Quando analisamos todas as personalidades, percebemos que cada uma delas desempenha um papel essencial no mundo. Todas elas são importantes em sua própria maneira, e fazem parte de um quebra-cabeças maior, que compõe nosso mundo.
ESFP: Improvisação
Não é à toa que a personalidade ESFP é associada à profissão de artes cênicas (atuação). Um ESFP não precisa pensar muito se for necessário se adaptar a uma nova situação. Ele simplesmente vai junto com a onda, sincronizando-se imediatamente com os novos acontecimentos.
Ele simplesmente não precisa de um tempo para processar a nova informação, agindo conforme ela de maneira instantânea.
Por isso, eles são ótimos no teatro, cinema e similares.
INTP: Descobrir a verdade
Dono da lógica, o INTP possui a função do detetive como sua dominante: o Pensamento Introvertido. O INTP passa o tempo todo analisando os fatos e situações e julgando se eles são verídicos ou não. Tudo com base em sua lógica e conhecimentos prévios.
O INTP pode ser ótimo para relacionar fatos que para os outros podem parecer desconexos, mas que fazem todo sentido na teoria final desenvolvida pelo INTP.
Sua prioridade é sempre chegar à realidade nua e crua.
ENFP: Esperança
Devido a ter Intuição Extrovertida como função principal, o ENFP é craque em enxergar todas as possibilidades de como algo poderia dar certo. Isso faz com que ele sempre veja a luz no fim do túnel.
Mesmo que ele saiba que as coisas também podem dar errado, ele tem consciência da existência do cenário em que o final é feliz.
Por isso, usualmente, o ENFP sempre vibra com otimismo e esperança, mesmo que todos à sua volta já tenham desistido.
ISFJ: Ser prestativo
Não se sabe como seria o mundo se um dia todos os ISFJs de repente desaparecessem. Mas provavelmente, seria um lugar com muito menos amor ao próximo e muito mais gente sofrendo desamparada.
Sem dúvidas, um ISFJ típico é uma pessoa responsável por fazer do mundo um lugar um pouco melhor. Ele consegue isso sendo extremamente prestativo com todos a sua volta, e jamais permitindo que alguém de seu círculo familiar ou social sofra desamparado e sozinho.
Essa definitivamente é uma pessoa necessária na sociedade.
ISTJ: Manter a ordem
A prioridade da vida de um ISTJ talvez seja evitar a existência do caos. Especialmente em sua própria vida. Mas não é possível fazer isso sem também evitar a existência do caos à sua volta. Portanto, a personalidade ISTJ definitivamente é uma das responsáveis pela manutenção de uma sociedade organizada, em que as coisas funcionam.
E se algo não está bem, certamente não é por culpa dos ISTJs. Todo o resto que ainda funciona, as organizações e instituições que ainda perduram, porém, muito possivelmente ainda existem graças aos ISTJs que as mantém.
ESTJ: Eficiência
Se você quer algo bem feito, seja o que for, não precisa procurar muito além de um ESTJ que seja bom naquilo, e chamar ele para fazer ou resolver seu problema.
Extremamente metódico e perfeccionista, o ESTJ cobra muito de si mesmo para entregar o melhor serviço para os outros.
E possuindo Pensamento Extrovertido como função principal, e Sensação Introvertida como auxiliar, ele já conhece o melhor caminho – aquele que é mais eficiente – para resolver qualquer situação.
Junto com o ISTJ, ele provavelmente é um dos responsáveis pela existência da ordem e eficiência. O motivo pelo qual uma ponte funciona como uma ponte, ao invés de despencar por ter sido mais feita.
ISTP: Solucionar problemas técnicos
Um ISTP é uma pessoa extremamente útil para se ter por perto, seja qual for seu ramo de atividade. Isso porque ele é craque em solucionar qualquer problema que aparecer.
Se o ISTP for um mecânico, por exemplo, ele poderá fazer com que um automóvel que antes não funcionava de jeito nenhum, volte a ligar e a funcionar normalmente.
O ISTP simplesmente consegue enxergar o que tem de errado e, mais do que isso, com seu Pensamento Introvertido dominante, ele irá raciocinar o evento de forma lógica até encontrar a melhor forma de resolver determinado problema.
Obstáculos simplesmente não são páreos para um ISTP, pois ele tem a capacidade de ir eliminando todos, um por um, até que o resultado final seja algo funcional.
INTJ: Criar sistemas
Sendo extremamente analítico e racional, um INTJ pode passar horas ou dias imaginando o sistema perfeito. Antevendo cada possível falha ou problema, encontrando a solução hipotética para tudo que poderia dar errado.
