Quais são as melhores combinações amorosas, afetivas, sociais e de amizade para o ESTJ com base nas FUNÇÕES COGNITIVAS?
Primeiro, temos que definir a existência de duas coisas: camaradagem e compatibilidade social (a compatibilidade social serve para amizade, romance e trabalho).
Embora pessoas com as mesmas funções e mesmo tipos possam ser bons “camaradas”, quando se trata de construir um relacionamento profundo, é preciso mais do que isso.
É aí que entram as funções cognitivas e o espanto de muita gente quando descobre os tipos que realmente são compatíveis com o seu. Os tipos mais compatíveis são aqueles que também são COMPLEMENTARES ao seu.
Ou seja. Um ESTJ não pode ser complementar a outro ESTJ. Eles podem apenas ser “camaradas”, mas sem muita profundidade, pois as funções são as mesmas.
Isso significa então que um INFP, que seria em tese 100% oposto ao ESTJ, seria o tipo mais complementar ao do ESTJ? Errado, pois o INFP também possui as mesmas funções do ESTJ.
E então, o que isso significa? Para descobrir os tipos mais compatíveis com o ESTJ, temos que primeiro olhar quais são as principais funções que o ESTJ utiliza.
Dê uma olhada a seguir:
ESTJ possui as seguintes funções:
TE – Pensamento Extrovertido(Função Dominante)
SI – Sensação Introvertida (Função Auxiliar)
NE – Intuição Extrovertida (Função Terciária)
FI – Sentimento Introvertido(Função Inferior)
Portanto, as funções que são complementares às do ESTJ, seriam:
Existem quatro tipos do MBTI que possuem exatamente as funções que são consideradas complementares às funções do ESTJ, e que, portanto, tendem a se dar melhor socialmente com o ESTJ do que o resto.
São eles: INFJ, ENFJ, ISTP e ESTP .
Mas porque exatamente ter funções opostas ajuda na compatibilidade e ter as mesmas funções não ajuda?
Pois bem. O motivo para isso, é que cada Função Extrovertida quer “consumir” ou interagir com sua contraparte Introvertida.
Ou seja:
FE (Sentimento Extrovertido) quer interagir com FI (Sentimento Introvertido)
NE (Intuição Extrovertida) quer interagir com NI (Intuição Introvertida)
SE (Sensação Extrovertida) quer interagir com SI (Sensação Introvertida)
TE (Pensamento Extrovertido) quer interagir com TI (Pensamento Introvertido)
Enfim, digamos que quando uma Função Extrovertida encontra sua contraparte Introvertida facilmente, ela fica “feliz”, e pode se expressar melhor, e também ser compreendida melhor.
Vejamos agora os quadros demonstrando a Boa Compatibilidade Social do ESTJ com os seus tipos mais complementares:
Este seria o quadro mais compatível entre todos, uma vez que as funções Extrovertidas de um podem facilmente contactar e interagir com as funções Introvertidas do outro, gerando poucos conflitos e mútuo entendimento.
Nos demais quadros, também vemos como as Funções Extrovertidas conseguem encontrar facilmente suas contrapartes Introvertidas nas funções da outra pessoa.
E quanto as piores compatibilidades para o ESTJ?
Para efeito de comparação, vejamos agora como seria o quadro de afinidade entre as funções do ESTJ com o INFP, que possui as mesmas funções do ESTJ – em diferente ordem.
Perceba como as funções extrovertidas precisam alcançar o fundo das funções do outro (conhecido também como “Sombra”) para acharem suas contrapartes, e muitas vezes nem sequer as encontram (na realidade), resultando em um entendimento prejudicado, e um alto grau de conflituosidade.
O mesmo ocorre com a compatibilidade funcional entre ESTJ-ISTJ :
Basta comparar o quadro de compatibilidade do ESTJ – ISTJ com o do ESTJ – INFJ por exemplo, para perceber a diferença entre os dois casos.
Um ESTJ teria uma relação mais rica e recompensadora com um INFJ do que com um ISTJ.
Por este motivo, as piores compatibilidades para o ESTJ são:
Estes quatro, por terem as mesmas funções cognitivas do ESTJ, são incapazes de complementá-lo com sucesso. No entanto, podem ter uma boa relação de “camaradagem”.
LEIA TAMBÉM: 13 EVIDÊNCIAS DE QUE VOCÊ É UM ESTJ