Como é a combinação entre ENTP e ISFJ, no MBTI?
Lembrando que o texto é construído com base na teoria das 16 personalidades, e não leva em conta fatores como criação ou meio que podem ser variáveis importantes.
Bem, de acordo com o MBTI, esta não seria a melhor das combinações, nem para o ENTP, nem para o ISFJ.
Isso ocorre porque estes tipos são opostos incompatíveis, e não opostos complementares.
Ponto de conflito: Harmonia
A harmonia é algo extremamente importante para o ISFJ, que poderá guardar coisas para si mesmo ou deixar de reclamar de algo apenas para que a atmosfera social continue pacífica.
O mesmo não se pode dizer do ENTP. Na verdade, ENTP é um tipo que não teme conflitos, muito pelo contrário: ele tende a gerar conflitos. O ENTP é cheio de conhecimento sobre o mundo, e não consegue se conter quando o assunto é corrigir o pensamento errado das outras pessoas. Para isso, o ENTP não tem medo de ser o primeiro a dizer “eu discordo!” em relação a qualquer afirmação apresentada pelas pessoas à sua volta.
Pois bem, toda vez que o ENTP fizer isso, receberá um olhar incriminador de seu parceiro ISFJ, e mais tarde, poderá receber uma bronca. Isso quando estiverem sozinhos.
O ISFJ não tolera esse tipo de postura, que para ele é desnecessária, e poderá se sentir até mesmo envergonhado pelo comportamento do ENTP.
O ENTP, por sua vez, não consegue compreender o ponto de vista do ISFJ. E muito menos vai gostar de ficar calado, sem poder contra argumentar em reuniões sociais e expor seus pensamentos.
Caos e Ordem
Enquanto o ENTP é um tipo de personalidade que prospera no caos, o ISFJ não sabe viver sem a ordem.
É improvável que o ENTP goste ou queira manter tudo “nos trinques”. Serão pequenas coisas que tendem a incomodar o ISFJ. Por exemplo: o ENTP pode não gostar muito de fazer limpeza, e acabar terceirizando essa área para o ISFJ. O ISFJ poderá tomar conta de limpar a casa, lavar a louça e etc. Até mesmo porque o ISFJ fica feliz em realizar atos de serviço para os outros, mas o ENTP poderá falhar em demonstrar gratidão.
Debates ou discussões
O ENTP é um dos tipos de personalidade que vê discussões e debates de ideias como algo impessoal, que serve o propósito de angariar mais conhecimento e chegar a alguma conclusão ou verdade. O ISFJ, porém, pode ter como uma de suas fraquezas levar as coisas para o lado pessoal.
Ou seja, algumas vezes, o ENTP poderá dizer algo de forma completamente impessoal, mas que poderá fazer com que o ISFJ fique um pouco ofendido ou magoado.
E então, o ISFJ tende a reprimir seus sentimentos e poderá simplesmente se fechar quando isso ocorre, deixando o ENTP preocupado e sem saber o que fazer, pois o ENTP carece de maior sensibilidade para lidar com as emoções alheias.
Para ele, o ISFJ simplesmente não deveria levar as coisas de forma tão emocional e pessoal.
Rotina e Inovação
Outra questão é o fato de que o ISFJ poderá aceitar novidades, sim. Mas não sem certa resistência. Muitas vezes, o ISFJ poderá se recusar a fazer ou adquirir algo que é diferente do que aquilo que está acostumado, e isso tende a irritar o ENTP.
O ENTP é alguém cheio de ideias inovadoras, que consegue enxergar novos caminhos e novas possibilidades, mas o ISFJ prefere a segurança do conhecido, e pode desejar que o ENTP não se arrisque tanto apostando em coisas inusuais e estranhas.
O outro lado
Pode haver interesse, sim. De qualquer personalidade para qualquer personalidade.
Em algum momento o ENTP pode ter achado que o ISFJ era uma pessoa adorável, inofensiva e indefesa. E o ISFJ pode ter achado o ENTP alguém charmoso e interessante.
Mas isso provavelmente se passou no começo do relacionamento, antes de se conhecerem melhor e descobrirem a incompatibilidade.
Conclusão
O ENTP é talvez a personalidade mais combativa entre as dezesseis, enquanto que o ISFJ é uma das que mais preza a harmonia nos ambientes.
Ora, um ambiente harmônico não é aquele em que as pessoas estão brigando umas com as outras, discordando de tudo que o outro fala. Pelo menos, a partir do prisma do ISFJ.
O ISFJ prefere fingir que concorda com algo apenas para não criar uma situação de conflito, algo inimaginável para um ENTP. Isso significa que não tem como o ISFJ não se incomodar com o jeito de ser do ENTP, pois ele tende a ver o ENTP como alguém que desestabiliza a harmonia social que o ISFJ tanto preza.
E o fato do ISFJ não gostar de debater ou se envolver em conflitos de ideias também tende a ser frustrante para o ENTP, que adora a atividade intelectual de discutir temas abstratos.
O ENTP de forma alguma vê isso como uma quebra de harmonia no ambiente. Antes, para ele, é uma atividade divertida e recompensadora. Muitas vezes, o ENTP acredita inclusive que é sua responsabilidade abrir os olhos da outra pessoa para a realidade, e por isso mesmo ele discorda e tenta ensiná-la sobre outro ponto de vista.
A harmonia social, enfim, tende a ser o ponto de maior conflito entre essas duas personalidades, com o ISFJ condenando o ENTP por destruir essa harmonia ao levantar discussões e embates, e o ENTP se sentindo oprimido pelo ISFJ.
Enfim, esta tende a ser uma combinação potencialmente frustrante para ambos os envolvidos.
Por serem opostos do tipo não complementar, eles não conseguem olhar para uma coisa e enxergar o mesmo que o outro. Cada um terá uma visão totalmente oposta, e por isso, terá grandes dificuldades de compreender o ponto de vista do outro, pois na mente aquilo soa absurdo.
Poderá haver convivência, e até mesmo alguma admiração em relação aos pontos fortes da outra pessoa, porém, a incompatibilidade será fortemente sentida.