Sigilos,Sigilos da Goétia

Quais são e como invocar os 72 Espíritos da Goétia

Os 72 espíritos infernais mencionados na Goetia, que faz parte da Chave Menor de Salomão, são entidades invocadas na prática da magia cerimonial. A lista desses espíritos, juntamente com uma breve descrição de suas hierarquias e poderes, é a seguinte:

  1. Bael – Um dos reis do inferno, que tem o poder de tornar-se invisível.
  2. Agares – Duque que pode causar terremotos e ensinar línguas.
  3. Vassago – Príncipe que pode revelar passado, presente e futuro.
  4. Samigina (ou Gamigin) – Marquês que ensina ciências liberais.
  5. Marbas – Presidente que pode revelar segredos e curar doenças.
  6. Valefor – Duque que tenta levar seus seguidores ao roubo.
  7. Amon – Marquês que pode reconciliar amigos e inimigos.
  8. Barbatos – Duque que entende o canto dos pássaros e o latido dos cães.
  9. Paimon – Rei que ensina todas as artes e ciências, e segredos da Terra.
  10. Buer – Presidente que ensina filosofia moral e pode curar doenças.
  11. Gusion – Duque que pode discernir o passado, presente e futuro.
  12. Sitri – Príncipe que incita a luxúria.
  13. Beleth – Rei que cria amor entre os homens e as mulheres.
  14. Leraje (ou Leraie) – Marquês que resolve conflitos.
  15. Eligos – Duque que revela segredos e traz o favor dos lordes e reis.
  16. Zepar – Duque que causa mulheres a amarem homens.
  17. Botis – Presidente e Conde que reconcilia amigos e inimigos.
  18. Bathin – Duque que conhece as virtudes das ervas e pedras preciosas.
  19. Sallos (ou Saleos) – Duque que promove o amor.
  20. Purson – Rei que revela segredos e é um bom familiar.
  21. Marax – Conde e Presidente que ensina astronomia e outras ciências liberais.
  22. Ipos – Príncipe e Conde que revela todas as coisas, passado, presente e futuro.
  23. Aim (ou Haborym) – Duque que incendeia cidades e torna os homens astutos.
  24. Naberius – Marquês que restaura honras e dignidades.
  25. Glasya-Labolas – Presidente e Conde que ensina todas as artes e ciências.
  26. Bune – Duque que muda o local dos mortos e enriquece os homens.
  27. Ronove – Marquês e Conde que ensina retórica e dá bons servos.
  28. Berith – Duque que dá respostas verdadeiras sobre o passado, presente e futuro.
  29. Astaroth – Duque que ensina ciências ocultas.
  30. Forneus – Marquês que ensina línguas e torna os homens amados por seus inimigos.
  31. Foras – Presidente que ensina lógica e ética.
  32. Asmoday – Rei que ensina aritmética, geometria, e outros assuntos.
  33. Gaap – Presidente e Príncipe que pode transportar homens entre reinos.
  34. Furfur – Conde que causa amor e tempestades.
  35. Marchosias – Marquês que é forte na batalha.
  36. Stolas (ou Stolos) – Príncipe que ensina astronomia e o conhecimento das ervas e pedras.
  37. Phenex (ou Phoenix) – Marquês que ensina todas as ciências e é poeta.
  38. Halphas (ou Malthus) – Conde que constrói torres e enche-as com armas.
  39. Malphas – Presidente que constrói casas e torres, e traz famílias de demônios.
  40. Raum – Conde que rouba tesouros reais e destrói cidades e dignidades.
  41. Focalor – Duque que afoga homens e tem poder sobre ventos e mares.
  42. Vepar – Duque que governa as águas e guia navios de guerra.
  43. Sabnock – Marquês que fortalece fortificações e pode infligir homens com feridas que se tornam gangrenosas.
  44. Shax – Marquês que tira a visão, audição e compreensão dos inimigos.
  45. Vine – Rei e Conde que revela bruxas e esconde coisas.
  46. Bifrons – Conde que ensina ciências das pedras e das ervas, e muda corpos de seus lugares.
  47. Uvall (ou Vual) – Duque que promove o amor e a amizade entre as pessoas.
  48. Haagenti – Presidente que transforma água em vinho e qualquer metal em ouro.
  49. Crocell – Duque que ensina geometria e ciências liberais.
  50. Furcas – Cavaleiro que ensina filosofia, astrologia, retórica, lógica, e as virtudes das ervas e pedras.
  51. Balam – Rei que dá respostas sobre o passado, presente e futuro.
  52. Alloces – Duque que ensina artes liberais e dá bons familiares.
  53. Caim – Presidente que mostra a forma de aves e responde questões.
  54. Murmur – Duque e Conde que ensina filosofia e pode conjurar as almas dos mortos.
  55. Orobas – Príncipe que dá respostas verdadeiras do passado, presente e futuro.
  56. Gremory (ou Gamori) – Duque que revela tesouros escondidos e promove amor entre mulheres e homens.
  57. Ose (ou Voso) – Presidente que ensina as artes e ciências liberais.
  58. Amy (ou Avnas) – Presidente que ensina astrologia e todas as artes liberais.
  59. Orias – Marquês que ensina a astrologia e as virtudes das estrelas.
  60. Vapula – Duque que ensina artes manuais e ciências.
  61. Zagan – Rei e Presidente que transforma coisas, torna os homens sábios e eloquentes.
  62. Valac (ou Volac) – Presidente que mostra onde estão tesouros escondidos e traz serpentes.
  63. Andras – Marquês que semeia discórdia.
  64. Flauros (ou Haures) – Duque que dá respostas verdadeiras sobre todas as coisas.
  65. Andrealphus – Marquês que ensina geometria e outras artes liberais.
  66. Cimejes (ou Kimaris) – Marquês que ensina gramática, lógica e retórica.
  67. Amdusias (ou Amdukias) – Duque que tem o poder da música e faz árvores se curvarem.
  68. Belial – Rei que distribui presentes e títulos.
  69. Decarabia – Marquês que ensina as propriedades das ervas e pedras.
  70. Seere – Príncipe que pode transportar qualquer coisa de um lugar a outro instantaneamente.
  71. Dantalion – Duque que ensina todas as artes e ciências, e pode mudar pensamentos.
  72. Andromalius – Conde que pune os ladrões e recupera propriedades perdidas.

