Daenerys Targaryen (Game of Thrones)
“Eu não sou uma mulher comum. Meus sonhos se tornam realidade.”
Daenerys Targaryen
A vida de Daenerys foi totalmente conduzida e baseada pelo seu NI dominante (Intuição Introvertida), na forma de uma visão futura do que ela poderia se tornar – uma conquistadora, e a Rainha de Westeros.
Evidências de que Fe (Sentimento Extrovertido) está numa colocação bem alta em seu estoque de funções cognitivas (no caso, ocupando o segundo lugar como função auxiliar) é o fato de que Daenerys muitas vezes se via contagiada pela tristeza ou felicidade das outras pessoas.
Deixe os padres discutirem sobre o bem e o mal. A escravidão é real. Eu posso acabar com isso. Eu vou acabar com isso. E vou acabar com aqueles que estão por trás disso.
Daenerys não conseguia ficar imune às cenas de pessoas sofrendo, por exemplo. Quando via alguém triste ou com problemas, Daenerys imediatamente se solidarizava, e oferecia seu apoio e ajuda a essa pessoa, em busca de ajudá-la a resolver seu problema. Não apenas isso, mas o sentimento de tristeza da outra pessoa se apossava dela, e ela ficava imediatamente triste também. Isso é uma característica forte de quem possui Sentimento Extrovertido.
Tendo a Sensação Extrovertida como função inferior, Daenerys não passava muito tempo focada no presente. Seu pensamento era sempre voltado para o futuro, para quando ela conquistasse o trono de ferro.
“Se olhar pra trás estou perdida.”
Daenerys Targaryen
Uma vez que as pessoas têm mais dificuldade de acessar sua função inferior. No caso da Sensação Extrovertida, esta é a função ligada a experienciar o momento presente. Daenerys sempre teve seus olhos voltados para o futuro, através de sua Intuição Introvertida.
Mais que isso, entre todas as 8 funções de Daenerys, a menos desenvolvida de todas é a Sensação Introvertida, que é ligada ao passado. Portanto, Daenerys é definitivamente uma visionária. Tanto que várias de suas frases são como profecias para o futuro, sobre como as coisas vão ser.
“Nossos pais foram homens maus, os de todos nós aqui. Eles deixaram o mundo pior do que o encontraram. Não vamos fazer isso. Vamos deixar o mundo melhor do que o encontramos.”
Daenerys Targaryen
Essa visão de Daenerys sobre o futuro também dá a ela um caráter inspirador. Tanto que ela consegue angariar vários seguidores durante sua vida.
Joe Goldberg (You)
“Você sabe, o primeiro passo para consertar algo é saber que não importa o quão destruído pareça, sempre pode ser salvo.”
Daenerys Targaryen
As funções cognitivas de Joe ficam evidentes logo nas primeiras cenas, quando Joe observa Becky entrar em sua loja de livros. Utilizando a Sensação Extrovertida para observar todos os trejeitos de Becky, Joe passa a analisá-la mentalmente, em um diálogo interno que parece juntar a Intuição Introvertida, o Sentimento Extrovertido e o Pensamento Introvertido a fim de criar um retrato mental acurado de Becky.
“A menina invisível se apaixona pelo cara que a entende.”
Daenerys Targaryen
Joe é, basicamente, um analista de pessoas e de seus comportamentos. Este tipo de inclinação é típico de quem possui como funções principais Ni e Fe, não necessariamente nesta ordem (ENFJs também gostam de analisar pessoas, no entanto, são extrovertidos).
“Se eu não estivesse tão cego pelo amor, teria visto os segredos bem na minha frente esperando para serem descobertos.”
Daenerys Targaryen
Trabalhando sozinho e dialogando internamente consigo mesmo o tempo todo, Joe Goldberg definitivamente é um Introvertido que passa incríveis quantidades de tempo dentro da própria mente.
Michael Scofield (Prision Break)
“Eu escolho ter fé, porque, sem ela, eu não tenho nada … É a única coisa que me faz continuar.”
Michael Scofield
Michael é um exemplo de Infj que faz grande uso de sua terceira função cognitiva, o TI (Pensamento Introvertido). Foi com o auxílio do Ti e Ni (Intuição Introvertida) que Michael projetou toda a fuga da prisão.
Muitos poderiam confundir este personagem com um INTJ, devido a grande habilidade estratégica e de planejamento que ele possui, no entanto, isso seria incompatível com a excessiva demonstração de Sentimento Extrovertido do Personagem (Intjs possuem Sentimento Introvertido).
Como? Bem, quem assistiu Prision Break sabe que Michael sempre demonstrou uma grande preocupação em relação a como as outras pessoas estão se sentindo. Michael sempre se viu incapaz de desconsiderar os sentimentos alheios enquanto colocava em prática seu plano.
Acredite em mim, entendo o impulso de puxar o gatilho. Mas se nos perdermos, perderemos tudo.
Michael Scofield
Sempre que uma situação pudesse requerer que Michael agisse friamente, focando mais nos resultados tal qual um Thinker, Michael acabava exibindo traços de Feeler, vendo-se incapaz de ignorar o fator humano para atingir resultados, e acabava levando os problemas das outras pessoas em consideração quando tomava uma decisão, mesmo que isso custasse algum atraso para seu plano.
Quando um homem está caído, você estica sua mão pra ele.”
Michael Scofield
Um Intj, por outro lado, seria mais propenso a focar nos objetivos finais, sem considerar o fator humano.
Definitivamente, Michael Scotfield é um INFJ.