personalidade ESFJ mbti
Famosos e personagens na Tipologia Jung,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Análise ESFJs Brasileiros Famosos: Ana Maria Braga e Galvão Bueno

Considerando que uma das profissões ideais para quem tem a personalidade ESFJ é ser justamente um host (anfitrião, hospedeiro), não é de se espantar que várias das estrelas televisivas sejam justamente dessa personalidade em particular.

O ESFJ comum sabe como fazer seus convidados se sentirem bem e acolhidos, uma vez que utilizando seu Sentimento Extrovertido Dominante, o ESFJ consegue facilmente dominar o ambiente emocional que o cerca. 

O ESFJ costuma se sentir responsável pelo estado emocional alheio, e, sendo assim, ele toma as rédeas da vibe local em suas mãos.

E é absolutamente impressionante a habilidade ESFJ de dominar as emoções. Quando analisamos Ana Maria Braga ou Galvão Bueno podemos perceber isso facilmente.

Analisemos agora as quatro funções do ESFJ, utilizando como exemplo os dois brasileiros.

Sentimento Extrovertido Dominante:

Galvão Bueno: 

Galvão transmite emoção a cada sílaba que pronuncia. Ansiedade, tristeza, medo, preocupação, êxtase. Está tudo lá, na voz do Galvão, e essa é, sem dúvida, sua principal especialidade. Quando grita “gol” Galvão preenche qualquer ambiente com emoções as quais ninguém consegue permanecer imune. Todo mundo à sua volta, e quem o ouve, irá ser influenciado, quer queira ou não.

O fato é que todos serão contagiados por uma força maior, que é justamente o Sentimento Extrovertido Dominante de Galvão. Tudo que é extrovertido, é “para fora”, e isso basicamente significa que todos irão conhecer as emoções de Galvão, e serão influenciados por elas.

Além disso, quando atua como anfitrião em algum programa, Galvão sempre se esforça para deixar a outra pessoa à vontade, e não poupa elogios para fazer com que seus convidados se sintam bem ali.

Ana Maria Braga

Se Ana quer que as emoções do ambiente fiquem um pouco mais sérias e pesadas (o que ocorre dependendo do assunto a ser tratado), basta ela lançar um olhar fatal para quem quer que seja. Pronto. Ninguém mais sorri naquele ambiente. 

Ana transmite emoções de várias maneiras

E quando quer que as pessoas sintam alegria, Ana pode simplesmente dar uma risada. É aquela risada que preenche o ambiente e contagia a todos à sua volta. Quem estava triste terá que se sentir alegre, nem que seja por alguns segundos. Não, essa pessoa não tem escolha. 

Ana faz o que quiser com a atmosfera emocional à sua volta, e isso é um dos maiores indicativos de que sua função dominante é Fe.

Além disso, Ana sabe como lidar com gregos e troianos quando a questão é fazer com que seus convidados se sintam bem e acolhidos em seu programa. Manter a harmonia social é sua habilidade principal.

Sensação Introvertida Auxiliar

Galvão Bueno: 

Uma jogada pode suscitar uma memória. A prova de que Galvão tem Sensação Introvertida é que ele está constantemente relembrando coisas que testemunhou décadas atrás. Sensação Introvertida é isso: fazer associações entre presente e passado. O que acontece hoje, já aconteceu antes. Não há nada de novo sob o Sol.

As memórias vão sendo suscitadas, e ele vai nos relembrando de um jogo ocorrido em 1980, quando um pênalti semelhante ao do jogo que narra agora ocorreu, entre time tal e time tal, aos 32 do segundo tempo. O narrador lembra até o nome dos jogadores envolvidos, o Estádio onde aquilo se passou e tudo mais.

Galvão é um contador de histórias. Coisas que ocorreram há muito tempo ainda estão vívidas em sua memória de ESFJ.

Ana Maria Braga

Faz muito sentido que seu programa tenha sido por muito tempo dedicado à gastronomia, e até hoje isso ainda faz parte. Quem tem Sensação Introvertida gosta de ter experiências sensoriais.

Diferente de Sensação Extrovertida que tem mais a ver a dar experiências para outras pessoas, ou ter experiências em conjunto com alguém. 

Ana apenas quer experimentar o bolo para saber se gosta ou não. Ela quer ter a experiência de saborear o bolo. Ela quer sentir.

Além disso, ela está muito bem com sua rotina diária de acordar cedo e ir fazer o programa, sempre na mesma hora. Sempre do mesmo jeito há anos. É isso que ela sabe e gosta de fazer, e definitivamente Ana não demonstra desejo de mudar sua rotina para outra coisa qualquer. Ela tem lealdade ao programa, e também se mostra extremamente responsável e confiável, jamais deixando a desejar e sempre cumprindo suas obrigações.

Intuição Extrovertida Terciária

Galvão Bueno: 

Quem tem Intuição Extrovertida nunca fica sem ter o que dizer. Ter Ne é ter acesso a um estoque de ideias infinitas. 

Isso é ideal para manter a conversa vivida com os convidados e o programa acontecendo. Ou, quando o jogo está meio parado, Galvão utiliza seu Ne para distrair os telespectadores para que eles não mudem de canal.

Ter Ne é ter ideias sobre tudo, seja porque já ouviu falar em algum momento, ou já leu sobre em algum lugar.

Ana Maria Braga

Os assuntos nunca terminam quando você tem Intuição Extrovertida. Intuição Extrovertida é justamente captar as ideias que pululam no metafísico.

Um ESFJ com seu Ne bem desenvolvido pode falar sem parar sobre absolutamente qualquer assunto. Ele simplesmente capta as ideias do cosmos, do inconsciente coletivo, e as distribui para os outros.

Logo, Ana consegue receber qualquer pessoa como convidado, e pode falar sobre qualquer coisa que seja. Não há limitação nesse âmbito, uma vez que possui criatividade necessária para manter a conversa fluindo.

Sua Intuição Extrovertida entretém seus convidados até o momento da despedida.

Pensamento Introvertido Inferior

Galvão Bueno: 

A função Pensamento Introvertido pode ser extremamente útil para narrar jogos, uma vez que ajuda Galvão a captar a lógica dos acontecimentos e fazer análises embasadas das jogadas. Galvão analisa os porquês de tudo que ocorreu em campo, buscando um sentido racional para aquilo.

Ana Maria Braga

Todas as funções anteriores são muito úteis e maravilhosas, mas será que as pessoas vão te levar a sério se o que você disser não fizer sentido? É aí que entra o Pensamento Introvertido. Ana pode falar mesmo sobre qualquer assunto, porém, isso por si só não seria suficiente. Aí entra o Pensamento Introvertido que ajuda Ana a argumentar a favor de uma situação ou outra. Pensamento Introvertido é lógica pura, e Ana utiliza isso quando precisa defender algum ponto de vista.

Também é útil para realização de outras atividades, tais como cozinhar, encontrando a melhor forma – a mais lógica, correta e assertiva – de realizar tal coisa.

Conclusão

Podemos dizer que basicamente, tanto Ana quanto Galvão são os hosts perfeitos. Eles são dotados de todas as ferramentas necessárias para a execução de suas atividades, e, possivelmente por este motivo, estejam a tanto tempo fazendo sucesso em suas funções.

Simplesmente não é qualquer um que teria capacidade de substituí-los e conseguir a mesma relevância. 

Você também pode gostar...