Como é a combinação INTJ e ESFP, no MBTI?
De acordo com as funções cognitivas, essa não seria uma boa combinação.
Nota-se de cara que são personalidades opostas. Porém, existem dois tipos de opostos: o complementar, e o incompatível.
Enquanto que o oposto complementar do INTJ é o ENTP, e o oposto complementar do ESFP é o ISFJ, INTJ e ESFP são os opostos incompatíveis um do outro.
Ambos possuem as mesmas funções cognitivas, porém em ordem inversa. O que isso significa na prática é que não valorizam as mesmas coisas, não vêem o mundo da mesma maneira, e tudo que um despreza é justamente o que o outro valoriza.
Porém, não é difícil de encontrar pela net afora pessoas com depoimentos positivos acerca desta combinação. Das duas uma: ou, naturalmente, eles podem chegar a um acordo e desenvolver um sistema de benefício mútuo; ou, nesses depoimentos, um ou outro foi tipado incorretamente – talvez o INTJ seja na verdade um ISTJ ou o ESFP seja um ENFP.
Futuro e presente
Futuro: a palavra que define a personalidade Estrategista (INTJ). O INTJ está constantemente pensando nos possíveis desdobramentos das ações, e suas prováveis consequências. O INTJ vive para alcançar seus objetivos.
Futuro: aquilo que o ESFP mais tem dificuldade de acessar. O importante para o ESFP é viver o aqui e agora. Se ele morrer amanhã, pelo menos terá aproveitado a vida. Não faz sentido planejar muito longe quando se é um ESFP.
E talvez não faça sentido para o INTJ viver intensamente o momento presente, sem que ele tenha sido cautelosamente planejado e suas consequências estudadas previamente. Basicamente, ele irá apenas realizar as ações pré determinadas, enquanto que o ESFP irá de fato experienciar a situação, lidando com o que der e vier na hora, sem ter planejado um único segundo de tudo antes.
É claro que, com sorte, o ESFP pode auxiliar o INTJ a se soltar e a parar de querer controlar tudo que acontece. Enquanto que o INTJ pode ensinar ao ESFP como se organizar para o futuro.
Controle e espontaneidade
Um ponto de conflito pode surgir caso o INTJ queira controlar a personalidade mais espontânea de todas.
O ESFP jamais aceita ser monitorado e controlado. Ele necessita de liberdade para respirar. E se alguém tentar controlá-lo, ele desaparece. Não é algo com o que um ESFP saiba lidar. E, da mesma forma, o ESFP prefere lidar com o que surgir, ao invés de tentar controlar a situação. É sua especialidade máxima: improvisar e se adaptar.
Já o INTJ tem extrema dificuldade para ser espontâneo e simplesmente deixar as coisas acontecerem. Não é algo que ele consegue permitir, sendo que toda sua personalidade é focada em gerenciar o que vai acontecer.
Como poderão viver juntos se possuem uma abordagem oposta e conflitante perante a vida?
Apenas quem vive essa combinação pode responder isso.
Conclusão
Eles poderão tentar, mas irão encontrar pontos de incompatibilidade pura. Visões opostas, formas de lidar com as coisas que não tem base comum.
Mas quem sabe o INTJ consiga se divertir ao lado do ESFP, e o ESFP possa se esforçar mais em pensar no futuro e reconhecer a importância do planejamento.
Deverá, ao menos, haver certa admiração relativa à capacidade da outra pessoa de ser tão boa naquilo que o próprio é tão ruim.