carreiras para o estp
MBTI - 16 Personalidades

Boas Profissões para a personalidade ESTP: O empresário

No meio MBTI, o ESTP infelizmente possui a fama de cometer bullying e de ser valentão. Já no mundo real, os ESTPs estão por aí salvando as pessoas de incêndios, participando de competições esportivas ou ainda salvando sistemas de computador de vírus e hackers.

Descubra mais sobre as incríveis capacidades da personalidade ESTP, que na realidade é muito superior ao que as más línguas dizem por aí.

 Vendedor, Corretor de Imóveis

O ESTP tem a personalidade mais persuasiva de todas. Quem pensa que os ENFJs são os líderes da manipulação não deve entender muito de MBTI. Embora os ENFJs possam ocupar o segundo lugar, o primeiro certamente é dos ESTPs.

Convencer pessoas a comprar algo ou a alugar um imóvel é mamão com açúcar para um ESTP padrão.

Ele faz isso com os olhos fechados e as mãos amarradas.

O segredo para seu sucesso na área está na sua função principal (Sensação Extrovertida) trabalhando junto com a função terciária (Sentimento Extrovertido). Utilizando essas duas funções, o ESTP maneja o que os outros estão fazendo (Sensação Extrovertida) e o que os outros estão sentindo (Sentimento Extrovertido). Ele basicamente sabe manobrar as ações e as emoções das outras pessoas, e direcionar isso para onde ele quiser.

O ESTP, enfim, possui um talento na área social impressionante e sabe atuar no momento presente, fazendo com o que os outros realizem os atos que ele deseja que realizem. Sem perceber, a pessoa com quem o ESTP está interagindo estará fazendo tudo que ele quiser que ela faça.

Resultado: a área de vendas e negócios é muito comum entre os ESTPs, e vários conseguem ganhar vários dígitos atuando nessa área.

Basicamente eles são ótimos negociantes, e deve ser o motivo pelo qual seu apelido é Empresário.

Bombeiro, Militar, Policial, Segurança, Salva vidas

Um prédio está em chamas e existem pessoas em perigo dentro. Não há outra personalidade mais capaz de ir até lá salvar aquelas pessoas, pulando labaredas de fogo e desviando de pedaços do teto desabando, do que o ESTP.

Sua especialidade é agir no momento, graças a seu herói, a Sensação Extrovertida dominante, e, ainda, julgar o meio de ação mais lógico e que faz mais sentido, graças a seu Pensamento Introvertido auxiliar. Ele pensa e age rápido, conseguindo resultados imediatos.

O ESTP, enfim, triunfa em tudo relacionado à ação.

 Esportista no geral, Personal Trainer, Profissional de Educação Física, Artes Cênicas, Cantor, Dançarino, Comediante, Podcaster, Apresentador 

Desde jogador de futebol a skatista, o mundo sensorial é onde o ESTP reina. Apenas os outros SPs podem concorrer com ele nessa área.

Cair e se machucar não é nada para o ESTP. No minuto seguinte ele está pronto para outra tentativa.

Os ou as ESTPs também triunfam em outras áreas que tem a ver com o mundo físico, tal como a dança ou as artes cênicas. 

Nas artes cênicas, ainda, os ESTPs são especialistas em improvisar.

Mas se você quiser ouvir uma opinião própria e bem embasada, o ESTP também serve.

Áreas relacionadas à tecnologia, Programação, Tecnologia da Informação

Você também pode encontrar ESTPs em abundância (bem como ISTPs, INTPs, INTJs e ENTJs) na área de tecnologia. 

Mecânico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Elétrico, Áreas de robótica, Marido de Aluguel, Pintor, Soldador, Marceneiro

Os ESTPs tem aquele dom natural de consertar coisas. E eles não precisam de manual algum. Suas funções dominantes dão conta do recado, e ele consegue analisar e descobrir na hora como resolver tal problema.

Ainda levando em conta seu talento manual, ele pode ser um bom marceneiro, pintor ou áreas correlacionadas.

Padrinho, Conselheiro, Mestre

Agora partimos em direção ao subconsciente INFJ que todo ESTP carrega.

Quando utiliza seu subconsciente, o ESTP tem a capacidade de auxiliar as outras pessoas a serem alguém melhor. 

O ESTP pode direcioná-las em direção à luz, e ajudar muitas pessoas a mudarem de vida para a melhor. No entanto, é preciso que ele desenvolva seu subconsciente INFJ para tal.

Você também pode gostar...