Boas Profissões para a personalidade ESTJ O Gerente
MBTI - 16 Personalidades

Boas Profissões para a personalidade ESTJ: O Gerente

O próprio nome já diz: gerente. Mas, além disso, o ESTJ pode se sair bem em diversas outras profissões, especialmente as que permitem gerenciar pessoas ou processos, para garantir que tudo esteja sendo feito de forma correta e eficiente.

Vejamos algumas que parecem combinar com essa personalidade.

Militar, Policial, Guarda, Bombeiro

Esse tipo de profissão cai como uma luva para todos os Guardiões (SJs), e com o ESTJ não é diferente.

Sendo um militar ou semelhante, o ESTJ poderá desfrutar de trabalhar num local que possui hierarquia e regras bem definidas (o tipo de coisa que ajuda o ESTJ a “funcionar” direito), e que também garante certa estabilidade profissional, além da possibilidade de avançar na carreira (no caso, evoluindo de nível – de soldado para cabo, de cabo para sargento, e assim vai), e a possibilidade de gerenciar pessoas enquanto avança na carreira.

Eventualmente, os superiores do ESTJ perceberão que ele possui características naturais de liderança, e tendem a colocá-lo na parte da supervisão dos demais militares ou policiais.

Conforme o tempo passa, mais e mais responsabilidade tende a flutuar na direção do ESTJ, simplesmente porque ele demonstra ser a pessoa ideal para lidar com esse tipo de peso nos ombros sem desvanecer.

Faça chuva ou faça sol, as pessoas sabem que o ESTJ dará conta do recado.

Funcionário Público no geral

Novamente, todos os Guardiões ficariam felizes com isso.

A profissão de “funcionário público”, em qualquer área, usualmente oferece hierarquia definida, regras claras, estabilidade profissional e segurança financeira: tudo que um ESTJ deseja. É simplesmente… perfeito.

Engenheiro Civil, Pedreiro, Marido de Aluguel, Construtor, Eletricista, Marceneiro

Todas as áreas que exijam boa capacidade de observação e atenção aos detalhes podem ser boas para um ESTJ. Ele vai garantir pessoalmente que aquela ponte que estão construindo não desabe.

Basicamente tudo que precisa ser perfeito, eficiente e eficaz pode se beneficiar da supervisão de um ESTJ.

Isso pode se encaixar até mesmo na construção de um móvel, que deverá ser perfeito e sem falhas.

Supervisor, Inspetor de Segurança, Fiscal de qualquer área, Segurança/Vigilante

Quer garantir que todos os funcionários trabalhem direito? Coloque um ESTJ supervisionando-os. Tudo sairá nos trinques. Embora os funcionários possam não ficar muito contentes por não poderem mais dar aquela escapada para checar as redes sociais impunemente.

Administrador, Diretor de Escola ou Faculdade, Diretor de Empresas ou organizações

É sabido que para uma empresa, companhia ou organização funcionar bem, decisões precisarão ser tomadas. E essas decisões têm que ser racionais e focadas na eficiência, mesmo que muitas vezes sejam decisões duras, tais como demitir funcionários.

Um ESTJ não terá problemas em olhar nos olhos da outra pessoa e demiti-la, se for preciso. Ou de tomar qualquer outra decisão dura, mas necessária. Esse tipo de coisa não impede que o ESTJ durma de noite com a consciência tranquila.

Dono de empresa

Nesse ponto, o ramo da empresa pode variar entre ser um restaurante, ou uma empresa de marcenaria.

Controlador de Tráfego Aéreo, Contador

Esse tipo de profissão se encaixa bem na capacidade de atenção aos detalhes do ESTJ, bem como sua preferência pela rotina.

Cirurgião de qualquer área, Dentista

Tendo Pensamento Extrovertido como função principal e grande atenção aos pequenos detalhes, o ESTJ pode tomar decisões baseadas no que é mais racional, e agir de forma precisa e contundente.

Ele poderia ser um bom cirurgião ou odontologista. 

Historiador, Arqueólogo

Fato pouco falado sobre a personalidade ESTJ, é que não é raro um ESTJ gostar de estudar ou saber mais sobre a História, especialmente tópicos relacionados a estratégia de guerra e similares. 

Levando isso em conta, ele poderia gostar de uma profissão relacionada a essa área.

Você também pode gostar...