Como é a combinação entre INTJ e ENFP, no MBTI?
Essa combinação não é exatamente muito confortável, porém, é bastante intensa. Promete ser uma mistura de amor e dor, que poderá acabar bem – ou não.
De qualquer forma, certamente fará com que ambos se sintam mais vivos.
Vejamos mais detalhes sobre.
ENFP não tem medo de dar o primeiro passo
O INTJ pode ter certo receio em tomar a iniciativa, especialmente se não tem certeza do interesse da outra pessoa. No fundo, pode sofrer com um certo medo de rejeição, e prefere antes ter certeza de que será correspondido para poder dar o primeiro passo e ser vulnerável.
O ENFP tende a facilitar a vida do INTJ nesse ponto, pois mesmo que tema levar um fora e ser rejeitado, ele não consegue se conter e acaba sempre deixando claro seu interesse. Isso facilita a vida do INTJ, que pode então ter menos dúvidas sobre o interesse alheio, e ter certeza e coragem para tomar alguma iniciativa.
O fato do ENFP ser guiado pelos seus valores e emoções e INTJ pela razão também é um ponto favorável, pois um acaba contrabalanceando o outro.
Presença Jovial e Refrescante
A personalidade INTJ pode acabar carregando consigo um grande peso acerca das responsabilidades advindas de cada decisão e escolha. Ou seja, o INTJ pode acabar se transformando em alguém sério demais, super focado em seu trabalho ou em seus planos, e que acabou se esquecendo do lado bom da vida. E isso é justamente uma das coisas que fazem com que a personalidade INTJ seja atraída pela personalidade ENFP.
Os ENFPs jamais “crescem” totalmente. Sempre permanece neles uma inocência e um entusiasmo juvenis. E esse jeito de ser do ENFP poderá trazer ao INTJ um pouco de alívio. A simples presença do ENFP pode ajudar o INTJ a se divertir um pouco mais e a levar as coisas menos a sério – mesmo que seja apenas por um minuto. Mas será um minuto livre de preocupações, um minuto de liberdade e alegria que fará muito bem para o INTJ.
O ENFP poderá, enfim, ajudar o INTJ a se lembrar de viver um pouco a vida, e poderá fazer questão de acompanhar e levar o INTJ em aventuras divertidas e desestressantes.
Amor incondicional
Algo que irá encantar o ENFP será o jeito INTJ de amar. Quando um INTJ realmente gosta de alguém, ele tem a capacidade de aceitar totalmente essa pessoa. O ENFP irá ficar bastante satisfeito em ter alguém que o aprecia pelo que ele é.
Lados positivos
- Conversar sobre todos os temas. Tanto o INTJ quanto o ENFP possuem a mente aberta e podem falar sobre basicamente qualquer coisa. O ENFP costuma ser um leitor voraz, cheio de novas informações e dados, que alegremente irá compartilhar com o INTJ. Ambos são muito inteligentes e podem ter uma troca intelectual positiva. Não é improvável que as conversas durem horas.
- O INTJ irá se preocupar genuinamente com a vida e as escolhas do ENFP, e poderá fazer de tudo para que o ENFP não se machuque ou se dê mal pelo caminho. Além de inspirar o ENFP a ser mais responsável e ambicioso.
- O jeito do ENFP pode encorajar o INTJ a se abrir, especialmente porque o ENFP tem um jeito incrivelmente motivador, que faz com que os outros se sintam importantes. O INTJ irá apreciar essa energia e poderá se sentir mais confiante a ponto de se abrir mais.
- Poderão ter momentos de diversão e descontração em aventuras. O ENFP irá achar que o INTJ é uma ótima companhia de aventuras, e o INTJ irá conseguir se soltar um pouco mais – o que usualmente pode ser difícil – graças ao jeito de ser do ENFP que o encoraja a isso.
Pontos Negativos
- Embora possa ser estimulante para o INTJ, algumas vezes, o fluxo de ideias incessante advindo da Intuição Extrovertida do ENFP, e compartilhado pelo mesmo, pode ser um pouco demais para o INTJ suportar de forma ininterrupta. Ou seja, o ENFP deve, sim, compartilhar suas muitas ideias, mas deve ter a sensibilidade de perceber que o INTJ precisa passar um tempo sozinho com seus próprios pensamentos de vez em quando, e deverá garantir que o INTJ tenha esse espaço e esse momento de solidão, tão necessário para todos os introvertidos.
- O ENFP pode sentir que recebe pouca validação do INTJ. O INTJ pode ser reticente quando se trata de elogiar ou falar de seus sentimentos com todas as palavras, preferindo demonstrar através de ações que se importa com a outra pessoa. Às vezes, tudo o que o ENFP queria era ouvir uma palavra amigável ou de validação – algo muito difícil de extrair do INTJ, que pode muitas vezes sequer perceber essa necessidade de afeição declarada.
Sugestões
O diálogo deverá ser fundamental para amenizar os problemas. Quando o ENFP se sentir magoado por alguma coisa, ele deve buscar expressar verbalmente e claramente seu descontentamento para o INTJ, e dar ao INTJ uma chance de se redimir e de explicar, e até mesmo de melhorar no futuro. E vice-versa.
Conclusão
Romance inesquecível e intenso, mas com probabilidades de terminar em sofrimento. Poderão acabar machucando um ao outro.
Mas devem concordar que valeu a pena, e quanto maior a possibilidade de dor, maior a recompensa de alegria.