combinação ISFJ ENFJ
Combinações MBTI

Relacionamento ISFJ – ENFJ

Como é a combinação ISFJ e ENFJ, no MBTI?

Servindo ao próximo

A personalidade ISFJ compartilha um traço em comum com a personalidade ENFJ, a saber: a preocupação com o bem estar alheio.

Este provavelmente será aquele tipo de casal preocupado em ajudar os necessitados. Sempre que alguém bater no portão, pedindo ajuda ou comida, ambos ISFJ e ENFJ irão concordar que devem ajudar a pessoa. Porém, como ambos são pessoas altamente altruístas, poderá haver o perigo de não ter ninguém por perto para impedir que oportunistas de plantão se aproveitem e tirem vantagem de toda essa boa vontade que ambos possuem.

Nenhum deles pode perceber a necessidade de haver limites para o serviço social, e acabar dando mais do que deveriam ou, como dito anteriormente, sendo vítimas de aproveitadores, uma vez que nem um consegue observar o sofrimento alheio e não agir para tentar mudá-lo.

Preocupação com a harmonia

Conflitos são o calcanhar de aquiles de ambas as personalidades. É possível que eles façam de tudo para evitar a existência de brigas, inclusive, varrer problemas e incômodos para baixo do tapete. O problema é que uma hora isso tudo pode explodir de uma só vez, e a harmonia que era tão nutrida, acabar se esvaindo de supetão.

ISFJ ajudará ENFJ a ter uma base

O ponto cego da personalidade ENFJ é a função chamada de Sensação Introvertida, que é a função principal do ISFJ. Isso basicamente significa que o ISFJ poderá ajudar o ENFJ em relação a essa fraqueza que ele possui.

Como? Oras, o ENFJ pode ter dificuldade para manter criar uma base advinda de suas próprias experiências sensoriais passadas. Aí entra o ISFJ guardando recordações de tudo, e garantindo que o ENFJ não se esqueça de nada importante. 

O ISFJ pode ajudar a criar uma base de estabilidade para a vida do ENFJ, feita de anotações e lembranças.

Ponto fraco: Pensamento Extrovertido

A função do Pensamento Extrovertido é o ponto fraco de ambas personalidades. Isso significa que ambos têm dificuldade em lidar com estatísticas e informações sistemáticas e técnicas. Isso pode resultar em decisões um pouco “atrapalhadas” e que não levam em conta fatores externos que seriam úteis.

Fazendo ISFJ sair da Zona de Conforto

O ENFJ, por ser uma pessoa mais ligada ao presente e também ao futuro, costuma estar atento às novas tendências, e poderá auxiliar seu companheiro ISFJ a sair um pouco da rotina e da zona de conforto, e tentar coisas novas juntos.

O ISFJ pode ter certa resistência natural a aderir a certas novidades, e o ENFJ certamente poderá demonstrar os benefícios de se aderir às tendências do momento.

O ENFJ poderá também fazer com que o ISFJ aproveite mais a vida, e seja mais aventureiro.

ENFJ assume a liderança

É bem provável que o ENFJ seja o líder desta relação, decidindo aonde vão, o que vão fazer ou o que não vão fazer.

O ISFJ não se incomoda de seguí-lo, até mesmo porque ambos possuem uma preferência por atividades previamente planejadas e bem organizadas.

Portanto, o ENFJ poderá criar um plano, e o ISFJ ficará satisfeito em segui-lo. O importante para ambos é saber onde estão indo, e fazer com que tudo saia como planejado.

Críticos que não gostam de receber críticas

As duas personalidades possuem uma série de similaridades. Uma delas é justamente essa: ambos podem sentir uma certa necessidade de criticar o comportamento alheio. O ISFJ às vezes acha que os outros poderiam agir de outra forma. E o ENFJ às vezes acha que os outros poderiam tomar decisões melhores. No entanto, nenhuma dessas duas personalidades fica muito feliz quando as críticas são voltadas para si, e poderão ficar bastante chateados caso a outra pessoa decida criticá-los.

Esse poderá ser um ponto de conflito na convivência.

Embora haja, como dito anteriormente, uma necessidade de manter harmonia, há também a necessidade de fazer críticas amigáveis, mas que a outra pessoa, seja ela ISFJ ou ENFJ, poderá levar para o lado pessoal.

Outra similaridade está em como ambos reagem a críticas, podendo implantar o tratamento de silêncio. Ou seja, quando estão chateados, ao invés de conversar e tentar resolver, podem simplesmente se calar e se afastar da outra pessoa, sem dizer nada. Isso é condizente com o fato de que ambos detestam iniciar conflitos verbais diretos. Portanto, o que resta é esse silêncio desconfortável, que só termina quando um dos dois decide baixar a guarda.

Conclusão

São personalidades extremamente parecidas. E, sabendo disso, as opiniões gerais costumam diferir. Há quem diga que é muito bom quando a outra pessoa é tão parecida com você. Já outros preferem quando a pessoa é diferente, pois sentem que dessa forma existe uma possibilidade de complementação. 

Uma coisa é certa: haverá momentos bons e outros nem tanto. Porém, o ENFJ será aquele que deixará o relacionamento caso esteja insatisfeito, enquanto que o ISFJ pode ter maior dificuldade para fazer isso devido ao seu apego pela rotina e pelo conhecido.

Você também pode gostar...