Bruce Wayne (Batman)
“Ou você morre como um herói, ou vive o bastante para se tornar um vilão”
Bruce Wayne
Vivendo numa caverna subterrânea, sozinho e rodeado de morcegos, Batman é, definitivamente, um introvertido.
E desde que Bruce Wayne teve uma visão de si mesmo agindo contra o mal em Gotham, ele buscou meios para transformar essa visão em realidade. Esse tipo de “visão” é usualmente relacionado à Intuição Introvertida, quando a pessoa imagina um futuro para si mesma ou para uma determinada situação, local ou evento. E, com o auxílio do TE (Pensamento Extrovertido), Bruce encontrou meios para trazer sua intuição para o mundo concreto.
Todos os atos de Bruce Wayne são guiados pela visão vinda de seu NI dominante: o plano de combater o mal em Gotham City.
Além disso, uma forte evidência de que Batman possui também o Sentimento Introvertido como uma de suas quatro funções é o fato de que ele costuma agir sem deixar de lado seu código próprio de princípios e moral. Um exemplo é a decisão que ele tomou de jamais tirar uma vida humana enquanto combate os bandidos de Gotham.
Somado a isso, seu jeito taciturno, sua expressão séria e seu temperamento completamente imune às influências externas fortifica o fato de que ele não possui Sentimento Extrovertido no seu estoque de funções cognitivas.
Nos deixando com um NI – TE – FI – SE como resultado.
Thanos
A realidade pode ser o que eu quiser.
Thanos
Assim como Bruce Wayne, Thanos idealizou um futuro com a ajuda de seu NI dominante. A partir de então, todos seus atos foram condicionados de alguma forma a esse plano futuro intuído por ele.
Vocês costumavam dormir com fome, lutando por restos. Seu planeta estava à beira do colapso. Eu parei tudo isso. Sabe o que acontece agora? As crianças aproveitam céus claros de barriga cheia. É um paraíso.
Thanos
Mesmo que aparente pervertido para a sociedade, Thanos tem também seu próprio código de moral, ética e princípios. O fato deste código ser completamente particular, e, inclusive, completamente independente dos códigos de moral vigentes na sociedade no momento em que ele atua, não deixa dúvidas de que ele possui FI (Sentimento Introvertido) em seu estoque de funções cognitivas. Ou seja, para ele, a ideia que ele mesmo tem sobre o que é certo e errado prevalece sobre o que o resto das pessoas acha que é certo ou errado.
Intuir um futuro e posteriormente traçar uma estratégia para tornar este futuro real com a ajuda do TE Auxiliar, não deixa dúvidas de que Thanos não cabe em nenhum outro tipo de personalidade que não o INTJ.
Michael Corleone (O Poderoso Chefão)
Homens realmente grandes não nascem grandes, tornam-se grandes.
Don Corleone
Uma vez que definiu que seria o novo chefão da Máfia Italiana americana, com a ajuda de seu Ni dominante, Michael direcionou todos seus atos para que sua visão viesse à fruição.
O fato de ele utilizar as mesmas táticas de ação comuns entre os mafiosos, tais como execuções eventuais, nos mostra que ele é um usuário do Pensamento Extrovertido (utiliza sistemas externos de ideias).
Michael gosta de planejar previamente sua ação contra os inimigos de sua família, sendo um estrategista nato, o que também indica que ele possui uma inclinação que é mais futura (Intuição Introvertida) do que presente, uma vez que sua função inferior é a Sensação Extrovertida (que é a principal função ligada ao momento presente), e que é a função que Michael mais tem dificuldade de acessar.
Michael não gosta de agir baseado no sabor do momento. Ele prefere sempre estar preparado para as coisas que vão acontecer, e, se possível, prevê-las e controlá-las.
Por isso, Mike Corleone definitivamente é um INTJ.