Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o INTP.
Além disso, consideramos que existem diferentes fases da vida e fases de maturidade. O texto busca uma alcançar média entre as variáveis.
INTP:
Prós:
- Terá alguém altamente leal ao seu lado. Até mesmo porque o INTP comum tem preguiça de socializar. Se ele já tem você, ele só irá atrás de alguém novo caso você não o deseje mais. Especialmente porque, como dito anteriormente, o INTP vai achar cansativo e trabalhoso buscar novas pessoas para iniciar um novo relacionamento.
- A lealdade do INTP envolve fazer o que for preciso para que você fique bem.
- O INTP é uma máquina geradora de soluções infinitas para problemas, não importa o quão complexos sejam. Portanto, ele irá te dar várias ideias e te mostrar várias possibilidades que você talvez não tenha considerado antes.
- Ele irá te auxiliar a ver as coisas por um novo prisma. O da lógica. O INTP sempre busca um sentido para as coisas que seja o mais próximo do que é verdadeiro o possível.
- É uma pessoa fácil de se conviver no geral. O INTP detesta ambientes carregados de emoções fortes, especialmente se forem negativas. Portanto, o INTP não costuma criar ambientes pesados, e abomina vibes tóxicas.
- Prefere manter as coisas preto no branco. O INTP fica feliz com a simplicidade.
- Não precisa de alta manutenção. Basta dar um pouco de atenção para o INTP de vez em quando que ele continuará ali.
- Se ele gostar de você, fará questão de te fazer companhia em qualquer saída ou aventura.
- Não é facilmente ofendido. Isso significa que você pode ser honesto e verdadeiro com o INTP.
- Pouco julgamental. O INTP comum vai aceitar você ou sua família e amigos não importa quais sejam seus valores, princípios ou ideias. No fundo, ele não se importa muito com isso. Do ponto de vista do INTP, você ou sua família poderiam ser dragões cuspidores de fogo que isso seria irrelevante. O lado bom disso é que você pode se abrir e ser esquisito ou diferente perto do INTP. Ele poderá gostar, ou, no mínimo, não ligar. Também pode contar pra ele aquela sua opinião que você teme contar para qualquer outra pessoa.
- Quando realmente gosta de alguém, o INTP poderá ser extremamente carinhoso e amoroso, e sempre buscar suprir as necessidades emocionais de seu parceiro (embora ele prefira fazer isso por vontade própria e com o máximo possível de liberdade).
- Embora possa às vezes ficar preso numa zona de conforto, o INTP aceita bem novidades e adora realizar experiências novas. É também muito criativo e pode surpreender positivamente seu par, além de presenteá-lo com experiências incomuns que seu par dificilmente teria caso estivesse com outro alguém.
- Complementando o item acima, o INTP irá certamente considerar suas vontades – especialmente se você as expressá-las claramente. Mesmo que aparente resistência inicial, eventualmente, o INTP pode acabar fazendo o que você deseja!
- Usualmente sabe cozinhar bem. Também gosta de dar presentes e fazer coisas pela outra pessoa.
- Você vai descobrir novas coisas, e o INTP poderá abrir sua mente para novas ideias e perspectivas, além de desafiar sua visão de mundo.
- O INTP é um tipo muito curioso que lê muito, e terá muito conhecimento para compartilhar com você. Coisas que você jamais saberia se não fosse por ele, provavelmente.
Contras:
- Ruim para lidar com emoções – a dele mesmo, e as dos outros.
- O INTP pode fugir ou se esconder ao primeiro sinal de drama, ou falhar em cooperar com cenas carregadas de fortes sentimentos – especialmente negativos. O INTP detesta ter que lidar com emoções ruins. Isso significa que caso ele suspeite que você possa ter alguma emoção ruim, ou caso ele sinta que possa te decepcionar e fazer você ter uma emoção negativa sobre ele, ele pode simplesmente sumir de cena para não ter que lidar com seus sentimentos.
- Demonstra poucas emoções. Não significa que não as tenha. Mas não costuma aparentar. Portanto, se você quer alguém que fale a língua dos sentimentos e emoções, o INTP não é o mais indicado.
- Pode ficar um pouco apegado demais às vezes (você talvez possa considerar isso um ponto positivo. Depende da pessoa que julga).
- Pode até tentar dar suporte emocional, mas no fundo o INTP dificilmente gosta de fazer isso frequentemente ou do jeito que os outros queriam. Além disso, se você quer ser tratado como um bebê chorão, ou fazer o INTP ficar te mimando à força, não vai dar certo. O INTP não reage a manipulação emocionais.
- Pode ser fechado demais e falhar em compartilhar os próprios sentimentos, dificuldades ou vontades.
- Embora seja pouco julgamental no geral, especialmente no que tange ideias ou valores alheios, o INTP pode ter altos padrões quando escolhe um par. Uma vez que você saia fora desses padrões, ele poderá sair fora também.
- Pode ser um pouco influenciável, queira admitir isso ou não. Pessoas fora do relacionamento às vezes podem encher a mente do INTP com novas perspectivas. O que acontece é que o INTP pode mudar facilmente de ideia, especialmente se alguém souber argumentar e mostrar porque ele deveria agir assim ou assado.
- Ele não se importa muito com tradições e datas festivas. Embora isso pode ser irrelevante para algumas pessoas, outras podem se incomodar com esse fato.
- Pode acreditar muito pouco em si mesmo e procrastinar demais, tendo pouco a oferecer de concreto para um possível pretendente.
- Pode dar mais valor a passar de fase num videogame do que passar de fase no trabalho, subindo de cargo. A falta de ambição do INTP imaturo pode incomodar. O INTP padrão precisa fazer um pouco de esforço para mudar de mentalidade e acionar sua sombra ENTJ, para que enfim comece a progredir na vida. O INTP antes e depois dessa fase é diferente. Quando ele enfim começa a ser ambicioso e produtivo, o INTP pode chegar longe. Nesse caso, ele terá muito mais coisas a oferecer do que sua outra versão, a imatura.
- Pode desconsiderar ou ter dificuldades para compreender as motivações sentimentais dos outros, valorizando apenas o que faz sentido lógico e racional.
- Pode ofender sem querer parceiros mais sensíveis.
- Nem sempre compreende sozinho pistas sociais ou indiretas (sua mente enxerga várias possibilidades para a pessoa dizer ou fazer tal coisa, e ele nem sempre sabe qual delas é a verdadeira), sendo necessário que às vezes seu parceiro diga as coisas preto no branco, na lata, para ele entender.
- Desorganizado. Não se importa em viver num ambiente caótico.
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