Light Yagami/Kira (Death Note)
Isso mesmo, eu sou Kira! […] Vejam bem… eu não sou só Kira, eu também sou um Deus, sou o Deus do Novo Mundo! Kira se tornou a lei do mundo em que vivemos agora, é ele que mantém a ordem, eu me tornei a justiça, a única esperança da humanidade. […] Desde o aparecimento do Kira a seis anos as guerras pararam e a taxa de crime mundial reduziu mais de 70%. Mas ainda não é o suficiente, o mundo ainda é podre… com muitas pessoas podres nele. Alguém tem que fazer isso! Quando eu recebi esse caderno a seis anos atrás eu sabia que tinha que fazer isso, não… eu era o único que poderia fazer isso, eu sabia que matar pessoas era crime, mas não havia outras maneira! O mundo tinha que ser consertado, esse foi o propósito que me deram! Só eu poderia fazer isso. Quem mais poderia fazer isso? Quem mais chegaria atê esse ponto?! Quem continuaria?
Light Yagami
Para constatar que Light é um ENTJ que está incomodado em relação a como as coisas funcionam no mundo, e deseja tomar o controle da situação para colocar as coisas nos seus devidos lugares e ser, enfim, o Comandante de tudo, não é preciso mais do que ler este excerto do fandom Death Note:
” Light é caracterizado como trabalhador, talentoso, e um gênio natural. Light poderia constantemente prever todos os cenários possíveis que poderiam acontecer e planejar uma solução com antecedência, mesmo nas situações mais improvisadas. Seu único defeito é seu excesso de confiança em si mesmo e em sua crença de que ele nunca está errado. Ele está frustrado com a falta de justiça no mundo. Acreditando que o mundo esteja “podre”, ele usa o seu Death Note como um meio pelo qual ele pode decretar a sua vontade para livrar o mundo de pessoas más. O principal objetivo do Light é a criação de um novo mundo que está livre de injustiça e preenchido apenas com pessoas honestas e gentis. Então, ele vai se tornar o ‘deus do novo mundo’.
Light é decisivo e é conduzido para alcançar suas ambições, sem deixar de lado suas crenças. “
ENTJs desejam tomar o controle da situação, quando acreditam que esta é problemática. Com seu Te e Ni a todo vapor, eles buscam encontrar uma solução prática e que dê resultados.
Christian Grey (50 Tons de Cinza)
O imenso poder é adquirido assegurando-se, em seus devaneios secretos, que você nasceu para controlar as coisas.
Christian Grey
Christian Grey levou o desejo por controle absoluto dos ENTJs para outro nível. Adepto do sadomasoquismo, ele é obcecado em sentir que está comandando totalmente outra pessoa. No entanto, ele não aceita ficar na outra ponta da situação (a da pessoa que “sofre”), preferindo ser sempre aquele que possui o chicote e cuja vontade é sempre atendida. Provavelmente, ele gosta de ter a sensação de poder que isso pode trazer.
A relação dele com o mundo físico nos dá a entender que ele possui Sensação Extrovertida como, pelo menos, a terceira função em seu estoque.
Alguns desejam defender a tese de que Christian seria na verdade INTJ, porém, INTJs tem a Sensação Extrovertida como função inferior, que é a que eles mais têm dificuldades de acessar, enquanto que esta é uma função de uso natural para os ENTJs, que adoram ter momentos espontâneos e de aventura, tais como os desfrutados por Christian Grey.
Ele também gosta de mostrar suas posses para a sociedade, tendo uma tendência menos reclusa, portanto, mais extrovertida.
Eu não acredito em sorte ou azar. Quanto mais duro eu trabalho mais sorte eu pareço ter.
Christian Grey
Além disso, Grey é muito bem sucedido financeira e profissionalmente.
Lyana Mormont (Game of Thrones)
“Eu não pretendo ficar tricotando enquanto homens lutam por mim. Eu posso ser pequena, e uma menina, mas eu sou do norte como você.. E não preciso da sua permissão para defendê-lo”
Lyana Mormont
A forma como a jovem Lyana Mormont fala e impõe sua vontade sobre as outras pessoas, com muita autoconfiança, deixa facilmente transparecer o fato de que sua personalidade do MBTI só pode ser a Comandante (ENTJ).
Mulher, jovem e cheia de responsabilidades, Lyana é a senhora da Ilha dos Ursos, o que significa que ela é inclusive responsável pelo exército da Casa Mormont, mesmo tendo apenas cerca de dez anos.
Quando Lyana fala, todos obedecem.