Combinação INTP ESTJ mbti amor
Combinações MBTI,MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INTP – ESTJ

Como é a combinação INTP e ESTJ, no MBTI?

As funções principais do INTP e ESTJ são compatíveis, a saber: Pensamento Introvertido (do INTP) e Pensamento Extrovertido (do ESTJ). Isso, a princípio, já facilitaria o entendimento mútuo, uma vez que o Pensamento Extrovertido tem como característica justamente dar ouvidos às outras pessoas, para refinar seu próprio sistema de pensamento e ação – e o Pensamento Introvertido atua criando novas ideias, teorias e conceitos para compartilhar com as outras pessoas. Porém, eles não compartilham a função intuitiva como auxiliar.

O que isso significa basicamente é que pode não haver tópicos de interesse em comum entre o ESTJ e o INTP.

O ESTJ pode gostar de história antiga, administração ou aprender sobre tradições diversas. E talvez o INTP admire esses interesses do ESTJ. Mas o ESTJ pode ser um pouco reticente em relação a debates sobre assuntos teóricos, e preferir ignorar as possíveis tentivas do INTP de conversas sobre teorias abstratas.

O interesse do ESTJ é sempre em aplicar as teorias que aprendeu no mundo real. O INTP pode gostar de teorias apenas para ter o conhecimento puro e simples. Então, se o INTP for capaz de oferecer pensamentos e ideias que o ESTJ considere úteis para aplicação prática, ele irá ficar mais tentado a trocar ideias com o INTP.

Mesmo assim, o INTP não verá muitas dificuldades para conversar com o ESTJ. Por partilharem a preferência pelo Pensamento (T), as conversas tendem a ser mais racionais, com pouco espaço para um se sentir ofendido pelo que outro o disse. E isso será um alívio tanto para o ESTJ quanto para o INTP, que no dia a dia podem sofrer quando conversam com pessoas que tem preferência pelo Sentimento (F), uma vez que elas tendem a se ofender muitas vezes com os pensamentos ou o jeito duro de falar do ESTJ e INTP.

Dinâmica

O ESTJ, no fundo, é uma pessoa simples. Ele é adepto de seguir rotinas, gosta das mesmas coisas desde sempre, e costuma também possuir sempre o mesmo jeito de se portar em várias situações. Em algum tempo, o INTP pode ir pegando os trejeitos do ESTJ, e poderá começar a ser capaz de prever ou adivinhar ações, pensamentos ou atitudes que o ESTJ teve ou pretende ter. Isso basicamente significa que o INTP pode achar o ESTJ um tanto previsível – fato que o ESTJ não tende a negar.

Porém, o INTP também logo vai perceber que ele não possui muita voz neste relacionamento, uma vez que o ESTJ não sabe fazer de outro modo que não assumir o posto de liderança. Isso significa que o ESTJ deverá ter sempre a última palavra em tudo. Por exemplo: eles só vão ir a um determinado lugar se o ESTJ quiser, não se o INTP quiser. 

O ESTJ tende a pegar as rédeas da relação, e ser aquele que decide tudo, preferindo também tomar a iniciativa. Ele pode, na prática, ser pouco responsivo quando o INTP tenta convidá-lo para algo ou quando o INTP inicia alguma coisa.

Pode haver um ponto de conflito caso o ESTJ deseje microgerenciar a vida do INTP, pois esta é uma coisa que o INTP tende a não suportar. 

O ESTJ, no fundo, é um gerente, e o INTP alguém que não suporta ser gerenciado.

Mas, quando o ESTJ arranjar um tempo em sua agenda para passar com o INTP, eles tendem a se divertir bastante. Especialmente porque suas funções principais são complementares, o que faz com que consigam se entender muito bem – mesmo que às vezes não tenham interesse no mesmo assunto. 

A extroversão do ESTJ tende a suprir a introversão do INTP, e ajudar o INTP a socializar um pouco mais. Especialmente por causa do Pensamento Extrovertido do ESTJ, vale a pena frisar novamente. O INTP vai sentir uma certa facilidade em se comunicar com o ESTJ, que fará toda a diferença positiva para ambos.

O ESTJ, algumas vezes, poderá achar as ideias do INTP um pouco desconexas, especialmente se forem excessivamente teóricas e nada práticas, mas, ao refletir um pouco mais, ele poderá achar que o INTP talvez tenha razão em algo. O INTP por sua vez pode, às vezes, achar o pensamento do ESTJ um tanto simplório, mas fica confortável por conseguir compreendê-lo de forma fácil.

O INTP também tende a admirar absolutamente a produtividade do ESTJ, e o fato de que o ESTJ é capaz de trilhar o caminho do sucesso, ultrapassando obstáculos sem muita resistência.

De certa forma, as forças do ESTJ suprem as fraquezas do INTP, e vice-versa.

Conclusão

Há os pontos positivos, que estão primariamente no fato de que ambos compartilham a função Pensamento (T), e suas funções principais são auxiliares. No entanto, há também o lado negativo.

Com o tempo, o ESTJ pode acabar se frustrando um pouco com a aparente incapacidade do INTP de ser simplesmente prático e “comum”, enquanto que o INTP pode achar que falta ao ESTJ um pouco de visão ampla e também que ele poderia mudar um pouco de vez quando, coisa que ele não faz.

O ESTJ tem a preferência pela rotina, enquanto que o INTP pode triunfar no caos, e talvez seja essa um de seus maiores pontos de incompatibilidade.

O ESTJ deseja a segurança – o INTP deseja a inovação e/ou a liberdade, o que pode levar a caminhos incertos. Isso pode fazer com que eles não consigam olhar para o mesmo ponto futuro. 

Mesmo com dificuldades, porém, pode ser uma relação de sucesso no que tange a se darem essencialmente bem, e haver poucas situações de briga e conflitos pois ambos não costumam dramatizar as coisas, ou levar para o lado pessoal. O relacionamento interpessoal do INTP com o ESTJ tende a ser excelente e confortável, embora não sem algumas pequenas dificuldades já mencionadas acima.

Você também pode gostar...