Como é a combinação entre INFP e ENTJ, no MBTI?
Esta é, sem dúvidas, uma combinação desafiadora. Porém, este pode ser um dos motivos pelo qual tanto o INFP quanto o ENTJ se sentirão atraídos em tentar fazer dar certo.
O exteriormente “durão” ENTJ se depara com o exteriormente “fofo” INFP. Mas, será que eles são o que parecem?
Improvável História
Imagine um filme onde o herói é um valente e destemido general (o ENTJ) e o personagem principal é um poeta sonhador e sensível (o INFP). Pode parecer uma combinação improvável, mas juntos, eles podem criar uma história de amor interessante e complexa.
O ENTJ é o líder nato, alguém que está sempre planejando, organizando e dando ordens. Imagine um personagem de filme que está sempre com um mapa e uma bússola em mãos, dando direções e fazendo planos. Eles são racionais, determinados e diretos, sempre perseguindo seus objetivos com fervor implacável.
Por outro lado, temos o INFP, o idealista sonhador. Imagine um personagem que passa a maior parte do tempo em um jardim secreto, escrevendo poesia ou desenhando paisagens. Eles são guiados por seus sentimentos e valores, sempre buscando significado e harmonia em tudo que fazem. Eles podem parecer calmos e tranquilos na superfície, mas por dentro, eles têm uma rica vida interior cheia de emoções e ideias.
Óleo e Água
No início, a combinação pode parecer um pouco como óleo e água. O ENTJ pode achar o INFP muito emotivo e imprevisível, enquanto o INFP pode achar o ENTJ muito severo e exigente. Há um claro risco de conflito, mas também há uma oportunidade para crescimento mútuo.
O INFP pode ensinar o ENTJ a se conectar mais com seus sentimentos e a valorizar mais a harmonia e os relacionamentos pessoais. Eles podem ajudar o ENTJ a desacelerar um pouco, a parar para cheirar as rosas e a apreciar as pequenas coisas da vida.
Por sua vez, o ENTJ pode ajudar o INFP a ser mais objetivo e a traçar planos mais concretos para alcançar seus sonhos. Eles podem encorajar o INFP a se tornar mais assertivo e a tomar medidas práticas para transformar suas ideias em realidade.
Quando o assunto são conflitos, a situação pode parecer uma batalha entre um cavaleiro armado (ENTJ) e um monge pacífico (INFP) – cada um com suas próprias armas e estratégias únicas.
O ENTJ é direto e assertivo, enfrentando o conflito de cabeça erguida, como um cavaleiro que avança com a lança. Eles são racionais e lógicos, priorizando a eficiência e a eficácia na resolução de problemas. Eles expressam seus pensamentos e opiniões abertamente e esperam que os outros façam o mesmo. Para o ENTJ, é importante chegar a uma solução clara e pragmática que resolva o problema de maneira eficiente.
Por outro lado, o INFP é introspectivo e emocional, evitando o conflito tanto quanto possível, como um monge que busca a paz. Eles são empáticos e sensíveis, priorizando a harmonia e os sentimentos das pessoas envolvidas. Eles podem achar difícil expressar suas necessidades e sentimentos, especialmente se acharem que isso pode causar mais conflito. Para o INFP, é importante resolver o conflito de uma maneira que preserve a paz e a harmonia e que leve em conta as emoções e necessidades de todos os envolvidos.
No momento inevitável de discordância, o ENTJ corre o risco de ser ríspido demais e acabar magoando o INFP. O que, ao mesmo tempo, tende a irritar o ENTJ que possui pouca paciência com excesso de sentimentalismo.
Mas com um pouco de paciência essas tempestades tendem a passar, e o Sol da harmonia voltar a reinar entre o casal.
INFP garante estabilidade
Um dos pontos fortes desta combinação é o fato do INFP possui Sensação Introvertida Terciária, que garante sua lealdade ao ENTJ, que, por sua vez, tem Sensação Extrovertida Terciária – e precisa da lealdade dos outros.
Enquanto um relacionamento com outra pessoa que possua Sensação Extrovertida pode ser frustrante para o ENTJ, pois eles teriam que conciliar todas suas atividades e poderiam jamais encontrar muito tempo disponível para passar juntos, alguém com Sensação Introvertida é o oposto. Ele estará esperando o ENTJ no fim do dia, faça chuva ou faça Sol, o que dá ao ENTJ segurança e estabilidade que ele procura em alguém.
Já o INFP se beneficia do fato do ENTJ o apresentar a novas atividades, o levar em aventuras e vivenciar experiências conjuntas.
Conclusão:
Em um relacionamento bem-sucedido, esse par pode ser como o sol e a lua, equilibrando-se perfeitamente e iluminando o caminho um do outro. Pode haver desafios ao longo do caminho, mas com compreensão, respeito e comunicação, eles podem criar um enredo de amor único e cativante. E no final, quem sabe? Eles podem até escrever sua própria história de amor épica!