O INTJ simplesmente estaria vários passos à frente de qualquer coisa que poderia acontecer, boa ou ruim, de forma que quase nada poderia o pegar desprevenido.
Sendo assim, a palavra inesperado basicamente não existe no dicionário de um INTJ quando seu projeto finalmente deixa sua mente em direção à realidade. Até lá, tudo já foi meticulosamente pensado e analisado à exaustão. Só resta ver as peças se encaixando como ele previu que aconteceria.
ISFP: Originalidade
Um ISFP é um artista nato. Ele pode se destacar na área da gastronomia, música, esporte, arte visual ou qualquer outra na qual possa mesclar sua personalidade única com aquilo que ele está fazendo.
O importante para o ISFP é colocar sua própria verdade em tudo que faz.
Dessa forma, ele poderá dar a luz a verdadeiras obras únicas e originais.
ENFJ: Liderar pessoas
Possuindo Sentimento Extrovertido como função principal, e Intuição Introvertida como auxiliar, um ENFJ tem a capacidade de catalisar em si mesmo o sentimento de todos aqueles a sua volta, e se tornar o porta voz da comunidade.
Mas não apenas isso. Por causa da Intuição Introvertida, ele consegue direcionar as pessoas em direção a um objetivo comum.
ENTP: Despertar as pessoas para uma nova perspectiva
Tendo Intuição Extrovertida como dominante, e Pensamento Introvertido como auxiliar, o ENTP consegue enxergar várias diferentes perspectivas e possibilidades do que a verdade ou realidade pode ser. E isso não é algo que todo mundo consegue fazer.
Portanto, o ENTP pode se incomodar quando percebe que os outros não conseguem enxergar uma nova possibilidade ou visão. E ele tem a capacidade de tirar as pessoas de dentro da casinha onde estão trancadas suas mentes, e despertá-las para uma nova ideia ou descoberta, mostrando a elas um novo mundo. Basicamente, retirando elas de suas zonas de conforto.
ESFJ: Estabelecer a harmonia
Um ESFJ típico pode ser um excelente mediador de conflitos.
Abominando esse tipo de estresse social, o ESFJ trabalha para garantir que esse tipo de distúrbio da paz não ocorra.
Para isso, ele utiliza seu jeitinho e seu dom social, buscando encontrar uma solução que seja confortável para todos, para que no final todos voltem a ser amigos novamente.
INFP: Empatizar
O INFP pode ser craque em se colocar no lugar de outra pessoa e imaginar como ela pode estar sentindo.
Devido a esse poder, ele sempre leva em conta o que poderá causar a outra pessoa caso haja ou fale desta ou daquela maneira, evitando causar dor e mágoas.
Basicamente, essa personalidade sabe se colocar no lugar de outra pessoa como nenhuma outra. Dessa forma, pode inclusive desenvolver filosofias de vida que levam isso em conta, tornando o mundo um lugar melhor para todos.
ENTJ: Conquistar coisas
Um ENTJ típico não tem medo de pensar grande e enxergar longe.
Utilizando seu Pensamento Extrovertido dominante, e sua Intuição Introvertida auxiliar, o ENTJ concentra suas energias em encontrar a forma mais eficiente de se chegar a determinado objetivo.
Obstáculos e problemas não o assustam, pois ele acredita poder encontrar soluções lógicas, criativas e originais para tudo que possa dar errado.
ESTP: Negociação
O super poder da personalidade Empresário é simplesmente fazer as coisas acontecerem.
O ESTP típico consegue se inteirar de forma extremamente rápida de tudo que se passa a sua volta, devido ao fato de ter Sensação Extrovertida como função principal. Seu Pensamento Introvertido auxiliar então começa a trabalhar para encontrar uma forma de organizar esses acontecimentos ou pessoas de forma favorável para o ESTP.
Ele percebe rapidamente o que motiva cada um, e joga com os dados captados para atingir a melhor negociação possível.
INFJ: Penetrar na alma humana
Por fim, temos o INFJ que, com sua Intuição Introvertida dominante, e Sentimento Extrovertido auxiliar, está sempre de olho em como anda o estado de espírito das pessoas.
O INFJ tem o poder de atravessar a carapaça e dar uma espiada no interior de cada um, e adora encontrar lá anjos e até mesmo monstros.
Com isso, ele pode desejar guiar a outra pessoa para vencer determinado problema interior (monstro) que a atormenta.
Agir diretamente no interior das pessoas é algo bastante típico da personalidade INFJ.