Análise da carta de Tarô 8 de Copas (no amor e na vida):
Pois bem, essa é uma daquelas cartas que ninguém quer ver quando joga o Tarô, especialmente se a pergunta é relacionada a tópicos de namoro, amor, casamento ou crushes.
Basicamente, mostra um sujeito indo embora na calada da noite. Ele não parece ter avisado ninguém de sua partida, sugerindo um comportamento esquivo. Afinal, ele poderia ter ido à luz do dia, de forma que sua partida fosse plenamente anunciada e vista por todos, mas não. Preferiu partir silenciosamente, tendo como única testemunha a Lua. Enquanto todos dormiam, ele se foi, sem sequer dizer adeus.
Atrás dele estão 8 copos empilhados, que foram abandonados pelo sujeito. A palavra é exatamente essa: abandonados. Por algum motivo, que ele preferiu guardar para si, ele não quis levar os 8 belos copos de ouro junto com ele.
Mas a carta é ainda mais pesada quando a analisamos em maior profundidade, levando em conta o significado dos elementos nela presentes.
O Naipe de Copas é relacionado ao Elemento Água, e refere-se a tudo que tenha a ver com sentimentos e emoções.
O sujeito que está partindo nem sempre teve essa atitude esquiva. Antes de ir embora, ele costumava beber o que quer que estivesse contido nesses copos. Ou seja, o sujeito partindo costumava valorizar os copos que agora deixa para trás. Os copos seriam emoções e sentimentos que ele sentia, ou então um relacionamento que ele mantinha, mas que agora decidiu deixar para trás, não permitindo mais que fizessem parte de sua jornada.
Num passado possivelmente não tão distante, ele possuía certas emoções e sentimentos que na carta são simbolizadas pelos copos. Eram sentimentos importantes para ele, sentimentos que faziam seus olhos brilharem e ele agir.
Porém, agora, não são mais. As coisas que ele sentia, ficaram no passado. Talvez agora, aqueles sentimentos tenham perdido seu significado, ou não sejam mais gratificantes como costumavam ser. Quem sabe ele tenha perdido a esperança no relacionamento. Por algum desses motivos, o sujeito simplesmente decidiu partir em busca de algo novo que pudesse preencher seu coração tão defasado de alegria e satisfação. Alegria e satisfação essas, que no relacionamento que ele está deixando não existem mais.
Ou, ainda, ele ou ela pode simplesmente desejar ficar sozinho no momento.
Algo mudou dentro dele, no relacionamento ou situação perguntada, que o fez deixar esses copos e partir em busca de outra coisa. Talvez tenha ficado decepcionado com algo. Talvez esteja decepcionando alguém com sua partida. De qualquer forma, essa não é uma carta de felicidade no presente. Embora essa partida possa, no futuro, mostrar-se positiva e necessária de alguma maneira.
O tom vermelho em sua veste enfatiza a gravidade da situação. Este é um evento marcante, que será sentido de alguma forma. Poderá haver dor e pranto. Alguém poderá ser deixado para trás com nada além de saudades e lágrimas. Inclusive, não é descartada a possibilidade de que ele esteja sumindo na calada da noite justamente para não ter que olhar no rosto de quem não esperava ou queria que ele partisse. Ele não quer mais lidar com essa situação negativa, e deseja simplesmente fugir, desaparecer, e não ser mais encontrado.
Os copos ficaram para trás.
Observação interessante:
Não é porque o sujeito está indo embora, que ele gostaria de estar indo embora. É possível que este seja o caso, mas, é também possível que o sujeito tenha tentado ficar, mas por algum motivo, acabou desistindo e decidindo partir.
Ora, ele pode ter desejado permanecer com estes copos. Mas talvez, ele tenha sido rejeitado, e por isso, sentiu-se obrigado a desistir em algum momento e abandonar os sentimentos, emoções ou relacionamento para trás, contra sua própria vontade.
Ele poderá voltar?
Sim. Essa partida pode ser temporária, ou final. Um dia, quem sabe, o sujeito de vestes vermelhas decida retornar em busca desses copos. Porém, as coisas podem nunca voltar a ser como eram antes, uma vez que nada é estático neste mundo.
Palavras Chaves: Desapego – Abandono – Recomeço – Mudança – Partir em busca de algo mais gratificante para o espírito – Insatisfação com a situação atual – Desistência –
Solidão – Tristeza – Fuga – Saída à francesa – Deixar situação negativa para trás – Derrota.