Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o ISFP.
Além disso, consideramos que existem diferentes fases da vida e fases de maturidade. O texto busca uma alcançar média entre as variáveis.
ISFP:
Prós:
- Costuma ser carinhoso e amoroso.
- Está entre os tipos menos possessivos e controladores.
- Sabe fazer seu par se sentir bem emocionalmente, criando um ambiente de paz e harmonia.
- Seu par não está livre de ser a inspiração para uma música, pintura, poema, história ou outra forma de expressão artística do ISFP.
- Gosta de aventuras e experiências sensoriais. Pode levar seu par a diversos lugares interessantes, desde um museu até um restaurante ou evento.
- Independentemente de ser introvertido, sabe se sair bem em situações sociais diversas, tais como quando seu par decide apresentá-lo para família e amigos.
- Sabe dar suporte e apoio emocional.
- Dificilmente trata a outra pessoa de forma que ele mesmo não gostaria de ser tratado. Ou seja, é altamente empático e agradável.
- Não costuma brigar sem motivo, nem criar ambientes potencialmente tóxicos.
- É realmente uma pessoa muito tranquila para se conviver.
- Prefere simplificar seus relacionamentos ao máximo, e diminuir qualquer entrave desnecessário. Ou seja, para um ISFP é melhor responder “Sim” ou “Não” do que “talvez” e estender desnecessariamente qualquer situação.
- Resumindo o item acima, o ISFP não é um tipo que costuma enrolar os outros. Ele prefere ser claro e sucinto, dessa forma ninguém perde tempo.
- Ele respeita as vontades de seu par, e não costuma tentar se impor ou insistir em algo que a outra pessoa já demonstrou que não quer.
- Sabe se adaptar muito bem a situações novas. Possui mente aberta.
- Adora ser mimado e sabe demonstrar gratidão.
- Não é muito exigente com seu par. Apenas ser bem tratado usualmente é o suficiente para manter o ISFP feliz, embora como dito no item anterior, um ou outro mimo não faz mal.
Contras:
- Pode ser excessivamente sensível, especialmente quando se trata de lidar com críticas, que, não raro, podem ser recebidas como ofensas pessoais.
- Quando isso acontece, o amoroso ISFP pode de repente se transformar. Ou seja, ele pode acabar buscando se defender do que acredita serem ofensas com ferocidade e palavras venenosas e potencialmente dolorosas.
- Pode ter tendência a impulsividade. Por conta disso, não está livre de realizar uma ação impensada que cause arrependimento posteriormente. Essa ação pode acabar abalando o relacionamento de forma imprevisível.
- Sua falta de organização às vezes pode incomodar seu par. Às vezes, o ISFP pode falhar em limpar e arrumar o próprio quarto ou casa para receber visitas. As outras pessoas, por sua vez, podem sentir-se pouco especiais ou levadas em consideração por causa disso.
- Pode recusar sugestões ou pedidos para realizar determinada ação, pois detesta se sentir controlado de qualquer forma. Ou seja, se, por algum motivo, seu namorado(a) peça para o ISFP realizar determinado ato, mesmo apresentando motivação racional para tal pedido, o ISFP poderá recusar-se a atendê-lo.
- Pode ser difícil tirar o ISFP de casa caso ele esteja em um momento de apatia profunda.
- Às vezes pode ser excessivamente pessimista ou negativo. Às vezes, o ISFP pode acreditar que algo vai dar errado, e, apenas com base nessa crença, ele deixa de tentar algo que poderia suceder.
- Pode ser reticente quando se trata de pedir ajuda, e esperar que seu par descubra sozinho que o ISFP está passando por algum problema emocional ou qualquer outro. Pode esperar ser perguntado sobre algo para se abrir, ao invés de compartilhar seus sentimentos.
- A ocasional falta de motivação e ambição do ISFP pode desanimar seu par.
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