Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o ISTJ.
ISTJ:
Prós:
- Te apresenta para a mãe dele logo no primeiro encontro. Não quer saber de aventuras corriqueiras. Quer algo decente e estável.
- Extremamente inteligente. O ISTJ mais velho usualmente é como uma biblioteca humana. Ele simplesmente já leu vários livros e arquivou centenas de milhares de páginas de conhecimento em seu cérebro.
- Eficaz e eficiente. Tudo ao mesmo tempo.
- Extremamente leal. Sua função principal é Sensação Introvertida, a função da lealdade. Ou seja, o ISTJ padrão não vai sair para comprar cigarros e desaparecer para sempre.
- Costuma assumir as responsabilidades. Não consegue dormir se não fizer isso. Logo, ele vai assumir a paternidade do seu filho!
- Possui moral elevada, graças a seu Sentimento Introvertido terciário. Ele sabe julgar as coisas com base no certo e errado. Logo, é esperado um bom padrão de comportamento no ISTJ, que inclusive pode elevar a moral ao seu redor.
- Estamos falando de alguém que poderia ser padre.
- No entanto, não se engane. O ISTJ é também altamente cético. Você dificilmente vai conseguir enganá-lo.
- Pode debater com você e não ficar ofendido caso suas ideias não sejam as mesmas que as dele. Sabe diferenciar o que é pessoal e o que não é.
- Lida bem com críticas.
- Por ter sentimento introvertido terciário, o ISTJ gosta sim de ganhar atenção e mimos, sabendo demonstrar gratidão ao receber tais coisas. E irá requerer isso de seu parceiro.
- Altamente detalhista. Poderá ajudar seu parceiro a manter as coisas em ordem.
- Muito divertido e perspicaz no âmbito intelectual. Talvez não seja a pessoa mais divertida numa festa, porém.
- Tem um jeito próprio de ser amoroso.
- Sabe de seu próprio valor.
Contras:
- Quer novidades, mas tem medo delas. O ISTJ padrão corre o risco de se transformar em alguém profundamente estagnado na vida.
- Teme que tudo dará errado. É difícil partilhar experiências com ele. Primeiro, precisa assegurá-lo de que tudo vai dar certo e aprimorar a arte do convencimento e persuasão. Não é a toa que o par perfeito do ISTJ é o ESTP, a personalidade mais persuasiva de todas. Só assim para fazer o ISTJ sair do casulo e experimentar coisas novas.
- Num desdobramento dos itens anteriores, o ISTJ precisa fazer um grande esforço para lutar contra a Zona de conforto. Seu parceiro eventualmente poderá reclamar da falta de inventividade e inovação do ISTJ. Isso pode ser resolvido no momento que o ISTJ começar a despertar seu subconsciente ENFP, e se abrir para novas possibilidades.
- Pouco sonhador. O ISTJ é extremamente pé no chão. Alguns, porém, podem achar isso ótimo. Já outros podem desejar sair um pouco da realidade preta e branca e não encontrar a reverberação de sua vontade no ISTJ.
- Não é a pessoa mais indicada para prestar suporte emocional de qualquer tipo. Para quem é mais emotivo, isso pode ser frustrante. Inclusive, o ISTJ ao invés de prestar qualquer suporte, ainda poderá criticar seu par no pior momento, embora faça isso com intenção de analisar a realidade dos fatos e encontrar a raiz do problema.
- Excessivamente crítico sobre o que os outros estão fazendo. Para o ISTJ, existe o jeito certo de fazer as coisas: o jeito que ele sempre fez.
- Ele quer ser mimado, porém não costuma mimar os outros.
- Pode ser excessivamente preocupado com o futuro. O ISTJ sempre espera o pior, e age com base nisso. Para ele, o mais importante é proteger sua zona de conforto a qualquer custo. Pode acabar evitando que seu par progrida por causa disso. Ele pode simplesmente criticar qualquer caminho que seja desconhecido ou muito inovador.
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