Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Personagens da Ficção que são ESTJs

Regina George (Meninas Malvadas)

“Entra aí, perdedora, nós vamos fazer compras.”

Regina George

ESTJs são conhecidos por se sentirem confortáveis tendo uma estrutura hierárquica bem definida, bem como estarem em um ambiente dominado por regras claras e normas. A sensação de ter ordem à sua volta é refrescante para um ESTJ.

 Regina George se encaixa bem na personalidade ESTJ, pois ela gosta de criar essas estruturas hierárquicas em seu ambiente, mesmo que este seja o Colégio, e também é famosa por ter até mesmo criado um esquema relativo à que roupa utilizar em cada dia da semana. Regras e ordem.

Regina também possui uma habilidade de liderança natural, e está sempre gerenciando as outras pessoas, para que elas estejam sempre dentro da estrutura de ordem que ela criou, e na qual ela se sente bem.

“Ela não vai sair com ninguém agora.”

Regina George

Uma das cenas que também deixa claro como Regina é bastante orientada a resultados, tal como uma ESTJ comum, é quando ela liga para a mãe de uma menina que estava saindo com o ex namorado de uma de suas amigas(Gretchen), um rapaz chamado Jason. Regina finge ser de uma organização abortista, e assim consegue causar problemas para a nova namorada de Jason, evitando que ela saia com ele.

Seu Sirigueijo (Bob Sponja)

“Eu nunca me senti como uma estranha combinação de piedade e indigestão.”

Seu Sirigueijo

De acordo com o Fandom do Bob Sponja:

“Eugene Harold Siriguejo nasceu com o sangue de um pirata. Ele foi principalmente ensinado e criado por seu avô, o pirata Barba Vermelha. Durante seus anos pré-adolescentes, ele assumiu o navio de sua família, o Siri Cascudo.”

Ainda pré adolescente, Seu Sirigueijo já havia sido dotado de responsabilidade em relação aos negócios da família. ESTJs costumam ser vistos pelas pessoas a sua volta, especialmente da família, como alguém com quem eles podem contar. Sendo assim, é normal na vida de um ESTJ começar a receber responsabilidades desde cedo.

Continuando:

“No entanto, ele percebeu que ele não estava fazendo um lucro, então ele decidiu fugir com as últimas palavras de seu avô assombrando ele, “Um pirata nunca mente.” Ele então se juntou a Marinha do Pacífico. Siriguejo ganhou o apelido de Siriguejo Carapaça, e o título de ser o chefe da tripulação. “

Aqui vemos outra característica bastante comum dos ESTJs. Este tipo de personalidade tende a gostar de organizações tradicionais e com hierarquia bem definida. Isso dá a eles uma sensação de ordem e segurança que eles a-do-ram. Portanto, muitos acabam gravitando em direção a organizações militares, tal como a Marinha, exatamente por ela oferecer este tipo de sensação para eles. Tal como Sirigueijo fez.

 “Sua sorte mudou quando ele comprou uma casa local de falência da reforma, “O Siri Enferrujado”, que ele decidiu se transformar em um restaurante, tornando-se assim o Siri Cascudo depois de seu navio pirata. Ele decidiu entrar no negócio, a venda de sua família hambúrgueres de siri . O Siri Cascudo foi extremamente bem sucedido desde o início, e durante anos permaneceu como o restaurante mais visitado da Fenda do Biquini. Em algum momento de sua vida ele foi o chefe de cozinha do S.S Diarreia e limpou os banheiros no S.S Gourmet.”

Sem possuir nenhum tipo de medo do trabalho, um ESTJ é capaz de trabalhar duro em qualquer lugar. Não é de se espantar que Sirigueijo tenha trabalhado até de limpar banheiros em algum momento. Também foi chefe de cozinha, o que é compatível com a personalidade ESTJ, também conhecida como personalidade Gerente.

“Tempo é dinheiro, e se você meninos estão perdendo tempo, então você está desperdiçando dinheiro! E isso é apenas o começo!”

Seu Sirigueijo

Eventualmente, ele abriu o próprio negócio e… trabalhou ainda mais, conseguindo o sucesso.

Segundo estatísticas, inclusive, o ESTJ seria um dos tipos de personalidade mais bem sucedidos financeiramente. 

Barbossa (Piratas do Caribe)

“Explodam tudo em carcaças, homens! Vão direto para o paiol! E o resto de vocês, traga-me aquele medalhão!”

Barbossa

De acordo com o Fandom da Disney:

“Confiante e persuasivo, Hector Barbossa combina experiência com ousadia quase irresponsável. Barbossa se tornou um pirata por causa de seu desejo de aumentar seu status social e sua ganância por riqueza e poder, mas não porque ele queria viver uma vida de aventuras como um pirata como Jack Sparrow. Ele se considerava um cavalheiro dos mares e poderia ser educado se quisesse; ele possuía uma certa eloqüência que frequentemente usava em seu proveito. Como alguns piratas, Barbossa considerou o Código dos Piratas “mais diretrizes do que regras reais”, mas mesmo assim ele respeitou o direito de negociação e preferiu interpretar o Código em seu próprio favor em vez de violá-lo abertamente.”

Diferente de Jack Sparrow, que possui uma inclinação à inovação, o Capitão Barbossa de Piratas do Caribe prefere o velho jeito de gerir navios. Ligado à tradição dos mares e usando o Código dos Piratas quando precisa, Barbossa tende definitivamente para o lado ESTJ da força.

“O mundo costumava ser um lugar melhor.”

Barbossa

A demonstração de seu Si (Sensação Introvertida) é bem clara quando Barbossa começa a relembrar o passado, de forma saudosista. 

Sendo sensorial, as preocupações de Barbossa recaem no mundo prático e terreno, com pouco ou nenhum idealismo guiando suas ações. Seus objetivos são bem pé no chão, e ele também demonstra um bom perfil de liderança e gerência, sendo extremamente focado em resultados.

Você também pode gostar...