Os 72 espíritos infernais mencionados na Goetia, que faz parte da Chave Menor de Salomão, são entidades invocadas na prática da magia cerimonial. A lista desses espíritos, juntamente com uma breve descrição de suas hierarquias e poderes, é a seguinte:
- Bael – Um dos reis do inferno, que tem o poder de tornar-se invisível.
- Agares – Duque que pode causar terremotos e ensinar línguas.
- Vassago – Príncipe que pode revelar passado, presente e futuro.
- Samigina (ou Gamigin) – Marquês que ensina ciências liberais.
- Marbas – Presidente que pode revelar segredos e curar doenças.
- Valefor – Duque que tenta levar seus seguidores ao roubo.
- Amon – Marquês que pode reconciliar amigos e inimigos.
- Barbatos – Duque que entende o canto dos pássaros e o latido dos cães.
- Paimon – Rei que ensina todas as artes e ciências, e segredos da Terra.
- Buer – Presidente que ensina filosofia moral e pode curar doenças.
- Gusion – Duque que pode discernir o passado, presente e futuro.
- Sitri – Príncipe que incita a luxúria.
- Beleth – Rei que cria amor entre os homens e as mulheres.
- Leraje (ou Leraie) – Marquês que resolve conflitos.
- Eligos – Duque que revela segredos e traz o favor dos lordes e reis.
- Zepar – Duque que causa mulheres a amarem homens.
- Botis – Presidente e Conde que reconcilia amigos e inimigos.
- Bathin – Duque que conhece as virtudes das ervas e pedras preciosas.
- Sallos (ou Saleos) – Duque que promove o amor.
- Purson – Rei que revela segredos e é um bom familiar.
- Marax – Conde e Presidente que ensina astronomia e outras ciências liberais.
- Ipos – Príncipe e Conde que revela todas as coisas, passado, presente e futuro.
- Aim (ou Haborym) – Duque que incendeia cidades e torna os homens astutos.
- Naberius – Marquês que restaura honras e dignidades.
- Glasya-Labolas – Presidente e Conde que ensina todas as artes e ciências.
- Bune – Duque que muda o local dos mortos e enriquece os homens.
- Ronove – Marquês e Conde que ensina retórica e dá bons servos.
- Berith – Duque que dá respostas verdadeiras sobre o passado, presente e futuro.
- Astaroth – Duque que ensina ciências ocultas.
- Forneus – Marquês que ensina línguas e torna os homens amados por seus inimigos.
- Foras – Presidente que ensina lógica e ética.
- Asmoday – Rei que ensina aritmética, geometria, e outros assuntos.
- Gaap – Presidente e Príncipe que pode transportar homens entre reinos.
- Furfur – Conde que causa amor e tempestades.
- Marchosias – Marquês que é forte na batalha.
- Stolas (ou Stolos) – Príncipe que ensina astronomia e o conhecimento das ervas e pedras.
- Phenex (ou Phoenix) – Marquês que ensina todas as ciências e é poeta.
- Halphas (ou Malthus) – Conde que constrói torres e enche-as com armas.
- Malphas – Presidente que constrói casas e torres, e traz famílias de demônios.
- Raum – Conde que rouba tesouros reais e destrói cidades e dignidades.
- Focalor – Duque que afoga homens e tem poder sobre ventos e mares.
- Vepar – Duque que governa as águas e guia navios de guerra.
- Sabnock – Marquês que fortalece fortificações e pode infligir homens com feridas que se tornam gangrenosas.
- Shax – Marquês que tira a visão, audição e compreensão dos inimigos.
- Vine – Rei e Conde que revela bruxas e esconde coisas.
- Bifrons – Conde que ensina ciências das pedras e das ervas, e muda corpos de seus lugares.
- Uvall (ou Vual) – Duque que promove o amor e a amizade entre as pessoas.
- Haagenti – Presidente que transforma água em vinho e qualquer metal em ouro.
- Crocell – Duque que ensina geometria e ciências liberais.
- Furcas – Cavaleiro que ensina filosofia, astrologia, retórica, lógica, e as virtudes das ervas e pedras.
- Balam – Rei que dá respostas sobre o passado, presente e futuro.
