combinação personalidade INFP e personalidade ENTP
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INFP – ENTP

Como é a combinação INFP e ENTP, no MBTI?

Essa pode ser uma combinação bastante interessante, e de certo ponto de vista, até mesmo um pouco pedagógica para ambos os envolvidos – especialmente para o ENTP. Porque?

 O INFP possui Sentimento Introvertido como função principal, e essa função é justamente o ponto cego do ENTP. Ou seja, o INFP conhece muito bem seus gostos, sabe o que valoriza e o que acha inaceitável. Já o ENTP nem sempre sabe se gosta ou não gosta de alguma coisa, e costuma ter pouco contato com os próprios sentimentos e percepções sobre coisas ou pessoas.

Para o ENTP, tudo é relativo, e ele pode mudar de opinião facilmente. Ele não costuma ficar preso a uma visão ou sentimento acerca das coisas ou das pessoas. Por não ter acesso a função do Sentimento Introvertido, o ENTP muitas vezes nem sequer sabe se gosta ou não de determinada pessoa ou coisa.

O INFP é o exato oposto disso, uma vez que o Sentimento Introvertido dominante faz com que ele se conheça muito bem, valorizando a autenticidade em si e nos outros. O INFP busca sempre saber qual é seu próprio juízo de valor em relação a tudo que o cerca. E isso é algo bastante estranho para o ENTP, pois não é o que o ENTP costuma fazer. Portanto, o ENTP poderá observar e analisar em primeira mão alguém que age com base em valores e sentimentos, e com base no que “parece certo”, e poderá aprender muito com isso.

Não à toa o ENTP é conhecido como um dos tipos mais imparciais acerca de todos os assuntos. Isso possivelmente se deve justamente a não ter Sentimento Introvertido. Ele poderá observar alguém que não costuma ser tão imparcial quanto ele.

Abstração

Ambos os tipos possuem, porém, um ponto fraco em comum, e ele se chama Sensação Extrovertida. O INFP tem Sensação Extrovertida como ponto cego (sétima função), e o ENTP como a função demon (oitava função). Isso significa basicamente que ambos possuem dificuldades para estar de fato presentes no mundo físico e palpável, e viver o aqui e agora. 

O INFP basicamente vive dentro de sua própria mente, e não se pode dizer algo diferente sobre o ENTP, que também está sempre cheio de assuntos teóricos e hipotéticos ocupando sua atenção imediata. Nenhum dos dois é muito antenado acerca do que se passa à sua volta, sobre o que os outros estão fazendo e o que está acontecendo nesse exato momento.

Suas mentes estão sempre focadas em assuntos abstratos, e raramente focadas no mundo palpável e sensorial.

O lado bom disso é que poderão discutir sobre os mais diversificados e atemporais tópicos. Os debates deverão ser incríveis, com o INFP sempre se posicionando e oferecendo uma perspectiva que possivelmente jamais teria passado pela mente do ENTP antes – e olha que o ENTP costuma pensar sob vários ângulos e perspectivas.

O lado ruim, é que nenhum dos dois fica muito empolgado em limpar a casa, fazer serviços domésticos, prestar atenção em pequenos detalhes e coisas que são vitais para o dia a dia, como pagar contas.

Anti-responsabilidades

Por serem ambos perceptivos e gostarem de manter as opções sempre em aberto, nenhum dos dois é fã de se comprometer com qualquer coisa que seja. Isso deve garantir muita liberdade no relacionamento.

Sentimento versus Pensamento

Um ponto de conflito poderá ser o fato de que o INFP prioriza o Sentimento, e o ENTP o pensamento. Isso significa que, algumas vezes, o INFP poderá achar o ENTP um tanto cruel ou abrasivo, e até mesmo se incomodar um pouco com as piadas do ENTP, especialmente se estas forem direcionadas para o INFP (caso o ENTP esteja falando sobre outras pessoas, o INFP poderá, quem sabe, achar divertido ou interessante). E o ENTP poderá achar o INFP alguém pouco lógico ou que poderia priorizar mais os resultados ao invés do processo, algo do tipo “os fins justificam os meios”.

Introversão versus Extroversão

Porém, um ponto de afinidade é o fato de que o ENTP é mais extrovertido que o INFP. O INFP provavelmente admirará a habilidade do ENTP de compartilhar suas ideias e pensamentos com as outras pessoas, algo que o INFP luta para fazer, ou muitas vezes prefere simplesmente guardar para si.

O ENTP poderá também ajudar o INFP a sair de sua zona de conforto, apontando de forma honesta o que ele acredita ser problemas de conduta do INFP, que o impedem de progredir.

Conclusão

No geral é positivo. Embora possa não ser a combinação ideal. Como ambos são “NP”s, eles poderiam se dar melhor com tipos “NJ”s ou “SP”s.

Mesmo assim há grande possibilidade de retirarem coisas positivas desta combinação.

Você também pode gostar...