intj e isfj combinação amorosa romântica
Combinações MBTI,Funções das 16 personalidades (NE, SE, NI, SI, TE, TI, FE, FI),MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INTJ – ISFJ

Como é a combinação INTJ e ISFJ, no MBTI?

Esta promete ser uma combinação positiva. As funções cognitivas do INTJ e ISFJ são complementares, o que já ajuda no clima da relação.

O INTJ é organizado, metódico e sério, qualidades que fazem os olhos do ISFJ brilharem.

A grande diferença entre essas duas personalidades é que o INTJ é voltado para o futuro, enquanto que o ISFJ é voltado para o “passado” ou tradição. 

O ISFJ pode auxiliar o INTJ em assuntos do cotidiano, coisas que o INTJ, por ter Sensação Extrovertida como função inferior, pode se debater muitas vezes. Não apenas isso, mas o ISFJ é craque em lidar com pessoas e com a parte social da vida, e poderá tomar posse dessa área, livrando o INTJ de ter que socializar mais do que gostaria.

Já o INTJ pode ajudar o ISFJ a criar o melhor planejamento para o futuro. Além de auxiliar em questões mais técnicas do dia a dia que podem desagradar o ISFJ – uma vez que a personalidade ISFJ é ideal para lidar com pessoas, mas não gosta muito de coisas técnicas, burocráticas ou então teóricas.

Comprometimento

Ambos são tipos Julgadores (J), o que significa que preferem a estabilidade e o foco numa única direção. Poderão gozar de um relacionamento sério, uma vez que tanto o ISFJ quanto o INTJ não tem problema em fazer uma escolha de parceria e seguir com ela, vetando todas as outras possibilidades; algo que os tipos Perceptivos (P) se debatem para fazer.

Complementares

Pensamento Introvertido Versus  Pensamento Extrovertido

O ISFJ possui sua própria lógica, tendo Pensamento Introvertido como função terciária. O INTJ dará ouvidos ao ISFJ, pois tem Pensamento Extrovertido. Poderão trocar ideias, e o ISFJ se sentirá ouvido e validado pelo INTJ. Embora nem sempre possuam gosto pelos mesmos assuntos.

Sensação Introvertida Versus Intuição Introvertida

O ISFJ é ligado à rotina e a segurança, o INTJ às possibilidades que o futuro oferece, mas sem ignorar a necessidade de conforto do momento atual.

Juntos, eles poderão formar um futuro e ter um presente harmônico.

Sentimento Extrovertido Versus Sentimento Introvertido

O ISFJ costuma se preocupar mais com o próximo, do que consigo mesmo. Já o INTJ raramente leva o bem estar alheio em consideração, por ter Sentimento Extrovertido como ponto cego (sétima função). Isso basicamente os torna complementares. O INTJ adorará ter alguém que se importe emocionalmente com ele. E o ISFJ prefere ser aquele que se importa, do que aquele que recebe a atenção. É parte da alegria de viver do ISFJ perceber que ajudou alguém, ou que tornou a vida de alguém mais confortável, sendo um dos tipos mais altruístas entre os dezesseis.

A força que contrabalanceia a fraqueza

O ISFJ por ter Intuição Extrovertida como função inferior, muitas vezes, tende a ter um olhar pessimista para o futuro, e pode ter o costume de sempre priorizar os cenários em que as coisas dão errado. Este tende a ser um dos motivos pelo qual o ISFJ é apegado ao conhecido, e teme desbravar o desconhecido ou mudanças.

O INTJ poderá tranquilizar o ISFJ nesse sentido, uma vez que sua função dominante é a Intuição Introvertida. 

O INTJ poderá, mais do que ninguém, acalmar o ISFJ acerca do que o futuro reserva, pois o tipo INTJ possui grande habilidade de antever situações e mais do que isso: controlá-las a seu próprio querer.

O ISFJ, temendo terrivelmente tudo que pode acontecer de errado, poderá ter alguém ao seu lado que o ajude a enfrentar essa neura e diminua sua insegurança sobre mudanças ou possibilidades.

Mas o ISFJ também tem algo a oferecer para o INTJ. Sua função dominante é a Sensação Introvertida, enquanto que a função inferior do INTJ é a Sensação Extrovertida. O INTJ pode ter dificuldades justamente de vivenciar o momento, ou até de considerar o passado. Aí entra o ISFJ, o lembrando das coisas e oferecendo uma espécie de base de memória na qual o INTJ poderá atuar.

No entanto

O balanço geral é positivo, e é improvável que os dois tipos não se dêem bem. Mas há, de fato, uma diferença de interesses. O ISFJ pode priorizar justamente o dia-a-dia, e os pequenos detalhes, enquanto que o INTJ prefere uma visão mais global, e não costuma se interessar por fatores da vida ordinária tanto quanto o ISFJ.

Conclusão

Por incrível que pareça, o ISFJ é uma das melhores combinações para o INTJ, e vice-versa. Complementando-se nas fraquezas e nas forças, poderão se tornar parceiros indispensáveis e muito importantes um para o outro.

Você também pode gostar...