personalidade o lógico intp mbti em português
Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Personagens da Ficção que são INTPs

Sherlock Holmes

(INTP 5w4)

Sherlock Holmes

“Eu abomino a rotina monótona da existência. Eu anseio por excitação mental.”

 Sherlock Holmes no Livro O Signo dos Quatro, de Arthur Conan Doyle

INTP é o tipo mais lógico entre todos os 16 tipos. Possuindo Pensamento Introvertido como função dominante e Intuição Extrovertida como auxiliar, Intps são obcecados em encontrar a verdade dos fatos – por mais absurda que ela possa soar para as outras pessoas. 

A prova de que Sherlock Holmes possui TI (Pensamento Introvertido) , ao invés de TE (Pensamento Extrovertido), é justamente o fato de ele não utilizar sistemas externos de pensamento, mas sim, focar internamente para encontrar as respostas.

“Quando você eliminou o impossível, o que restar, por mais improvável que seja, deve ser a verdade?”

Sherlock Holmes, em O Signo dos Quatro

 Uma das principais características do Pensamento Introvertido é não ter medo de discordar das outras pessoas quando se acredita que elas estão erradas , e você está correto. 

E, utilizando o TI, o Intp começa a analisar os fatos e evidências a que vai tendo acesso, sem deixar de lado a criação de uma cadeia lógica de acontecimentos. Esses fatos e evidências vão dando origem a hipóteses, que são geradas com o auxílio do NE.

Graças a isso, nenhuma possibilidade, não importando o quanto absurda, embora ainda deva ser plausível, é descartada por um INTP.

É por isso que Sherlock Holmes tem a capacidade de encontrar explicações que ninguém mais conseguiria para as situações que ele investiga. 

E, no fim, tudo faz sentido.

L (Death Note)

(INTP 5w4)

L (Death Note)

“Não é um senso de justiça. Descobrir casos difíceis é o meu hobby. (…) É por isso que só aceito casos que despertam o meu interesse. “

L

Por serem especialistas em chegar à verdade dos fatos, não é à toa que a carreira de Investigador seja uma de escolha sucesso entre os INTPs da ficção.

Algo muito típico dos INTPs e que está presente na fala de L mostrada acima, é que INTPs tem mais sucesso em vencer a procrastinação quando estão perante a algum assunto que realmente desperte o interesse deles.

Outra frase interessante de L é a seguinte:

“Existem muitos tipos de monstros neste mundo. Monstros que não se mostram e que causam problemas; monstros que raptam crianças; monstros que devoram sonhos; monstros que sugam sangue, e … monstros que sempre contam mentiras. Monstros mentirosos são um verdadeiro incômodo. Eles são muito mais astutos do que outros monstros. Eles se passam por humanos, embora não entendam o que é o coração humano. Eles comem, embora nunca tenham sentido fome. Eles estudam, embora não tenham interesse em estudos. Eles buscam amizade, embora não saibam como amar. Se eu fosse encontrar um monstro assim, provavelmente seria comido por ele. Porque, na verdade, eu sou esse monstro.

 L, de Death Note

Outra característica atribuída à Intps é o parco entendimento do mundo de emoções e sentimentos da humanidade. Um dos possíveis motivos para isso, é o fato de que o Sentimento Introvertido, função que lida com como uma pessoa se sente, é a função cognitiva menos desenvolvida no INTP. 

Portanto, enquanto alguns tipos de personalidade vivem pela emoção e são cheios de conhecimento sobre o “coração humano”, tais como o INFP e o ISFP por terem o Sentimento Introvertido como função principal, outros como os Intps se batem para compreender as próprias emoções e acabam com fama de robôs, por serem pouco emocionais.

Urahara Kisuke (Bleach)

(INTP 5w4)

Urahara Kisuke

“Observe. Existe um método na minha loucura. ”

Urahara Kisuke

Intps nem sempre são facilmente compreendidos pelas pessoas, que, não raro, podem achar que as ideias dos Intps são um pouco loucas e fora da realidade.

Além disso, Kisuke é do tipo que age pouco e guarda muita coisa para si mesmo, preferindo estar nos bastidores da ação. Também não vemos Kisuke bravo ou inflamado por fortes emoções, sugerindo que as funções cognitivas relacionadas ao Sentimento não são predominantes na personalidade de Kisuke.

 Seus diálogos inteligentes e com pitadas de sarcasmo, suas ocasionais explicações informativas relacionadas aos seus métodos de batalha, ou o fato de que ele interage pouco com o ambiente (não tenta controlá-lo) são também exemplos de quem possui TI e NE como funções principais.

“Apesar de sua atitude desapaixonada, ele sempre fala educadamente, às vezes sarcasticamente. Se auto descreve como um  meramente honesto, bonito e pervertido empresário.” .

Fonte: Bleach Fandom

Outra evidência de que Kisuke, do anime Bleach, é um INTP, é seu estilo de luta. Kisuke primeiro analisa e aprende os movimentos de seu oponente, e, quando reage, utiliza a informação dos movimentos passados do seu adversário para se defender de seus ataques presentes. Podemos ligar essa capacidade à função cognitiva da Sensação Introvertida, que tem como base utilizar o passado para vivenciar o presente.

“Eu conheço aquele ataque. Não posso mais ser atingido por ele. ”

Kisuke

Se Kisuke tivesse Sensação Extrovertida, ele não conseguiria captar os movimentos do oponente para utilizar contra o mesmo depois, pois a Sensação Extrovertida é a única função que não tem absolutamente nenhuma ligação com o passado, nem com o futuro. Ele simplesmente lidaria com os movimentos do oponente na hora em que eles viessem, sem nenhuma memória de como o seu adversário o atacou antes. O que não é o que acontece com Kisuke.

Sensação Introvertida é a terceira função cognitiva pertencente à personalidade INTP.

Leia mais sobre a personalidade INTP

Você também pode gostar...