Esses espíritos são frequentemente invocados por magos e ocultistas que buscam obter conhecimento, poder ou assistência em diversas questões, seguindo as instruções e precauções específicas contidas na Goetia para evitar consequências indesejadas.

Como invocá-los?

A invocação de um sigilo da Goetia, conforme as práticas tradicionais da magia cerimonial, é um processo meticuloso que exige respeito, conhecimento e preparação. Embora a estrutura básica possa ser semelhante para a invocação de diferentes espíritos, cada um pode requerer ajustes específicos. Abaixo, é apresentado um método detalhado e geral para a invocação de um sigilo da Goetia:

1. Preparação

Estudo do Espírito: Antes de tudo, é fundamental entender profundamente o espírito que você deseja invocar. Isso inclui seu nome, sigilo, rank, poderes, personalidade e quaisquer especificidades sobre a invocação, como o melhor dia e hora para fazê-lo.

Aprofunde-se sobre suas particularidades, como o selo (sigilo), o título (rei, duque, marquês, etc.), as habilidades e poderes, e quaisquer preferências mencionadas nos textos goéticos. Esta pesquisa ajudará a ajustar o ritual às necessidades e características do espírito, aumentando as chances de uma invocação bem-sucedida.

Elementos Específicos do Ritual: Alguns espíritos podem preferir ser invocados em certos dias da semana ou horas do dia que estão em harmonia com suas energias. Por exemplo, espíritos associados a Vênus podem ser mais receptivos em uma sexta-feira, enquanto aqueles ligados a Marte podem ser mais propensos a responder em uma terça-feira. Ajustar o timing do seu ritual pode ser crucial para alinhar-se com a energia do espírito que você deseja invocar.

Ferramentas e Oferendas Específicas: Dependendo do espírito, você pode precisar incluir oferendas ou utilizar ferramentas específicas durante o ritual. Isso pode variar desde tipos específicos de incenso até oferendas de alimentos, bebidas ou moedas. Essas especificidades geralmente são delineadas nos textos da Goetia ou podem ser inferidas a partir das associações tradicionais dos espíritos.

