Willy Wonka (A Fantástica Fábrica de Chocolates)
Sabe o que aconteceu com o homem que sempre teve tudo o que quis? Viveu feliz para sempre!
Willy Wonka
Alguns podem ficar em dúvida sobre se Willy Wonka seria um ENTP ou um ENFP. Mas, levando em consideração que o plot do filme revolve sobre Willy julgar o comportamento dos pais e dos filhos, afim de escolher um deles para dirigir sua fábrica, e basear este julgamento inteiramente em seus valores pessoais (o que é uma característica do Sentimento Introvertido, função auxiliar do ENFP e inexistente no ENTP), ele acaba tendendo para a tipagem ENFP.
A cachoeira é o mais importante. Mistura o chocolate. Agita, torna-o leve e espumoso. Aliás, nenhuma outra fábrica no mundo além da minha mistura o chocolate em cascata, minhas queridas crianças..
Willy Wonka
Willy lida com as várias possibilidades sobre quem será o próximo chefe de sua fábrica, além do fato que sua mente pulula com criatividade em relação a ideias de provas para a “competição”, não deixa dúvidas de que Willy Wonka, se fosse real, possuiria a função Intuição Extrovertida em seu estoque de funções. No caso, é a principal função de Willy.
NE (Intuição Extrovertida) é uma função que enche a mente de uma pessoa com criatividade, muitas ideias e planos diferentes. O resto das funções cognitivas de Willy Wonka basicamente trabalha em prol das ideias e criatividade imensa do personagem, ou seja, elas funcionam para apoiar o NE.
Você não pode administrar uma fábrica de chocolate com uma família pairando sobre você como um ganso velho e morto. Sem ofensa.
Willy Wonka
Outra forte evidência de que Willy Wonka não possui Sentimento Extrovertido, é que ele não se preocupa muito em agradar e em ser bem visto pelas outras pessoas. Ele está mais preocupado em se manter alinhado com os próprios valores, ao invés de se sentir aceito pela multidão.
Anne (Anne com E)
“Adoro contemplar o horizonte e imaginar as possibilidades”
Anne
Essa frase sozinha já demonstra o Ne (Intuição Extrovertida) dominante de Anne. ENFPs possuem Ne como função principal, e o Ne é, dentro todas as oito funções cognitivas, a mais ligada à criatividade e a exploração de mil e uma possibilidades.
Além disso, como muitos ENFPs, Anne adora ler, é extremamente curiosa e adora ajudar ao próximo, sempre esbanjando simpatia e afeto.
“Minha mente, minha personalidade, quem eu sou. Gosto de pensar que isso é o que importa”
Anne
Anne também é muito inteligente, criativa e possui uma imaginação rica. Além, é claro, de ser altamente idealista como uma boa NF.
Todos esses dados da personalidade de Anne nos levam a encaixá-la como uma luva na personalidade ENFP.
Ellie (The Last of Us)
Depois de tudo o que passamos juntos. Depois de tudo o que eu fiz. Tudo isso não pode ser em vão.
Ellie
Ellie é uma personagem altamente idealista, que se recusa a viver sem ser por um motivo maior. Ellie também procura dar a seu companheiro de jornada, Joel, razões para viver.
Não somos assassinos. Somos sobreviventes.
Ellie
Enquanto Joel acredita que matar é algo justificado, a fim de sobreviver, considerando que é um “assassino”, Ellie possui uma visão mais positiva. Ela não considera que mata apenas para viver mais do que as suas vítimas, mas porque não há outra escolha, considerando-se uma “sobrevivente”.
O perfil de Ellie, segundo o site PlaystationBlast:
“Por crescer em um ambiente tão hostil, Ellie demonstra uma personalidade temperamental e impulsiva, possuindo uma língua afiada, utilizada para expressar seus sentimentos. Como reflexo de sua criação, ela não demonstra qualquer problema em utilizar violência para conquistar seus objetivos, apesar disso mantém uma particular inocência, talvez por não conhecer a total maldade que os humanos podem ter.
Demonstrando imensa coragem e pensamento rápido, ela possui medo de perder as pessoas com as quais se importa. Além disso, também teme ficar sozinha novamente. Ela é uma uma entusiasta do mundo antigo, sendo obcecada por coletar quadrinhos, games, músicas e livros durante sua viagem com Joel. Ellie também tem um senso forte de justiça, tomando decisões de forma independente e achando que ela não precisa de permissão dos adultos.”
Ellie possui um lado meio “nerd”, que adora coletar informações sobre tópicos de interesse, ao mesmo tempo que também é um bocado sentimental e emotiva.
Quem é ENFP, certamente se identificará pelo menos um pouco com a Ellie.