combinação infp intp
Combinações MBTI

Relacionamento INTP – INFP

Como é a combinação entre INTP e INFP, na Tipologia Jung?

Quando se conhecerem, deverá haver uma sensação de familiaridade. Tanto o INTP, quanto o INFP, poderá perceber que é muito parecido com a outra pessoa. O pensamento vai ser o de “você é parecido comigo”, e isso não é por menos. A personalidade INTP possui várias coisas em comum com a personalidade INFP, começando por duas funções cognitivas iguais, posicionadas no mesmo local. Intuição Extrovertida Auxiliar e Sensação Introvertida Terciária são funções que os dois possuem. Isso significa que possuem alguns dos mesmos pontos fortes, bem como fraquezas.

Por exemplo, os dois podem passar muito tempo dentro de suas cabeças, sem se dar conta do que ocorre a sua volta, por terem Sensação Extrovertida como ponto cego (sétima função). Também podem ter dificuldades para encontrar motivação para agir. Muitas vezes, ambos sofrem com o terrível problema de duvidar demais de si mesmo – o que, até ser resolvido, pode impedi-los de usar seus verdadeiros potenciais para ter uma vida plena.

Os assuntos teóricos e abstratos são seus preferidos. Ambos tendem a ser leitores vorazes, embora nem sempre se interessem pelos mesmos tópicos. Ambos também gostam de se expressar através da escrita. Ambos são sonhadores e podem se achar diferentes da maioria das pessoas. Aliás, as fics poderão rolar soltas nas conversas virtuais, já que ambos adoram criar cenários imaginários, e nunca descartam nenhuma possibilidade por terem Intuição Extrovertida.

Aliás, por esse mesmo motivo, tanto o INTP quanto o INFP são absolutamente viciados em conhecimento. Todos que tem Intuição Extrovertida em alta colocação (caso de todos os NPs – ENTP INTP ENFP INFP) adoram entrar em contato com novas ideias. É um vício absoluto, do qual nada escapa.

As similaridades são tantas que o texto poderia acabar virando um livro se formos mencionar todas. Por exemplo, volta e meia, também, INTP e INFP decidem começar um novo hobbie, não raro algo esquisito e incomum. Ambos estão sempre aprendendo coisas novas, e poderão ter conversas profundas e interessantes. Mas nada os impede de também se divertir falando sobre “besteiras”.

Um ponto forte nessa combinação é que o INTP possui Sentimento Extrovertido em seu estoque de funções cognitivas, e essa função casa bem com o Sentimento Introvertido que é a função principal do INFP. Da mesma forma, o INFP possui Pensamento Extrovertido, que é o par ideal do Pensamento Introvertido, função principal do INTP.

O INFP pode auxiliar o INTP a entrar em contato com seus próprios sentimentos e emoções, e quando o assunto requer um ponto de vista mais distante e “frio”, o INTP pode ir em auxílio do INFP.

O INFP possui um jeito de ser que faz com que o INTP se sinta confortavelmente à vontade com ele. Dessa forma, o INTP consegue se abrir mais facilmente com o INFP, de forma que não consegue com outras pessoas. Talvez por conseguir expressar suas vontades e desejos mais facilmente, o INFP facilita a vida do INTP, que fica sabendo o que o INFP quer e dessa forma, pode atendê-lo mais facilmente. O efeito que o INTP tem para com o INFP é similar. O INFP sente que não será julgado ao se abrir. Por ter Pensamento Extrovertido na função inferior, muitas vezes, o INFP teme o que as pessoas pensarão dele, e possui um certo cuidado com sua própria reputação. Por não ser muito julgamental e ter a mente extremamente aberta, o INTP não alimenta esse medo no INFP.

Enfim, o INFP tem o poder de fazer com que o INTP se comporte mais como um “ursinho carinhoso” e menos como um “robô”. E o INTP pode fazer com que o INFP considere mais os fatos e evidências, e não apenas o que ele sente como certo e errado.

Ambos estão sempre dispostos a ouvir as novas ideias do outro, e podem contribuir com suas respectivas visões do assunto.

Porém…

Os problemas podem surgir até mesmo no que parece ser um paraíso. Embora haja uma tendência para ser mente aberta, o INFP nem sempre consegue aceitar as “verdades” do INTP. E o INTP pode nem sempre compreender o idealismo do INFP.

Isso pode ser conversado e resolvido, a depender da maturidade de ambos.

Conclusão

No fim das contas, existe o potencial para que INTP e INFP virem verdadeiros parceiros, juntos nas alegrias e nas tristezas. São parecidos o suficiente para serem amigos que vão a todos os lugares juntos, mas diferentes o bastante para tornar as coisas enriquecedoras e interessantes.

Porém, a tolerância e a flexibilidade com os pensamentos e sentimentos diferentes, e muitas vezes opostos, deverá ser exercitado para que alcancem a longevidade, ao invés de se separarem na primeira discordância de ideias. 

Você também pode gostar...