personalidade empresário mbti exemplos da ficção
Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Personagens da Ficção que são ESTPs

Thor Odinson

Thor Odinson (Vingadores)

“Nossa bênção e maldição é a liberdade de escolher nosso próprio destino.”

Thor Odinson

De acordo com o Fandom da Disney:

“Originalmente, Thor era muito arrogante e cheio de si e buscou a batalha para provar sua força e heroísmo. Ele também não enxergava muito longe (figurativamente falando), agia por impulso ou como se sentia justificado. Thor acreditava que tinha direito ao trono de Asgard e aguardava ansiosamente sua coroação.

Por suas ações e comportamento imprudentes, o pai de Thor, Odin, privou-o de seus poderes, títulos e direitos, banindo-o para Midgard até que ele se mostrasse digno de seu poder. O plano funcionou e ele voltou humilde e muito mais sábio e até agradeceu ao pai pelas lições que aprendeu.”

A vida é sobre crescimento e mudança. Mas você, meu querido irmão deus da trapaça, só quer ficar na mesma.

Thor Odinson

ESTPs são energéticos e orientados para a ação. Consequentemente, muitos atos são realizados na base do impulso e até mesmo imprudência.

O personagem Thor se encaixa perfeitamente nisso.

“Isso não é como ir à Terra onde você solta alguns raios e os humanos o tratam como um Deus.”

Ele pode ser bastante reativo ao momento presente por ter Sensação Extrovertida como função principal. No entanto, diferentemente dos ESFPs que também possuem essa função como principal, os ESTPs tem preferência por tomar decisões não baseadas em sentimentos, valores e emoções, mas baseadas em racionalismo e resultados. Por não ser um Feeler, mas um Thinker, Thor não é muito emocional. De fato, ninguém pode acusá-lo de ser um personagem emotivo. 

Ele é mais afeito a palavras rápidas e tiradas inteligentes e sarcásticas, como um ESTP normalmente seria.

Johnny Bravo

Johnny Bravo

“Chega de falar de você, vamos falar de mim, Johnny Bravo.”

Johnny Bravo

Autoconfiante, seguro de si, vaidoso e autocentrado, Johnny Bravo é um excelente exemplar de ESTP. É claro que por ocasião de ser uma ficção, o personagem de Johnny possui traços de personalidade intencionalmente exagerados. Ele talvez fosse um ESTP elevado a quinta potência. Um ESTP normal será menos excessivo do que Johnny, evidentemente.

“Eu sou Johnny Bravo, o exército de um homem só!”

Johnny Bravo

A melhor coisa parece ser que para um ESTP, não parece haver tempo ruim, nunca. Com uma imensa fé em si mesmos, eles acreditam que tudo pode dar certo – porque eles farão dar certo. E mesmo se der errado, um ESTP não perde muito tempo lamentando ou sofrendo, partindo em busca da próxima aventura ou ideia em seguida.

“Outro atributo que Johnny possui é a extrema determinação, já que ele passa por muitas tarefas, até mesmo com risco de vida, para conquistar o coração de uma garota, embora isso muitas vezes resulte em fracasso, já que ele sempre estraga suas tarefas de ganhar corações no fim. Revela-se que ele não possui o conceito de romance, nem a responsabilidade e etiqueta de um cavalheiro, o que muito contribui para seu fracasso com as mulheres, pois, para ele, a beleza é suficiente para conquistar o coração de uma mulher.”

Tóquio

Tóquio (La Casa de Papel)

Eu posso me comportar como uma garota decente, mas, ao longo do tempo, a garota safada que está dentro de mim acaba por tomar o controle.

Tóquio

O Fandom da Casa de Papel, diz:

“Tóquio pode ser muito impulsiva e imatura às vezes, deixando seu relacionamento com o Rio complicar os planos para o roubo. Tóquio está confiante e não se importa em usar sua aparência e sexualidade a seu favor. No entanto, seu amor pelo Rio é genuíno, o que mostra como ela pode ser muito protetora e amorosa com as pessoas de quem realmente gosta.”

Isso de ser protetora e amorosa com as pessoas de quem gosta é bastante Fe (Sentimento Extrovertido), uma das funções de um ESTP. Além da impulsividade, auto confiança e, de vez em quando, uma certa imaturidade.

Apesar de agir aparentemente de forma imprudente de vez em quando, Tóquio é bastante analítica das situações em que se encontra, sempre tentando entender tudo melhor e encaixar os fatos nos lugares, o que é uma característica forte do Pensamento Introvertido (Ti). 

Tudo pode ir para o inferno em menos de um segundo. Em momentos como este, você sente a morte se aproximando e sabe que nada será igual. Mas você precisa fazer o que for preciso para sobreviver.

Tóquio

Tóquio poderia ser descrita como uma moça inteligente, no entanto, imprudente, e que às vezes deixa levar pelo momento, exatamente como alguém com Sensação Extrovertida como função principal faria.

No entanto, ela é muito obstinada e sabe o que quer. Tóquio não fica presa numa rede de várias possibilidades (que seria característica da Intuição Extrovertida, que ela não possui). Antes, ela não demora muito para tomar decisões, o que é mais próprio de quem tem Intuição Introvertida. No entanto, como esta é a função menos desenvolvida de Tóquio (a função inferior), nem sempre o que ela projeta acaba saindo como ela esperava.

Você também pode gostar...