Respeito e Autoridade: Embora a estrutura básica do ritual possa ser aplicada a qualquer espírito, a maneira como você se comunica pode precisar de ajustes. Alguns espíritos podem responder melhor a um tom de voz firme e autoritário, enquanto outros podem preferir uma abordagem mais respeitosa e gentil. Conhecer o espírito e adaptar sua abordagem pode facilitar uma comunicação mais eficaz.

Purificação e Proteção: Limpe e consagre o espaço onde o ritual será realizado. Isso pode ser feito através de banhos de purificação, defumação com incenso sagrado e a criação de um círculo mágico para proteção.

2. Criação do Espaço Sagrado

Desenho do Círculo Mágico: Desenhe um círculo no chão, grande o suficiente para você trabalhar confortavelmente. Este círculo servirá como uma barreira protetora.

Desenho do Triângulo de Evocação: Fora do círculo, desenhe um triângulo onde a entidade será invocada. Este é o local para o espírito manifestar sua presença.

3. Preparação dos Instrumentos

Consagração dos Instrumentos: Prepare e consagre os instrumentos mágicos necessários para a invocação, como varinhas, athames, o sigilo do espírito, incensos correspondentes, velas, e qualquer outro item relevante ao ritual.

4. Entrada no Círculo e Início do Ritual

Entrada no Círculo: Entre no círculo mágico e inicie o ritual com uma oração ou chamado aos quatro cantos, pedindo proteção e auxílio na invocação.

5. Ativação do Sigilo

Visualização e Meditação: Foque no sigilo do espírito que deseja invocar. Medite sobre ele, visualizando o sigilo sendo preenchido com energia, até sentir uma conexão com o espírito.

6. Invocação

Chamado ao Espírito: Com o sigilo ativado, recite a invocação ao espírito. Isso pode ser feito lendo uma evocação específica da Goetia ou criando uma própria, expressando seu desejo de se comunicar com o espírito e pedindo sua presença no triângulo de evocação.

7. Comunicação

Diálogo com o Espírito: Uma vez que o espírito é sentido ou sua presença é de alguma forma percebida, comunique claramente sua intenção, pedido ou pergunta. Seja respeitoso, mas firme.

8. Licença para Partir

Agradecimento e Despedida: Após a comunicação, agradeça ao espírito por sua presença e assistência. Dê a ele licença para partir, assegurando que retorne ao seu local de origem sem causar dano ou interferência.

9. Encerramento do Ritual

Fechamento do Círculo: Dissipe o círculo mágico, agradecendo às entidades ou energias que assistiram na proteção do rito. Apague todas as velas e incensos de maneira segura.

10. Reflexão e Anotações

Registro: Faça anotações detalhadas sobre o ritual em seu diário mágico, incluindo suas percepções, a resposta do espírito (se houver), e qualquer outra observação relevante.

Esses registros podem oferecer insights valiosos para futuras invocações e ajudar a ajustar suas práticas para melhor se alinhar com os espíritos invocados.

Em resumo, enquanto a estrutura básica do ritual de invocação serve como um guia geral para todos os espíritos da Goetia, a personalização e adaptação do ritual às especificidades de cada espírito são essenciais para a prática da magia cerimonial eficaz e respeitosa.

A prática da magia cerimonial exige não apenas um seguimento cuidadoso dos passos ritualísticos, mas também um profundo respeito pelas entidades envolvidas e pelos potenciais riscos associados. É aconselhável que esses rituais sejam realizados por praticantes experientes ou sob a orientação de alguém com conhecimento profundo na área.

O perigo da invocação errônea

Tudo isso parece muito divertido, mas atenção: não se trata de uma brincadeira. Quem não leva o ritual muito a sério pode se arrepender de verdade depois. Portanto, atenção às próximas dicas.

Um dos momentos mais importantes durante todo o ritual é despachar o espírito invocado. Quem se esquece desse ponto importante pode ter tristes histórias para contar depois, pois se o espírito permanecer no local ele poderá acabar criando diversas situações perigosas. E isso pode incluir “acidentes” e coisas piores. Portanto, não é demais frisar novamente que não se trata de uma brincadeira sem consequências.

Este também é um dos motivos pelo qual é melhor buscar um local longe de sua casa para realizar a invocação. Afinal, você não iria querer um monte de presepadas acontecendo sob seu teto, não é mesmo?

Logo, cuidado com a escolha do local e também certifique-se de despachar embora o espírito após o ritual.