- Alloces – Duque que ensina artes liberais e dá bons familiares.
- Caim – Presidente que mostra a forma de aves e responde questões.
- Murmur – Duque e Conde que ensina filosofia e pode conjurar as almas dos mortos.
- Orobas – Príncipe que dá respostas verdadeiras do passado, presente e futuro.
- Gremory (ou Gamori) – Duque que revela tesouros escondidos e promove amor entre mulheres e homens.
- Ose (ou Voso) – Presidente que ensina as artes e ciências liberais.
- Amy (ou Avnas) – Presidente que ensina astrologia e todas as artes liberais.
- Orias – Marquês que ensina a astrologia e as virtudes das estrelas.
- Vapula – Duque que ensina artes manuais e ciências.
- Zagan – Rei e Presidente que transforma coisas, torna os homens sábios e eloquentes.
- Valac (ou Volac) – Presidente que mostra onde estão tesouros escondidos e traz serpentes.
- Andras – Marquês que semeia discórdia.
- Flauros (ou Haures) – Duque que dá respostas verdadeiras sobre todas as coisas.
- Andrealphus – Marquês que ensina geometria e outras artes liberais.
- Cimejes (ou Kimaris) – Marquês que ensina gramática, lógica e retórica.
- Amdusias (ou Amdukias) – Duque que tem o poder da música e faz árvores se curvarem.
- Belial – Rei que distribui presentes e títulos.
- Decarabia – Marquês que ensina as propriedades das ervas e pedras.
- Seere – Príncipe que pode transportar qualquer coisa de um lugar a outro instantaneamente.
- Dantalion – Duque que ensina todas as artes e ciências, e pode mudar pensamentos.
- Andromalius – Conde que pune os ladrões e recupera propriedades perdidas.
Esses espíritos são frequentemente invocados por magos e ocultistas que buscam obter conhecimento, poder ou assistência em diversas questões, seguindo as instruções e precauções específicas contidas na Goetia para evitar consequências indesejadas.
Como invocá-los?
A invocação de um sigilo da Goetia, conforme as práticas tradicionais da magia cerimonial, é um processo meticuloso que exige respeito, conhecimento e preparação. Embora a estrutura básica possa ser semelhante para a invocação de diferentes espíritos, cada um pode requerer ajustes específicos. Abaixo, é apresentado um método detalhado e geral para a invocação de um sigilo da Goetia:
1. Preparação
Estudo do Espírito: Antes de tudo, é fundamental entender profundamente o espírito que você deseja invocar. Isso inclui seu nome, sigilo, rank, poderes, personalidade e quaisquer especificidades sobre a invocação, como o melhor dia e hora para fazê-lo.
Aprofunde-se sobre suas particularidades, como o selo (sigilo), o título (rei, duque, marquês, etc.), as habilidades e poderes, e quaisquer preferências mencionadas nos textos goéticos. Esta pesquisa ajudará a ajustar o ritual às necessidades e características do espírito, aumentando as chances de uma invocação bem-sucedida.
Elementos Específicos do Ritual: Alguns espíritos podem preferir ser invocados em certos dias da semana ou horas do dia que estão em harmonia com suas energias. Por exemplo, espíritos associados a Vênus podem ser mais receptivos em uma sexta-feira, enquanto aqueles ligados a Marte podem ser mais propensos a responder em uma terça-feira. Ajustar o timing do seu ritual pode ser crucial para alinhar-se com a energia do espírito que você deseja invocar.
Ferramentas e Oferendas Específicas: Dependendo do espírito, você pode precisar incluir oferendas ou utilizar ferramentas específicas durante o ritual. Isso pode variar desde tipos específicos de incenso até oferendas de alimentos, bebidas ou moedas. Essas especificidades geralmente são delineadas nos textos da Goetia ou podem ser inferidas a partir das associações tradicionais dos espíritos.
Respeito e Autoridade: Embora a estrutura básica do ritual possa ser aplicada a qualquer espírito, a maneira como você se comunica pode precisar de ajustes. Alguns espíritos podem responder melhor a um tom de voz firme e autoritário, enquanto outros podem preferir uma abordagem mais respeitosa e gentil. Conhecer o espírito e adaptar sua abordagem pode facilitar uma comunicação mais eficaz.
