Tarô

Significado e Análise da Carta A Torre do Tarô

Embora a carta se chame A Torre, essa torre não é uma belíssima torre intacta, na qual você pode se aconchegar e se proteger. Muito pelo contrário. É uma torre que virou, está virando ou vai virar

Trata-se apenas da ruína de uma Torre. Algo que um dia talvez tenha tentado ser algo maior, mas que falhou miseravelmente.

É um prédio em processo de destruição.

Muito como a famosa Torre de Babel bíblica, na qual os humanos ousaram sonhar que chegariam aos céus, que iriam ascender ao divino, que tomariam o lugar de deus, na carta da Torre você provavelmente sonhou em criar, possuir ou gozar de um evento, empreendimento ou situação maravilhosa, mas seus planos foram terminantemente frustrados, e sua Torre nunca chegou aos céus, tendo acabada espatifada no chão muito antes.

Você colocou um tijolinho, e depois outro, você achou que conseguiria chegar lá, e talvez tenha sido arrogante de pensar que poderia tudo.

Não é à toa que esta é uma das cartas mais “temidas” do Tarô. Ninguém quer ver algo pelo qual lutou e sonhou se transformando em pó. Assim como o Nimrode bíblico não queria ver sua Torre de Babel destruída. Mas foi o que aconteceu.

Você basicamente pensou que tudo iria dar certo e que iria ser divino. E no fim, você foi destronado sem piedade alguma, assistindo tudo ser reduzido a escombros inúteis e que já não servem para mais nada. 

Não é uma questão de “não está passando bem agora”. É mais uma questão de “é tarde demais para qualquer coisa”. Uma frase que poderia descrever bem estar carta é: “ Deu tudo errado”.

Se você ver A Torre, prepare-se para o pior. As fundações não serão meramente abaladas. Haverá um forte impacto. 

Talvez você, assim como Ninrode, tenha sonhado alto demais, ou tenha faltado humildade para reconhecer seus limites. Fato é que A Torre e o que quer que ela represente em sua vida, morreu.

E sim. É possível que essa “morte”, ruína ou destruição possa se mostrar benéfica no futuro, e talvez você possa se apegar a essa esperança para conseguir sobreviver à tragédia.

De fato não é improvável que essa Torre tenha que cair, para que outra, melhor ou apenas diferente, possa surgir em seu lugar. 

Estamos vivendo, e na vida, as coisas mudam. As coisas não são estáticas. E as Torres às vezes desabam por motivos diversos. Não é o fim do mundo. É apenas uma continuação, uma pausa ou um momento na linha do tempo, que continuará prosseguindo mesmo após essa catástrofe. 

Você agora precisará se adequar a uma nova situação: o pós desabamento da Torre.

Não há mais como morar dentro deste edifício. Perceba na imagem como seus residentes foram expulsos por uma força maior. Eles tiveram que sair, mesmo que contra suas respectivas vontades. Eles não têm outra opção senão lidar com isso agora. Eles simplesmente vão ter que aceitar que as coisas mudaram, e que não poderão retornar ao seu estado anterior, de moradores de uma bela Torre.

Pois bem. Seja o que for que tenha desabado, agora é hora de se começar a pensar em como lidar com isso, sem se esquecer de que a vida continua. Não faz mal carregar a esperança de que tudo poderá ser melhor no futuro, e que essa queda veio para trazer a evolução e o progresso. Afinal, toda moeda tem dois lados, e após o fim você pode ir atrás de um recomeço, mesmo que seja em outro lugar, fazendo outra coisa ou com outras pessoas.

Mas sim, é doloroso demais, pois, como a imagem mostra, as pessoas sendo expelidas do edifício não desejavam de forma alguma que isso acontecesse. A Torre então pode simbolizar algo que você queria muito, mas que não pôde ter.

Você se verá obrigado a desapegar de um desejo, empreendimento ou situação, e pode ser pior se tentar lutar contra esta ocorrência fatal. Afinal, a Torre não te perguntou se podia desabar, se estava tudo ok para você, ou qual seria o melhor momento para isso acontecer. Ela simplesmente caiu, e você vai ter que aceitar isso eventualmente, pois não há como fugir ou viver em negação eterna.

Palavras Chaves: Arrogância – Quebra de expectativa – Traição – Planos frustrados – Transformação – O Fim – Mudança – Desilusão – Banho de água fria – Realidade imposta – Acontecimento marcante, dramático ou inevitável – Impacto – Derrota – Perca – Desgraça – Tragédia – Catástrofe – Destruição – Tentativa Falha – Progresso – Evolução.

Palavras Chaves da carta A Torre do Tarô

Você também pode gostar...