ENFJ personalidade protagonista mbti
Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Personagens da Ficção que são ENFJs

Morpheus

Morpheus (Matrix)

Você tem que deixar tudo ir, Neo. Medo, dúvida e descrença. Liberte sua mente.

Morpheus

Morpheus é definitivamente um ótimo exemplo de ENFJ. 

Uma das palavras que mais descrevem a personalidade ENFJ é a de “Mentor” ou “Professor”. Isso fica muito explícito no personagem Morpheus, que age como um mentor especialmente de Neo.

Ao conhecer Neo, Morpheus imediatamente vê o potencial que Neo carrega, e declara, sem nenhuma dúvida: “Neo, você é o escolhido”. “Mbtiticamente” falando, essa certeza vem da função Intuição Introvertida, que age como uma visão do que o futuro pode ser.

A função Sentimento Extrovertido somada a da Intuição Introvertida faz com que os ENFJs consigam perceber como as pessoas são, e o que elas podem se tornar. Então, eles passam a incentivar e a tentar auxiliar a outra pessoa a desenvolver ao máximo seu potencial, sempre focando no que a pessoa pode ser ou conquistar no futuro

Pare de tentar me acertar e me acerte!

Morpheus

Isso descreve perfeitamente a relação de Morpheus e Neo no filme. Logo quando eles se conhecem, Morpheus auxilia Neo a desenvolver suas habilidades, seja ensinando coisas que ele acredita que Neo precisa saber, ou até mesmo treinando junto com Neo quando eles lutam dentro de uma realidade virtual.

Mesmo lá, o objetivo de Morpheus não é vencer Neo na luta, mas sim, ajudá-lo a lutar melhor.

Eu só posso lhe mostrar a porta.

Você é quem tem que atravessá-la.

Morpheus

No final, Neo se torna exatamente o que Morpheus visionou que ele iria se tornar. Mas podemos questionar se Neo teria conseguido isso sem a ajuda de Morpheus. Provavelmente, não.

Morpheus também possui uma presença física e de espírito absolutamente dominante. As pessoas sempre olham para ele em busca de orientação. Quando Morpheus está presente, ninguém tem dúvidas sobre quem é o líder. 

Morpheus é o líder que age como um mentor, protetor e até mesmo pai dos outros personagens. Ele sabe como lidar com as pessoas de forma a direcioná-las para um objetivo comum, sem utilizar nenhum meio de coerção agressiva e sem nenhuma fala autoritária. 

Não é possível ser mais ENFJ do que isso.

Margaery Tyrell

Margaery Tyrell (Game of Thrones)

Joffery: “Você poderia matar alguma coisa?

Margaery: “Eu não sei, sua graça, você acha que eu poderia?”

No começo de sua história, Margaery via Renly Baratheon (amante de seu irmão) como alguém com um grande potencial para ser Rei. Tanto que decide investir suas fichas nisso e casa-se com ele na esperança de ser Rainha, não apenas por ela, mas também para elevar o status de sua família, os Tyrells.

Essa observância de o que uma pessoa é no presente, e o que ela pode se tornar no futuro (no caso de Renly Baratheon transformando-se em Rei) é, como frisado anteriormente, uma característica típica dos ENFJs.

No entanto, o plano falha quando Renly é assassinado.

Há então uma mudança de estratégia, e agora Margaery decide chegar à Realeza através do casamento com um dos rapazes Lannisters.

Durante anos fingi amar os pobres, os aflitos. Tive pena deles, mas nunca os amei. Eles me enojam. 

Margaery Tyrell

Uma das coisas mais interessantes sobre Margaery Tyrell é a forma como ela age para chegar ao poder. Margaery possui uma grande preocupação em como as pessoas  irão perceber ela, desejando possuir a aprovação do máximo possível de pessoas em Westeros – até mesmo das pessoas de quem ela própria não gosta.

Diferente de Cersei, que não se importa em ser odiada, Margaery Tyrell sofre com a preocupação de de fato ser uma Rainha que todos amam. Podemos relacionar isso com ter Fe dominante (Sentimento Extrovertido).

Pessoas com Fe dominante, como os ENFJs, possuem uma certa preocupação em como são percebidos pelas outras pessoas. Então, para Margaery, não basta simplesmente ser uma rainha. Ela precisa também obter a aprovação das pessoas. Ser amada, ser querida.

Além disso, quem assistiu Game of Thrones testemunhou o poder do Fe dominante de Margaery em diversas cenas em que ela interage com outras pessoas.

Margaery se adequa a cada um com quem conversa, sempre abusando de seu carisma e simpatia. Ela desenvolveu tanto suas habilidades sociais que era capaz de lidar inclusive com Joffrey, um dos personagens mais difíceis de se conviver na trama. Com jeitinho, Margaery direcionava Joffrey para onde ela queria.

Inteligente, astuta e detentora de um grande tato político, conseguiu trazer pessoas para seu lado apenas com o poder do convencimento e do carisma. Novamente, isso é algo esperado de uma personalidade ENFJ.

All Might

Toshinori Yagi “All Might” (Boku no Hero Academia)

Se sentir que chegou ao seu limite, lembre-se do motivo pelo qual você cerra os punhos, lembre-se porque resolveu trilhar este caminho e permita que essa memória o carregue além de seus limites.

All Might

Segundo a página do Fandom de My Hero Academia:

“Sempre exibindo seu sorriso, All Might geralmente mostra uma atitude brilhante e na qual dá a entender que pode fazer de tudo, inspirando os outros desta forma. Ele tende a ser bastante amigável e simpático, devido à sua popularidade (…).

All Might tem uma atitude paterna em relação aos seus alunos e se orgulha de ajudar seus alunos como heróis. Ele é rápido para dar conselhos encorajadores para eles e muitas vezes diz que está orgulhoso de suas melhorias. “

E mais:

“ Ele foi o “Símbolo da Paz” e tal dissuasão contra o crime que os vilões foram desencorajados pela sua presença na sociedade. “

ENFJs se preocupam em atingir a harmonia social, e All Might de fato conseguiu realizar isto.

Além de agir de forma encorajadora e sempre de olho no potencial de seus alunos.

Você também pode gostar...