Purificação e Proteção: Limpe e consagre o espaço onde o ritual será realizado. Isso pode ser feito através de banhos de purificação, defumação com incenso sagrado e a criação de um círculo mágico para proteção.
2. Criação do Espaço Sagrado
Desenho do Círculo Mágico: Desenhe um círculo no chão, grande o suficiente para você trabalhar confortavelmente. Este círculo servirá como uma barreira protetora.
Desenho do Triângulo de Evocação: Fora do círculo, desenhe um triângulo onde a entidade será invocada. Este é o local para o espírito manifestar sua presença.
3. Preparação dos Instrumentos
Consagração dos Instrumentos: Prepare e consagre os instrumentos mágicos necessários para a invocação, como varinhas, athames, o sigilo do espírito, incensos correspondentes, velas, e qualquer outro item relevante ao ritual.
4. Entrada no Círculo e Início do Ritual
Entrada no Círculo: Entre no círculo mágico e inicie o ritual com uma oração ou chamado aos quatro cantos, pedindo proteção e auxílio na invocação.
5. Ativação do Sigilo
Visualização e Meditação: Foque no sigilo do espírito que deseja invocar. Medite sobre ele, visualizando o sigilo sendo preenchido com energia, até sentir uma conexão com o espírito.
6. Invocação
Chamado ao Espírito: Com o sigilo ativado, recite a invocação ao espírito. Isso pode ser feito lendo uma evocação específica da Goetia ou criando uma própria, expressando seu desejo de se comunicar com o espírito e pedindo sua presença no triângulo de evocação.
7. Comunicação
Diálogo com o Espírito: Uma vez que o espírito é sentido ou sua presença é de alguma forma percebida, comunique claramente sua intenção, pedido ou pergunta. Seja respeitoso, mas firme.
8. Licença para Partir
Agradecimento e Despedida: Após a comunicação, agradeça ao espírito por sua presença e assistência. Dê a ele licença para partir, assegurando que retorne ao seu local de origem sem causar dano ou interferência.
9. Encerramento do Ritual
Fechamento do Círculo: Dissipe o círculo mágico, agradecendo às entidades ou energias que assistiram na proteção do rito. Apague todas as velas e incensos de maneira segura.
10. Reflexão e Anotações
Registro: Faça anotações detalhadas sobre o ritual em seu diário mágico, incluindo suas percepções, a resposta do espírito (se houver), e qualquer outra observação relevante.
Esses registros podem oferecer insights valiosos para futuras invocações e ajudar a ajustar suas práticas para melhor se alinhar com os espíritos invocados.
Em resumo, enquanto a estrutura básica do ritual de invocação serve como um guia geral para todos os espíritos da Goetia, a personalização e adaptação do ritual às especificidades de cada espírito são essenciais para a prática da magia cerimonial eficaz e respeitosa.
A prática da magia cerimonial exige não apenas um seguimento cuidadoso dos passos ritualísticos, mas também um profundo respeito pelas entidades envolvidas e pelos potenciais riscos associados. É aconselhável que esses rituais sejam realizados por praticantes experientes ou sob a orientação de alguém com conhecimento profundo na área.
O perigo da invocação errônea
Tudo isso parece muito divertido, mas atenção: não se trata de uma brincadeira. Quem não leva o ritual muito a sério pode se arrepender de verdade depois. Portanto, atenção às próximas dicas.
Um dos momentos mais importantes durante todo o ritual é despachar o espírito invocado. Quem se esquece desse ponto importante pode ter tristes histórias para contar depois, pois se o espírito permanecer no local ele poderá acabar criando diversas situações perigosas. E isso pode incluir “acidentes” e coisas piores. Portanto, não é demais frisar novamente que não se trata de uma brincadeira sem consequências.
Este também é um dos motivos pelo qual é melhor buscar um local longe de sua casa para realizar a invocação. Afinal, você não iria querer um monte de presepadas acontecendo sob seu teto, não é mesmo?
Logo, cuidado com a escolha do local e também certifique-se de despachar embora o espírito após o ritual.