ENFP e INFP relacionamento
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI)

Relacionamento INFP – ENFP

Como é a combinação entre INFP e ENFP?

Ambos possuem as mesmas funções cognitivas, porém, com uma diferença de colocação.

 Enquanto o ENFP possui Ne + Fi + Te + Si, o INFP possui Fi + Ne + Si + Te. E isso é suficiente para criar algumas diferenças de temperamento.

Por exemplo, por ter Si terciária, o INFP é mais propenso a ter dificuldades para sair de sua Zona de Conforto e realizar coisas novas. Já o ENFP tem Te terciária, o que o torna mais propenso a tentar realizar seus próprios sonhos, mesmo que isso exija sair da Zona de Conforto.

Um é introvertido, e o outro   é extrovertido. Então, é bem provável que o ENFP tenha uma vida social mais agitada que o INFP. Ele deve comparecer a muito mais festas e eventos sociais, enquanto que o INFP provavelmente prefere passar o tempo em casa lendo um livro.

Ambos preferem colocar a diversão à frente do trabalho. Ambos são um pouco desorganizados e é bem provável que seus respectivos espaços de vivência sejam um tanto caóticos. Ambos tendem a ser sensíveis e a possuir uma boa inteligência emocional, e costumam saber fazer as outras pessoas se sentirem bem consigo mesmas.

O ENFP é um encorajador natural. Ele poderá tentar encorajar o INFP a sair da zona de conforto na qual ele usualmente se encontra, e tentar realizar seus sonhos. Mas eventualmente, o ENFP pode se sentir frustrado pela falta de motivação e esforço do INFP em fazer isso. 

Eventualmente, ficará claro que alguém precisa pegar as rédeas da relação, e muito provavelmente esse alguém terá que ser o ENFP (por ter Te terciária e ter uma maior tendência a controlar os eventos do que o INFP), mesmo que o ENFP faça isso um pouco contrariado.

Porém, esse normalmente não é o papel no qual o ENFP se sente mais confortável. Ter que ser aquele que garante que as contas sejam pagas, ou que as coisas aconteçam, pode ser um pouco esmagador para o espírito livre do ENFP.

Eventualmente também poderá haver uma multitude de desentendimentos variados, com um ou ambos sentindo-se escassamente acolhidos pela outra pessoa. Nenhum dos dois é muito fã de ter suas opiniões contrariadas ou não aceitas. E ambos tendem a levar muito a sério seus respectivos sistemas de crenças e valores, embora o INFP possa ser mais apegado a isso que o ENFP. Qualquer briga ou crítica tem o potencial de ofender a outra pessoa e a fazê-la sentir-se pouco acolhida, compreendida ou aceita.

Ambos priorizam a parte sentimental sobre a “racional”, e ambos têm uma fraqueza similar relativa às funções cognitivas (nenhum dos dois possui Pensamento Introvertido bem desenvolvido, o que faz com que falte lógica em algumas decisões ou opiniões. Outro ponto fraco em comum é a ausência da Sensação Extrovertida, que faz com que ambos fiquem presos num mundo de possibilidades e teorias, e precisem de um esforço consciente para prestar atenção nos seus arredores físicos imediatos).

Lado bom

Pode haver uma admiração pela outra pessoa, o que é muito comum quando as funções cognitivas são as mesmas. Pode haver a sensação de desejar ser mais como a outra pessoa, desenvolvendo melhor suas próprias características.

O INFP tende a ser bastante sensível às necessidades de espaço do ENFP, e, se for preciso, o INFP se afasta sem fazer perguntas, para deixar o ENFP à vontade.

Quando tudo está bem, ou seja, sem desentendimentos, eles podem gozar de um relacionamento apaixonado e cheio de juras de amor eterno. Ambos adoram falar sobre seus próprios sentimentos, e conversas sobre esse tópico não devem ser escassas.

Ambos são imaginativos, criativos e gostam de tentar coisas novas.

O tédio não deve fazer parte dessa relação.

Conclusão

Não podemos dizer que essa combinação possui um potencial absolutamente incrível. Por certo tempo, tudo pode funcionar bem. Mas, eventualmente, alguns desentendimentos podem surgir e machucar ambas as pessoas.

Parte dos problemas decorre do fato de que suas funções cognitivas não são complementares. 

Isso não impede a existência de bons momentos cheios de sonhos e romantismo exacerbados, que tendem a manter ambos contentes por período limitado.

Eventualmente, porém, a realidade bate à porta, e acontece que ambos são extremamente sonhadores para lidar com ela.

Você também pode gostar...