Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o INFP.
Além disso, consideramos que existem diferentes fases da vida e fases de maturidade. O texto busca uma alcançar média entre as variáveis.
INFP:
Prós:
- Usualmente é uma pessoa carinhosa e afetiva, que sabe fazer os outros se sentirem confortáveis em sua presença.
- Além disso, a palavra “fofo” como elogio deve ter sido inventada para descrever algum INFP por aí (mesmo que alguns INFPs não gostem de ser chamados disso!).
- Seu par – ou melhor, os sentimentos do INFP por seu par – podem ser uma fonte de inspiração para o INFP escrever uma história, poema, música ou qualquer outra forma de expressão criativa que o INFP possua. Ser inspiração para uma obra é algo definitivamente muito lisonjeiro para qualquer um.
- Você logo vai perceber que está com um ser humano único, autêntico e original.
- É sensível, romântico, sonhador e imaginativo. O INFP vai adorar fazer vários planos com seu par.
- Costuma ser discreto e não liga caso os holofotes não estejam voltados para ele. Pode ser bastante humilde.
- Sabe o que dizer para fazer você se sentir bem.
- Sabe fazer seu par se sentir amado e desejado.
- Quando ele confia em você, o INFP poderá se abrir mais e mostrar o quão maravilhoso ele pode ser.
- Quando bem desenvolvido, o INFP pode se transformar em alguém capaz de curar as feridas das almas alheias.
- Você poderá aprender sobre coisas novas graças a seu par INFP, afinal, ele tem Intuição Extrovertida e Pensamento Extrovertido em seu estoque de funções. É bem possível que haja vários tópicos que interessem ao INFP, desde física quântica até medicina, e ele costuma absorver bastante conhecimento sobre as coisas que estuda, para em seguida transmitir para você. Você poderá sair de uma conversa com o INFP mais inteligente do que entrou.
Contras:
- Seus pares podem enfrentar uma certa dificuldade para compreender o INFP, o que ele está sentindo ou pensando. É necessário um esforço para ao menos chegar perto de compreender de verdade um INFP.
- Sua ocasional falta de ambição e motivação pode desanimar seu par. O INFP, ao menos antes de desenvolver-se ou superar essa fase, pode não ter nada de muito material ou concreto para oferecer a seus possíveis pretendentes. Alguns podem achar ruim essa falta de sede para chegar ao pote de ouro no fim do arco íris, algo que o INFP pode não desejar e por conseguinte não se esforçar para conseguir. No fim, evolui pouco materialmente.
- Valores não são negociáveis. Às vezes, o INFP pode ser um bocado julgamental, e decidir se afastar de forma dura caso não concorde com algo que você defenda.
- Às vezes tende a ser melancólico ou deixar que sentimentos negativos tirem o melhor dele.
- Idealista, sonha com o amor perfeito que talvez não exista na realidade. Pode ser difícil estar “à altura” dos sonhos do INFP a fim de agradá-lo totalmente.
- Ainda num desdobramento do item anterior, às vezes o INFP possui altas expectativas acerca da relação ou do seu amado, mas Ops, ele não avisou seu amado disso e por fim, terminou decepcionado quando nem sequer deu uma chance para seu amado saber o que é que ele desejava em primeiro lugar.
- Pode ser desorganizado de forma preocupante. Não apenas seu local de convivência, mas sua vida pode ser meio desorganizada.
- Nem sempre toma a decisão mais lógica ou racional, o que pode confundir algumas pessoas.
- Embora como dito no último item dos Prós, o INFP tenha sim conhecimento abundante para compartilhar, usualmente esse conhecimento é adquirido de forma externa. Ele basicamente bebeu conhecimento em fontes externas, sejam livros, vídeos, aulas. Mas, seu grande ponto fraco é a lógica. Ele pode não perceber quando algo é realmente lógico, e não sabe lidar com pessoas que ataquem seus conhecimentos utilizando lógica pura e simples (como os que tem Pensamento Introvertido costumam fazer).
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