas que o INFJ jamais pensou antes. Enquanto o INFJ pode mostrar ao ENTP que ele pode escolher um único caminho, ao invés de se perder em vários ao mesmo tempo.
Um deverá achar o outro fascinante. Mesmo que não queiram, um certo apego deverá surgir. E também uma vontade de saber mais sobre a outra pessoa.
O ENTP deverá ser aquele que irá mais atrás de contactar o INFJ, enquanto o INFJ poderá ocupar um papel mais passivo, até mesmo por ser introvertido.
Diferenças
O ENTP tende a ser um tipo bastante confrontacional, uma vez que não é por acaso que um de seus apelidos é “Debatedor”. Ele está constantemente discordando das ideias das outras pessoas, e tentando corrigi-las, muitas vezes tendo o melhor para elas em mente. Porém, o INFJ não é um fã de iniciar discussões sem um bom motivo. Aliás, tendo Sentimento Extrovertido como função auxiliar, o INFJ possui preferência pela harmonia social sempre que possível.
Logo, o INFJ pode, sim, se incomodar com o jeito debatedor do ENTP.
Além disso, o ENTP pode ser um pouco mais expressivo do que o INFJ é capaz de aguentar por um longo tempo. Ou seja, o ENTP pode falar realmente bastante, e o INFJ pode necessitar em algum momento se retirar da presença do ENTP por sentir sua energia drenada.
Sendo um tipo com preferência pelo Sentimento (F), nem sempre o INFJ quer entrar em discussões teóricas sobre qualquer tópico, e pode não se divertir muito encontrando fatos para contra argumentar com o ENTP.
Dificuldades
O INFJ está longe de ser um dos tipos mais abertos do MBTI. Aliás, ele pode demorar muito até finalmente confiar o suficiente em alguém a ponto de se abrir completamente. Esse pode ser um ponto de conflito com o ENTP, que pode não ter paciência o suficiente para esperar que o INFJ finalmente se abra com ele.
Mesmo que o ENTP esteja desesperadamente apaixonado pelo INFJ, ele ficará frustrado caso o INFJ permaneça inacessível de alguma forma. Tanto que o ENTP poderá desejar se afastar, especialmente por acreditar que o INFJ está complicando demais as coisas, algo que o ENTP acredita ser desnecessário.
No fim das contas, pode faltar ao ENTP a sensibilidade de compreender o tempo do INFJ. E ao INFJ poderá faltar maior leveza para lidar com os próprios sentimentos, uma vez que o INFJ pode ser bastante crítico daquilo que ele mesmo sente.
Conclusão:
Não há dúvidas de que é uma combinação intensa, porém, lotada de obstáculos e frustrações. Dependerá da maturidade e vontade de cada um ter a força de vontade para lidar com os obstáculos. É preciso que ambos cheguem a conclusão de que o relacionamento vale a pena e sigam firmes, tentando se acertar.
É uma combinação que promete prazer e também sofrimento ao mesmo tempo.